EJA na pandemia: a vivência de docentes e discentes em uma escola pública de Natal/RN
Um dos grandes impactos do avanço do coronavírus SARS-CoV-2, o causador da infecção respiratória COVID-19, no contexto educacional, foi a implementação do ensino remoto emergencial. Nesse contexto, este trabalho trata dos desafios que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46769 |
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Resumo: | Um dos grandes impactos do avanço do coronavírus SARS-CoV-2, o causador da infecção respiratória COVID-19, no contexto educacional, foi a implementação do ensino remoto emergencial. Nesse contexto, este trabalho trata dos desafios que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores enfrentam durante o ensino remoto emergencial para acompanhar as aulas remotas, em decorrência das mudanças de cenário que estamos vivenciando, devido aos grandes impactos do avanço do coronavírus SARSCoV-2, o causador da infecção respiratória COVID-19. O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer como discentes e docentes da EJA viveram o período da pandemia durante o ensino emergencial em uma escola pública de Natal. Para isso, apresenta e discute dados relacionados às principais dificuldades encontradas por estudantes e professores a respeito das vivências no sistema remoto de ensino. Para levantar os dados foram realizadas entrevistas individuais com os estudantes e professoras, a fim de compreender como foi sua vivência e quais foram as suas percepções durante a realização das atividades escolares neste contexto pandêmico. A discussão desses dados qualitativos proporcionou o entendimento deste cenário de forma geral, e mostrou que foram muitas as dificuldades encontradas por estudantes e docentes, e entre elas houve três principais causas elencadas quanto às razões para o distanciamento da escola: O mundo do trabalho; Restrição aos meios tecnológicos; e a Falta de motivação. Os estudantes e as professoras, durante a pandemia, buscaram aos seus modos enfrentar os obstáculos e reduzir os danos causados pela pandemia no processo de escolarização. |
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