Metodologias no ensino de psicologia educacional: perspectivas para a formação de professores

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância das metodologias adotadas por professores no ensino de Psicologia Educacional na aprendizagem dos estudantes na trajetória formativa dos estudantes de licenciatura. Os construtos deste estudo são baseados nos conceitos de ensino de aprendi...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tibúrcio, Nadiane Maria da Silva
Outros Autores: Ribeiro, Cynara Teixeira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46770
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Resumo:O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância das metodologias adotadas por professores no ensino de Psicologia Educacional na aprendizagem dos estudantes na trajetória formativa dos estudantes de licenciatura. Os construtos deste estudo são baseados nos conceitos de ensino de aprendizagem propostos por Vygotsky (1991) a partir da Psicologia Histórico-Cultural, destacando, principalmente, a interação entre professor, aluno e conhecimento. Trazendo também as contribuições das metodologias na construção dos saberes pedagógicos na formação docente com base nas publicações de Masetto (2011) e Moran (2018). Desse modo, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica, mediante observações participantes online em dois componentes curriculares, a saber, Psicologia Educacional II no curso de Licenciatura em Pedagogia e Fundamentos da Psicologia Educacional no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ambos ofertados na UFRN, no semestre letivo de 2021.2. Adicionalmente, foram aplicados questionários semiestruturados com os estudantes das referidas turmas com intuito de os participantes avaliarem os aspectos mais importantes de suas aprendizagens e experiências com as metodologias adotadas na sala de aula virtual no contexto do Ensino Remoto. Os resultados provenientes das observações participantes online nas turmas permitiram constatar que as metodologias adotadas para o ensino de Psicologia Educacional na formação de professores na UFRN promoveram um ambiente de interação e intercâmbio de ideias que permitiram a articulação entre teoria e prática nos componentes, favorecendo a construção de reflexões e relações aproximadas das teorias psicológicas com a realidade educacional, na perspectiva de promoção de um processo de aprendizagem ativa e significativa na formação inicial. Quanto às avaliações dos estudantes acerca de sua experiência no componente, foi constatado que a didática, as metodologias adotadas, a interação professor-aluno, os materiais e recursos pedagógicos disponibilizados e as discussões teórico-práticas na sala de aula virtual contribuíram substancialmente para as aprendizagens dos licenciandos, ampliando os conhecimentos iniciais sobre a docência. Todavia, a duração do semestre letivo proposto pela UFRN e as limitações do Ensino Remoto foram apontadas pelos licenciandos como aspecto negativo, tendo sido apontado que as aulas online eram exaustivas e desmotivadoras, além de impossibilitar a realização de discussões mais aprofundadas no componente. As conclusões do estudo apontam que o ensino de Psicologia Educacional na formação de professores tem se destacado por sua relevância teórico-prática na promoção de modos de enxergar a realidade educacional através das lentes da ciência, no entanto, ainda é necessário refletir sobre as condições existentes para esse ensino em termos de carga horária, dias e horários destinados, cultura de valorização ou desvalorização da formação voltada à docência, para que assim venha a ser possível superar os entraves de um ensino apressado, enviesado e pouco aprofundado e buscar promover um ensino de Psicologia Educacional capaz de formar profissionais que compreendam e signifiquem as teorias psicológicas na realidade escolar a partir de uma postura ativa e reflexiva em sua prática pedagógica.