Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências

Essencially, RPG (Role Playing Game) is a narrative teatrical-like game, where the players impersonate different characters in an imagination and creation context. On the educacional scope, the RPG reveals a huge didatical and pedagogical potential, being able to further social interactions, inte...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Pablo Henrique Eugênio
Outros Autores: Alves, Milton Thiago Schivani
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46821
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46821
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic RPG pedagógico
Exploração espacial
Marte
Inteligências múltiplas
Ensino de Ciências
spellingShingle RPG pedagógico
Exploração espacial
Marte
Inteligências múltiplas
Ensino de Ciências
Bezerra, Pablo Henrique Eugênio
Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências
description Essencially, RPG (Role Playing Game) is a narrative teatrical-like game, where the players impersonate different characters in an imagination and creation context. On the educacional scope, the RPG reveals a huge didatical and pedagogical potential, being able to further social interactions, inter-multi-transdisciplinary actions, argumentation, orality, among others fundamental aspects to individual development. In this dissertation, we explore how the Pedagogical RPG could promote the development of multiple intelligences on the natural science and math teaching. The Theory of Multiple Intelligences, proposed by Howard Gardner, embrace intelligences as: Bodily-kinesthesic, Logical-mathematical, Verbal-linguistic, Visualspatial, Intrapersonal, Interpersonal and Musical. Thereby, in general terms, we aim to develop an educational product in the format of a Board Game RPG (the most tradicional type) to promote the learning of scientific concepts, procedures and attitudes (actions) connected to Multiple Intelligences. The chosen scenario for the RPG was about space exploration, more specifically, the Mars colonization. It is also a popular subject on the media and with a strong presence in sci-fi culture. Named Mars: RPG system, the aforementioned educational product was adapted (due to the impacts caused by the Sars-CoV-2 pandemic) for remote application with natural sciences and mathematics teachers in initial and continuing education. Among the main results achieved, we highlight the versatility of the built RPG and, mainly, the character creation process, so notable in traditional RPG systems, that triggered different problematizations, whether personal or didactic-scientific.
author2 Alves, Milton Thiago Schivani
author_facet Alves, Milton Thiago Schivani
Bezerra, Pablo Henrique Eugênio
format masterThesis
author Bezerra, Pablo Henrique Eugênio
author_sort Bezerra, Pablo Henrique Eugênio
title Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências
title_short Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências
title_full Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências
title_fullStr Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências
title_sort marte: sistema de rpg pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de ciências
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46821
work_keys_str_mv AT bezerrapablohenriqueeugenio martesistemaderpgpedagogicobaseadoeminteligenciasmultiplasparaoensinodeciencias
_version_ 1773962300019965952
spelling ri-123456789-468212023-03-21T17:04:37Z Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências Bezerra, Pablo Henrique Eugênio Alves, Milton Thiago Schivani http://lattes.cnpq.br/9858179036243186 http://lattes.cnpq.br/5496202392846305 Brockington, Guilherme Severo, Thiago Emmanuel Araújo http://lattes.cnpq.br/9652930987953450 RPG pedagógico Exploração espacial Marte Inteligências múltiplas Ensino de Ciências Essencially, RPG (Role Playing Game) is a narrative teatrical-like game, where the players impersonate different characters in an imagination and creation context. On the educacional scope, the RPG reveals a huge didatical and pedagogical potential, being able to further social interactions, inter-multi-transdisciplinary actions, argumentation, orality, among others fundamental aspects to individual development. In this dissertation, we explore how the Pedagogical RPG could promote the development of multiple intelligences on the natural science and math teaching. The Theory of Multiple Intelligences, proposed by Howard Gardner, embrace intelligences as: Bodily-kinesthesic, Logical-mathematical, Verbal-linguistic, Visualspatial, Intrapersonal, Interpersonal and Musical. Thereby, in general terms, we aim to develop an educational product in the format of a Board Game RPG (the most tradicional type) to promote the learning of scientific concepts, procedures and attitudes (actions) connected to Multiple Intelligences. The chosen scenario for the RPG was about space exploration, more specifically, the Mars colonization. It is also a popular subject on the media and with a strong presence in sci-fi culture. Named Mars: RPG system, the aforementioned educational product was adapted (due to the impacts caused by the Sars-CoV-2 pandemic) for remote application with natural sciences and mathematics teachers in initial and continuing education. Among the main results achieved, we highlight the versatility of the built RPG and, mainly, the character creation process, so notable in traditional RPG systems, that triggered different problematizations, whether personal or didactic-scientific. Essencialmente, o RPG (do inglês Role Playing Game) é um jogo de narrativas com elementos teatrais, no qual os jogadores interpretam diferentes personagens em um contexto de criação e de imaginação. No âmbito educacional, o RPG revela enorme potencial didático e pedagógico, podendo favorecer as interações sociais, ações inter-multi-transdisciplinares, a argumentação, a oralidade, dentre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Nesta dissertação, investigamos como o RPG Pedagógico pode fomentar o desenvolvimento de inteligências múltiplas no ensino de ciências naturais e matemática. A teoria das Inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, compreende inteligências do tipo: CorporalSinestésica, Lógico-Matemática, Verbo-Linguística, Espacial-Visual, Intrapessoal, Interpessoal e Musical. Assim, em linhas gerais, objetivamos desenvolver um produto educacional na forma de um RPG de mesa (tipo mais tradicional) para promover a aprendizagem de conceitos científicos e procedimentos e atitudes ligadas às inteligências múltiplas. O cenário escolhido para o RPG foi sobre a Exploração Espacial, mais especificamente, sobre a colonização do planeta Marte. Trata-se de uma temática frequentemente abordada pela mídia e com forte presença na cultura sci-fi. Denominado de Marte: sistema de RPG, o referido produto educacional foi adaptado (devido aos impactos causados pela pandemia de Sars-CoV-2) para aplicação remota com professores em formação inicial e continuada de ciências naturais e matemática. Dentre os principais resultados alcançados, destacamos a versatilidade do RPG construído e, principalmente, o processo de criação de personagens, tão marcante nos sistemas de RPG tradicionais e que desencadeou diferentes problematizações, sejam elas de caráter pessoal ou didático-científico. 2022-04-06T00:24:35Z 2022-04-06T00:24:35Z 2021-12-20 masterThesis BEZERRA, Pablo Henrique Eugênio. Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências. 2021. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46821 pt_BR Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA