Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial
The proposed work aims to present a critical edition of the score of the armorial compositions Lamento do São Francisco (2003) and Forró de Salú (2003) for transverse flute and fife by the composer Egildo Vieira (1947-2015). This is a qualitative research, with a descriptiveexplanatory approach, u...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47150 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-47150 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Egildo Vieira Edição crítica Movimento Armorial Pífano Performance |
spellingShingle |
Egildo Vieira Edição crítica Movimento Armorial Pífano Performance Silva, Leonardo Araújo da Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial |
description |
The proposed work aims to present a critical edition of the score of the armorial compositions
Lamento do São Francisco (2003) and Forró de Salú (2003) for transverse flute and fife by the
composer Egildo Vieira (1947-2015). This is a qualitative research, with a descriptiveexplanatory approach, using the literature review and data collection through the interview
instrument. The study was divided into three phases: preparation that established the
investigation for the construction of the musical conception; experimentation of the ornaments
and articulations that established the suggestion of the interpretation and the edition of the
works with the idiomatic aspects of the composer. The theoretical foundation is based on the
critical edition (FIGUEIREDO, 2004); northeastern soundscape (VENTURA, 2007); fife as a
social meaning (VELHA, 2009); technical-interpretative aspects (SILVA, 2014); aspects of
northeastern music (QUEIROZ, 2014); popular poetics (SANTOS, 2009); regionalism and the
articulation in the transverse flute (BENCK, 2004); aesthetics and the history of the Armorial
Movement (AMARAL, 2013); interpretation of Armorial Music (BEZERRA, 2014); musical
interpretation in general (ABDO, 2005); interpretation and execution (WINTER; SIVEIRA,
2006); baião genre (TINHORÃO, 2013); rhythmic pattern and forró genre (SANTOS, 2013);
Arab influences in Brazilian folklore (SOLER, 1995); timbristic adaptations (ALOAN, 2008). |
author2 |
Queiroz, Rucker Bezerra de |
author_facet |
Queiroz, Rucker Bezerra de Silva, Leonardo Araújo da |
format |
masterThesis |
author |
Silva, Leonardo Araújo da |
author_sort |
Silva, Leonardo Araújo da |
title |
Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial |
title_short |
Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial |
title_full |
Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial |
title_fullStr |
Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial |
title_full_unstemmed |
Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial |
title_sort |
composições de forró de salú e lamento do são francisco para flauta e pífano de egildo vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do movimento armorial |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47150 |
work_keys_str_mv |
AT silvaleonardoaraujoda composicoesdeforrodesaluelamentodosaofranciscoparaflautaepifanodeegildovieira19472015analisemusicalepropostaaluzdaesteticadomovimentoarmorial |
_version_ |
1773967208503836672 |
spelling |
ri-123456789-471502022-05-10T00:08:15Z Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial Silva, Leonardo Araújo da Queiroz, Rucker Bezerra de https://orcid.org/0000-0002-3435-390X http://lattes.cnpq.br/4737604173111911 http://lattes.cnpq.br/6857099875317506 Machado, Roberto Stepheson Anchieta Anjos, Alexandre Johnson dos http://lattes.cnpq.br/6285140467429530 Lira, Ezequias Oliveira http://lattes.cnpq.br/7363371226281326 Egildo Vieira Edição crítica Movimento Armorial Pífano Performance The proposed work aims to present a critical edition of the score of the armorial compositions Lamento do São Francisco (2003) and Forró de Salú (2003) for transverse flute and fife by the composer Egildo Vieira (1947-2015). This is a qualitative research, with a descriptiveexplanatory approach, using the literature review and data collection through the interview instrument. The study was divided into three phases: preparation that established the investigation for the construction of the musical conception; experimentation of the ornaments and articulations that established the suggestion of the interpretation and the edition of the works with the idiomatic aspects of the composer. The theoretical foundation is based on the critical edition (FIGUEIREDO, 2004); northeastern soundscape (VENTURA, 2007); fife as a social meaning (VELHA, 2009); technical-interpretative aspects (SILVA, 2014); aspects of northeastern music (QUEIROZ, 2014); popular poetics (SANTOS, 2009); regionalism and the articulation in the transverse flute (BENCK, 2004); aesthetics and the history of the Armorial Movement (AMARAL, 2013); interpretation of Armorial Music (BEZERRA, 2014); musical interpretation in general (ABDO, 2005); interpretation and execution (WINTER; SIVEIRA, 2006); baião genre (TINHORÃO, 2013); rhythmic pattern and forró genre (SANTOS, 2013); Arab influences in Brazilian folklore (SOLER, 1995); timbristic adaptations (ALOAN, 2008). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O trabalho proposto tem como meta apresentar uma edição crítica de partitura das composições armoriais Lamento do São Francisco (2003) e Forró de Salú (2003) para flauta transversal e pífano do compositor Egildo Vieira (1947-2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-explicativa, utilizando-se da revisão bibliográfica e coleta de dados por meio do instrumento entrevista. O estudo foi dividido em três fases: preparação que estabeleceu a investigação para construção da concepção musical; experimentação dos ornamentos e articulações que estabeleceram a sugestão da interpretação e a edição das obras com os aspectos idiomáticos do compositor. A fundamentação teórica está baseada na edição crítica (FIGUEIREDO, 2004); paisagem sonora do nordeste (VENTURA, 2007); pífano como significação social (VELHA, 2009); aspectos técnico-interpretativos (SILVA, 2014); aspectos da música nordestina (QUEIROZ, 2014); poética popular (SANTOS, 2009); regionalismo e a articulação na flauta transversal (BENCK, 2004); estética e a história do Movimento Armorial (AMARAL, 2013); interpretação da Música Armorial (BEZERRA, 2014); interpretação musical de uma forma geral (ABDO, 2005); interpretação e execução (WINTER; SIVEIRA, 2006); gênero baião (TINHORÃO, 2013); padrão rítmico e gênero do forró (SANTOS, 2013); influências árabes no folclore brasileiro (SOLER, 1995); adaptações timbristicas (ALOAN, 2008). 2022-05-10T00:07:35Z 2022-05-10T00:07:35Z 2022-01-30 masterThesis SILVA, Leonardo Araújo da. Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial. 2022. 159f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47150 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |