A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um C...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46772 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-46772 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-467722022-04-01T18:07:00Z A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais DANTAS, Noemi Firmino de Souza Momo, Mariangela 0000-0003-0204-2522 http://lattes.cnpq.br/4347137577743187 0000-0001-9014-657X http://lattes.cnpq.br/6061996250283917 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira 0000-0001-8170-7961 http://lattes.cnpq.br/7383148053596046 Ignácio, Patrício 0000-0003-2145-2957 http://lattes.cnpq.br/3042180832996423 Oliveira, Manoilly Dantas de 0000-0003-0204-2522 http://lattes.cnpq.br/3993334943219574 Educação infantil Organização dos espaços Aprendizagem e desenvolvimento A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação localizado na zona norte da cidade de Natal, especificamente na turma de nível 4, com 22 alunos, com 5 e 6 anos de idade. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com a realização de estudos teóricos sobre a organização espacial nas instituições de Educação Infantil, análise dos documentos oficiais e observação participante. Como resultados do estudo, concluí que o CMEI observado limita a interação das crianças com o ambiente escolar, por motivos de protocolo de biossegurança, bem como apresenta inadequações na estrutura física e na prática docente, dessa forma, o espaço do CMEI contribui de maneira não tão relevante no que diz respeito à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, uma vez que sua relação com os ambientes escolares é cerceada. 2022-04-01T18:07:00Z 2022-04-01T18:07:00Z 2022-02-16 bachelorThesis DANTAS, Noemi Firmino de Souza. A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46772 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação infantil Organização dos espaços Aprendizagem e desenvolvimento |
spellingShingle |
Educação infantil Organização dos espaços Aprendizagem e desenvolvimento DANTAS, Noemi Firmino de Souza A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação localizado na zona norte da cidade de Natal, especificamente na turma de nível 4, com 22 alunos, com 5 e 6 anos de idade. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com a realização de estudos teóricos sobre a organização espacial nas instituições de Educação Infantil, análise dos documentos oficiais e observação participante. Como resultados do estudo, concluí que o CMEI observado limita a interação das crianças com o ambiente escolar, por motivos de protocolo de biossegurança, bem como apresenta inadequações na estrutura física e na prática docente, dessa forma, o espaço do CMEI contribui de maneira não tão relevante no que diz respeito à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, uma vez que sua relação com os ambientes escolares é cerceada. |
author2 |
Momo, Mariangela |
author_facet |
Momo, Mariangela DANTAS, Noemi Firmino de Souza |
format |
bachelorThesis |
author |
DANTAS, Noemi Firmino de Souza |
author_sort |
DANTAS, Noemi Firmino de Souza |
title |
A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
title_short |
A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
title_full |
A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
title_fullStr |
A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
title_full_unstemmed |
A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
title_sort |
organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46772 |
work_keys_str_mv |
AT dantasnoemifirminodesouza aorganizacaoespacialnaeducacaoinfantilesuasrelacoescomaaprendizagemedesenvolvimentodascriancasnocontextodoretornoasaulaspresenciais AT dantasnoemifirminodesouza organizacaoespacialnaeducacaoinfantilesuasrelacoescomaaprendizagemedesenvolvimentodascriancasnocontextodoretornoasaulaspresenciais |
_version_ |
1773962137271533568 |