A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um C...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: DANTAS, Noemi Firmino de Souza
Outros Autores: Momo, Mariangela
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46772
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46772
record_format dspace
spelling ri-123456789-467722022-04-01T18:07:00Z A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais DANTAS, Noemi Firmino de Souza Momo, Mariangela 0000-0003-0204-2522 http://lattes.cnpq.br/4347137577743187 0000-0001-9014-657X http://lattes.cnpq.br/6061996250283917 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira 0000-0001-8170-7961 http://lattes.cnpq.br/7383148053596046 Ignácio, Patrício 0000-0003-2145-2957 http://lattes.cnpq.br/3042180832996423 Oliveira, Manoilly Dantas de 0000-0003-0204-2522 http://lattes.cnpq.br/3993334943219574 Educação infantil Organização dos espaços Aprendizagem e desenvolvimento A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação localizado na zona norte da cidade de Natal, especificamente na turma de nível 4, com 22 alunos, com 5 e 6 anos de idade. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com a realização de estudos teóricos sobre a organização espacial nas instituições de Educação Infantil, análise dos documentos oficiais e observação participante. Como resultados do estudo, concluí que o CMEI observado limita a interação das crianças com o ambiente escolar, por motivos de protocolo de biossegurança, bem como apresenta inadequações na estrutura física e na prática docente, dessa forma, o espaço do CMEI contribui de maneira não tão relevante no que diz respeito à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, uma vez que sua relação com os ambientes escolares é cerceada. 2022-04-01T18:07:00Z 2022-04-01T18:07:00Z 2022-02-16 bachelorThesis DANTAS, Noemi Firmino de Souza. A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46772 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação infantil
Organização dos espaços
Aprendizagem e desenvolvimento
spellingShingle Educação infantil
Organização dos espaços
Aprendizagem e desenvolvimento
DANTAS, Noemi Firmino de Souza
A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação localizado na zona norte da cidade de Natal, especificamente na turma de nível 4, com 22 alunos, com 5 e 6 anos de idade. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com a realização de estudos teóricos sobre a organização espacial nas instituições de Educação Infantil, análise dos documentos oficiais e observação participante. Como resultados do estudo, concluí que o CMEI observado limita a interação das crianças com o ambiente escolar, por motivos de protocolo de biossegurança, bem como apresenta inadequações na estrutura física e na prática docente, dessa forma, o espaço do CMEI contribui de maneira não tão relevante no que diz respeito à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, uma vez que sua relação com os ambientes escolares é cerceada.
author2 Momo, Mariangela
author_facet Momo, Mariangela
DANTAS, Noemi Firmino de Souza
format bachelorThesis
author DANTAS, Noemi Firmino de Souza
author_sort DANTAS, Noemi Firmino de Souza
title A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
title_short A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
title_full A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
title_fullStr A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
title_full_unstemmed A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
title_sort organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46772
work_keys_str_mv AT dantasnoemifirminodesouza aorganizacaoespacialnaeducacaoinfantilesuasrelacoescomaaprendizagemedesenvolvimentodascriancasnocontextodoretornoasaulaspresenciais
AT dantasnoemifirminodesouza organizacaoespacialnaeducacaoinfantilesuasrelacoescomaaprendizagemedesenvolvimentodascriancasnocontextodoretornoasaulaspresenciais
_version_ 1773962137271533568