Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira

The impact of Affirmative Actions (AA) for access to higher education is on the agenda around the world, as such policies encourage the schooling of minority groups and affect the lives of historically disadvantaged individuals. In this perspective, attending university increases the access of minor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soares, Ana Maria Jerônimo
Outros Autores: Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46802
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46802
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ações afirmativas
Bonificação
Empreendedorismo minoritário
Acesso à Universidade
Comportamento empreendedor
spellingShingle Ações afirmativas
Bonificação
Empreendedorismo minoritário
Acesso à Universidade
Comportamento empreendedor
Soares, Ana Maria Jerônimo
Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
description The impact of Affirmative Actions (AA) for access to higher education is on the agenda around the world, as such policies encourage the schooling of minority groups and affect the lives of historically disadvantaged individuals. In this perspective, attending university increases the access of minorities to Research and Development (R&D), as well as to diversity and innovation, which can be a relevant factor in the idealization of enterprises. However, there is little empirical evidence about the effect of attending an excellent university on the probability of becoming an entrepreneur. Thus, the aim of this study is to assess whether the bonus (additional score) for admission to a Brazilian university is positively related to the probability of an individual starting a new business. The policy analyzed consists of the Argument for Inclusion (AI) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), which added 10% to the grade in the selection process for students from public schools until 2012. As an analysis strategy, the Regression Discontinuity Design (RDD) method was used in a dataset that combines the application to UFRN between 2010 and 2012 with information on opening and partnership in companies, made available from the Brazilian Federal Revenue until 2021 (covering the period to starting at UFRN course and considering up to five years after graduation), and the Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) from the Ministry of Labor and Employment. In summary, there were no statistically significant effects of attending UFRN, benefiting from the policy, on the probability of undertaking. However, by restricting the analysis from year on year, the coefficients change only for 2010, having, therefore, a significant negative effect, indicating that those benefited by the policy who joined UFRN in that year present a reduction in the probability of undertaking. Furthermore, the results of an additional analysis show that eligible candidates who entered university through politics, specifically males, had an increase in years of education and in the probability of completing college, so academic training can generate future prospects of formal jobs, increasing the opportunity cost of entrepreneurship.
author2 Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de
author_facet Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de
Soares, Ana Maria Jerônimo
format masterThesis
author Soares, Ana Maria Jerônimo
author_sort Soares, Ana Maria Jerônimo
title Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
title_short Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
title_full Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
title_fullStr Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
title_full_unstemmed Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
title_sort ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? uma análise empírica de uma universidade brasileira
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46802
work_keys_str_mv AT soaresanamariajeronimo acoesafirmativasparaacessoaoensinosuperiorestimulamoempreendedorismominoritarioumaanaliseempiricadeumauniversidadebrasileira
_version_ 1773961230816378880
spelling ri-123456789-468022022-04-29T14:42:49Z Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira Soares, Ana Maria Jerônimo Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de http://lattes.cnpq.br/8720694973258099 Sampaio, Luciano Menezes Bezerra Tannuri-Pianto, Maria Eduarda Oliveira, Renato Lima de Ações afirmativas Bonificação Empreendedorismo minoritário Acesso à Universidade Comportamento empreendedor The impact of Affirmative Actions (AA) for access to higher education is on the agenda around the world, as such policies encourage the schooling of minority groups and affect the lives of historically disadvantaged individuals. In this perspective, attending university increases the access of minorities to Research and Development (R&D), as well as to diversity and innovation, which can be a relevant factor in the idealization of enterprises. However, there is little empirical evidence about the effect of attending an excellent university on the probability of becoming an entrepreneur. Thus, the aim of this study is to assess whether the bonus (additional score) for admission to a Brazilian university is positively related to the probability of an individual starting a new business. The policy analyzed consists of the Argument for Inclusion (AI) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), which added 10% to the grade in the selection process for students from public schools until 2012. As an analysis strategy, the Regression Discontinuity Design (RDD) method was used in a dataset that combines the application to UFRN between 2010 and 2012 with information on opening and partnership in companies, made available from the Brazilian Federal Revenue until 2021 (covering the period to starting at UFRN course and considering up to five years after graduation), and the Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) from the Ministry of Labor and Employment. In summary, there were no statistically significant effects of attending UFRN, benefiting from the policy, on the probability of undertaking. However, by restricting the analysis from year on year, the coefficients change only for 2010, having, therefore, a significant negative effect, indicating that those benefited by the policy who joined UFRN in that year present a reduction in the probability of undertaking. Furthermore, the results of an additional analysis show that eligible candidates who entered university through politics, specifically males, had an increase in years of education and in the probability of completing college, so academic training can generate future prospects of formal jobs, increasing the opportunity cost of entrepreneurship. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O impacto de Ações Afirmativas (AA) para acesso ao ensino superior está em pauta em todo o mundo, visto que tais políticas incentivam a escolaridade de grupos minoritários e afetam as vidas de indivíduos historicamente desfavorecidos. Nesta perspectiva, frequentar a universidade aumenta o acesso das minorias à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como à diversidade e inovação, podendo ser um fator relevante na idealização de empreendimentos. Todavia, existem poucas evidências empíricas acerca do efeito de frequentar uma universidade de excelência sobre a probabilidade de tornar-se um empreendedor. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar se a bonificação (pontuação adicional) para admissão em uma universidade brasileira está positivamente relacionada à probabilidade de um indivíduo iniciar um novo negócio. A política analisada consiste no Argumento de Inclusão (AI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adicionava 10% à nota no processo seletivo para estudantes egressos de escolas públicas até o ano de 2012. Como estratégia de análise foi utilizado o método de Regression Discontinuity Design (RDD) em um conjunto de dados que combina a candidatura à UFRN entre 2010 e 2012 com informações de abertura e sociedade em empresas, disponibilizadas pela Receita Federal até 2021 (cobrindo o período a partir do ingresso na UFRN e considerando até cinco anos após a formação), e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em síntese, não foram identificados efeitos estatisticamente significantes de frequentar a UFRN, beneficiado pela política, sobre a probabilidade de empreender. No entanto, ao restringir a análise ano a ano, os coeficientes se alteram apenas para 2010, havendo, portanto, um efeito negativo significante, indicando que os beneficiados pela política que ingressaram na UFRN no referido ano apresentam redução na probabilidade de empreender. Ademais, os resultados de uma análise adicional mostram que candidatos elegíveis, especificamente do gênero masculino, que ingressaram na universidade por meio da política tiveram um aumento nos anos de educação e na probabilidade de concluir a faculdade, logo, a formação acadêmica pode gerar perspectivas futuras de empregos formais, aumentando o custo de oportunidade de empreender. 2022-04-05T19:18:03Z 2022-04-05T19:18:03Z 2022-02-24 masterThesis SOARES, Ana Maria Jerônimo. Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira. 2022. 102f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46802 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO