A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa

This doctoral research aims to propose ways of adapting the Sydney School Genrebased Pedagogy (SSGP) to the context of Technical Integrated Courses offered by IFRN regarding their English Language subjects. For this reason, the work is anchored in the studies derived from that pedagogy (MARTIN; ROSE...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ramalho, Heryzânya Alves
Outros Autores: Cooper, Jennifer Sarah
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47000
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-47000
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pedagogia com base em gêneros
Escola de Sydney
Linguística sistêmico-funcional
Instrumentos oficiais da educação
spellingShingle Pedagogia com base em gêneros
Escola de Sydney
Linguística sistêmico-funcional
Instrumentos oficiais da educação
Ramalho, Heryzânya Alves
A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
description This doctoral research aims to propose ways of adapting the Sydney School Genrebased Pedagogy (SSGP) to the context of Technical Integrated Courses offered by IFRN regarding their English Language subjects. For this reason, the work is anchored in the studies derived from that pedagogy (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b), and, consequently, the concepts from Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1978; 1993;1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). This study also consists of a qualitative documental and bibliographical research (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). The proposal of this work involves the identification of the textual genres pointed out by official documents for Brazilian education such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Brazilian High School National Exam (ENEM), which are guiding documents, especially in terms of High School education. Besides, the official discipline-orienting document from IFRN, the Working Plan for the High School subjects (PTDEM), was also analyzed in that sense. The following steps were to adapt the identified genres to the English curricular programs in the IFRN integrated courses, and also suggest ways of working with the SSGP while considering the technological axes of the given courses. In this regard, the results show that the textual genres mentioned in the analyzed documents may be associated to the genre families proposed by Rose and Martin (2012), and to new families (expressions and poetry), in addition to the textual genres categorized in this study as fluid. Subsequently, we proposed reorganizing the contents from the English disciplines into socio-communicative functions which were, then, linked to related genres. Finally, we suggested strategies to ally both SSGP, and the English curricular programs to the courses’ technological axes. Such suggestions involved a previous needs analysis of students and teachers, an analysis of the didactic materials from technical disciplines, and the use of textual genres considered relevant to the professional and technical market in a general sense, such as manuals, curriculum vitae, and job interview.
author2 Cooper, Jennifer Sarah
author_facet Cooper, Jennifer Sarah
Ramalho, Heryzânya Alves
format doctoralThesis
author Ramalho, Heryzânya Alves
author_sort Ramalho, Heryzânya Alves
title A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
title_short A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
title_full A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
title_fullStr A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
title_sort pedagogia com base em gêneros da escola de sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47000
work_keys_str_mv AT ramalhoheryzanyaalves apedagogiacombaseemgenerosdaescoladesidneynoensinomediotecnicointegradobrasileiroumapropostaparaoensinodelinguainglesa
AT ramalhoheryzanyaalves pedagogiacombaseemgenerosdaescoladesidneynoensinomediotecnicointegradobrasileiroumapropostaparaoensinodelinguainglesa
_version_ 1773966110495866880
spelling ri-123456789-470002022-05-02T15:37:32Z A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa Ramalho, Heryzânya Alves Cooper, Jennifer Sarah http://lattes.cnpq.br/1716543964039965 http://lattes.cnpq.br/6919670149148157 Vian Júnior, Orlando 07367936824 Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo http://lattes.cnpq.br/9115503500063253 Weissheimer, Janaina http://lattes.cnpq.br/7345837860360864 Santorum, Karen Andresa Teixeira Faria, Marilia Varella Bezerra de http://lattes.cnpq.br/9374738955386775 Pedagogia com base em gêneros Escola de Sydney Linguística sistêmico-funcional Instrumentos oficiais da educação This doctoral research aims to propose ways of adapting the Sydney School Genrebased Pedagogy (SSGP) to the context of Technical Integrated Courses offered by IFRN regarding their English Language subjects. For this reason, the work is anchored in the studies derived from that pedagogy (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b), and, consequently, the concepts from Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1978; 1993;1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). This study also consists of a qualitative documental and bibliographical research (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). The proposal of this work involves the identification of the textual genres pointed out by official documents for Brazilian education such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Brazilian High School National Exam (ENEM), which are guiding documents, especially in terms of High School education. Besides, the official discipline-orienting document from IFRN, the Working Plan for the High School subjects (PTDEM), was also analyzed in that sense. The following steps were to adapt the identified genres to the English curricular programs in the IFRN integrated courses, and also suggest ways of working with the SSGP while considering the technological axes of the given courses. In this regard, the results show that the textual genres mentioned in the analyzed documents may be associated to the genre families proposed by Rose and Martin (2012), and to new families (expressions and poetry), in addition to the textual genres categorized in this study as fluid. Subsequently, we proposed reorganizing the contents from the English disciplines into socio-communicative functions which were, then, linked to related genres. Finally, we suggested strategies to ally both SSGP, and the English curricular programs to the courses’ technological axes. Such suggestions involved a previous needs analysis of students and teachers, an analysis of the didactic materials from technical disciplines, and the use of textual genres considered relevant to the professional and technical market in a general sense, such as manuals, curriculum vitae, and job interview. Esta tese tem o intuito de propor formas de adaptação da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) ao contexto dos Cursos Técnicos Integrados (CTIs) oferecidos pelo IFRN no referente às disciplinas de Língua Inglesa. Por essa razão, o trabalho encontra-se ancorado nos estudos derivados da referida pedagogia (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b) e, consequentemente, nos conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; 1993; 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Este estudo também consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). A proposta deste trabalho envolve a identificação dos gêneros de texto apontados por instrumentos oficiais da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são documentos orientadores, especialmente no que diz respeito à educação no Ensino Médio. Além desses, o documento orientador oficial das matérias do IFRN, o Plano de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM), também foi analisado nesse contexto. Os passos seguintes foram adequar os gêneros de texto identificados aos Programas das Disciplinas (PDs) de inglês dos CTIs do IFRN e, também, sugerir modos de trabalhar a PGES considerando os eixos tecnológicos desses cursos. Nesse sentido, os resultados mostram que os gêneros de texto mencionados nos documentos analisados podem ser associados às famílias de gêneros propostas por Rose e Martin (2012) e a novas famílias (expressões e poesias), além dos gêneros de textos categorizados por este estudo como fluidos. Em seguida, propôs-se a reorganização dos conteúdos dos PDs de Inglês em funções sociocomunicativas as quais, por sua vez, foram relacionadas a gêneros de texto afins. Por fim, foram sugeridas estratégias para aliar a PGES e os PDs de Inglês aos eixos tecnológicos dos cursos. Essas sugestões envolveram um estudo prévio das necessidades de alunos e de professores, análise dos materiais didáticos das disciplinas técnicas e o uso de gêneros de texto relevantes para o mercado profissional e técnico em geral, tais como manuais, currículo vitae e entrevista de emprego. 2022-04-19T21:17:18Z 2022-04-19T21:17:18Z 2021-12-09 doctoralThesis RAMALHO, Heryzânya Alves. A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa. 2021. 161f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47000 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM