Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero

It can be said that the cordel, like the epic poem, is a textual genre that is organically linked to written elaboration and oral performance and, for the most part, is done through written records. They appear as sources of popular wisdom and are rich in linguistic elements, poetry and thematic div...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gonçalves, Walter Ferreira
Outros Autores: Amorim, Marcelo da Silva
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47154
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-47154
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Marcas da oralidade
Gênero cordel
Livro didático
Retextualização
Sequência didática
spellingShingle Marcas da oralidade
Gênero cordel
Livro didático
Retextualização
Sequência didática
Gonçalves, Walter Ferreira
Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
description It can be said that the cordel, like the epic poem, is a textual genre that is organically linked to written elaboration and oral performance and, for the most part, is done through written records. They appear as sources of popular wisdom and are rich in linguistic elements, poetry and thematic diversity. For this reason, there are systematized materials on them that are able to bring together, consistently and in a significant number, productive activities on the genre in the academic environment, including within the scope of ProfLetras. The focus of our research is, therefore, to expand this collection, pointing out other paths, with new activities and new perspectives, whose general objective is to develop a proposal for a didactic treatment of orality from the cordel. As specific objectives, we intend: a) To survey phenomena of orality; b) Analyze gender-relevant phenomena; c) Develop a Didactic Sequence with retextualization activities that address the relevant phenomena; and d) Evaluate this proposal as opposed to the textbook approach. Theoretically, this research is based on studies on the continuum of orality and writing (KOCH; OESTERREICHER, 2007); structure and functionality of cordel literature in the school environment (AMORIM, 2008; 2010; MARINHO; PINHEIRO, 2012; OBEID, 2009); studies on textual genres and retextualization (MARCUSCHI, 2008); text analysis process (ANTUNES, 2010), based on the theoretical and methodological basis of Sociointeractionism (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004).
author2 Amorim, Marcelo da Silva
author_facet Amorim, Marcelo da Silva
Gonçalves, Walter Ferreira
format masterThesis
author Gonçalves, Walter Ferreira
author_sort Gonçalves, Walter Ferreira
title Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
title_short Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
title_full Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
title_fullStr Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
title_full_unstemmed Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
title_sort marcas de oralidade no cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de língua portuguesa embasada no gênero
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47154
work_keys_str_mv AT goncalveswalterferreira marcasdeoralidadenocordeldolivrodidaticoaumapropostadeensinodelinguaportuguesaembasadanogenero
AT goncalveswalterferreira oralitymarksincordelfromthetextbooktoaproposalofportugueselanguageteachingbasedonthegender
_version_ 1773966717685334016
spelling ri-123456789-471542022-05-10T20:02:21Z Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero Orality marks in Cordel: from the textbook to a proposal of Portuguese Language teaching based on the gender Gonçalves, Walter Ferreira Amorim, Marcelo da Silva http://lattes.cnpq.br/0172536163898988 https://orcid.org/0000-0001-7352-2334 http://lattes.cnpq.br/4995000816782449 Costa, Alessandra Castilho Ferreira da https://orcid.org/0000-0003-4924-8632 http://lattes.cnpq.br/8508370270534431 Guilherme, Luiz Herculano de Sousa Marcas da oralidade Gênero cordel Livro didático Retextualização Sequência didática It can be said that the cordel, like the epic poem, is a textual genre that is organically linked to written elaboration and oral performance and, for the most part, is done through written records. They appear as sources of popular wisdom and are rich in linguistic elements, poetry and thematic diversity. For this reason, there are systematized materials on them that are able to bring together, consistently and in a significant number, productive activities on the genre in the academic environment, including within the scope of ProfLetras. The focus of our research is, therefore, to expand this collection, pointing out other paths, with new activities and new perspectives, whose general objective is to develop a proposal for a didactic treatment of orality from the cordel. As specific objectives, we intend: a) To survey phenomena of orality; b) Analyze gender-relevant phenomena; c) Develop a Didactic Sequence with retextualization activities that address the relevant phenomena; and d) Evaluate this proposal as opposed to the textbook approach. Theoretically, this research is based on studies on the continuum of orality and writing (KOCH; OESTERREICHER, 2007); structure and functionality of cordel literature in the school environment (AMORIM, 2008; 2010; MARINHO; PINHEIRO, 2012; OBEID, 2009); studies on textual genres and retextualization (MARCUSCHI, 2008); text analysis process (ANTUNES, 2010), based on the theoretical and methodological basis of Sociointeractionism (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Pode-se afirmar que o cordel, assim como o poema épico, é um gênero textual que se vincula organicamente à elaboração escrita e à performance oral e, em sua maior parte, se faz por meio do registro escrito. Figuram como fontes de sabedoria popular e são ricos em elementos linguísticos, de poesia e diversidade temática. Por isso mesmo, sobre eles há materiais sistematizados e capazes de reunir, de forma consistente e em número significativo, atividades produtivas sobre o gênero no meio acadêmico, inclusive no âmbito do Programa Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras. O foco de nossa pesquisa consiste, pois, em ampliar esse acervo, apontando outros caminhos, com novas atividades e novas perspectivas, cujo objetivo geral é desenvolver uma proposta de tratamento didático da oralidade a partir do cordel. Como objetivos específicos, pretendemos: a) identificar e explorar parâmetros de oralidade no cordel; b) analisar os fenômenos relevantes para o gênero; c) desenvolver uma Sequência Didática com atividades de retextualização que contemplem os fenômenos relevantes; e d) avaliar essa proposta em contraposição à abordagem no livro didático. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em estudos sobre o continuum de oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTERREICHER, 2007); estrutura e funcionalidade da literatura de cordel no âmbito escolar (AMORIM, 2008; 2010; MARINHO; PINHEIRO, 2012; OBEID, 2009); estudos sobre gêneros textuais e retextualização (MARCUSCHI, 2008); processo de análise de textos (ANTUNES, 2010); com base teórico-metodológica do Sociointeracionismo (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). 2022-05-10T20:01:36Z 2022-05-10T20:01:36Z 2021-10-29 masterThesis GONÇALVES, Walter Ferreira. Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero. 2021. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47154 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL