Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)

A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrize...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo, Ana Beatriz Medeiros
Outros Autores: Araújo, Allyson Carvalho de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46698
record_format dspace
spelling ri-123456789-466982023-03-09T19:51:02Z Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) Melo, Ana Beatriz Medeiros Araújo, Allyson Carvalho de https://orcid.org/ 0000-0002-6538-7168 http://lattes.cnpq.br/4323932282217042 http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 Oliveira, Márcio Romeu Ribas de http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 Silva, Rayanne Medeiros da http://lattes.cnpq.br/7228611645799902 Educação Física Relações étnico-raciais Educação cultural A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrizes importantes que formam a nossa sociedade brasileira. Pensando do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presente trabalho buscou mapear o tema das relações étnico-raciais nas ações e produções do departamento. A partir de um estudo descritivo e documental com abordagem quantitativa e qualitativa, foram realizadas buscas e diálogos com dois docentes para identificar desde quando a temática tornou-se relevante para o DEF. Os dados revelam um entrelaçamento de informações que vão se complementando, onde não se tem ao certo uma data definitiva para o início desse movimento. Porém, evidenciam a relevância da temática para o DEF/UFRN. 2022-03-28T17:53:58Z 2022-03-28T17:53:58Z 2022-02-18 bachelorThesis MELO, Ana Beatriz Medeiros. Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN). 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física
Relações étnico-raciais
Educação cultural
spellingShingle Educação Física
Relações étnico-raciais
Educação cultural
Melo, Ana Beatriz Medeiros
Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
description A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrizes importantes que formam a nossa sociedade brasileira. Pensando do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presente trabalho buscou mapear o tema das relações étnico-raciais nas ações e produções do departamento. A partir de um estudo descritivo e documental com abordagem quantitativa e qualitativa, foram realizadas buscas e diálogos com dois docentes para identificar desde quando a temática tornou-se relevante para o DEF. Os dados revelam um entrelaçamento de informações que vão se complementando, onde não se tem ao certo uma data definitiva para o início desse movimento. Porém, evidenciam a relevância da temática para o DEF/UFRN.
author2 Araújo, Allyson Carvalho de
author_facet Araújo, Allyson Carvalho de
Melo, Ana Beatriz Medeiros
format bachelorThesis
author Melo, Ana Beatriz Medeiros
author_sort Melo, Ana Beatriz Medeiros
title Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
title_short Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
title_full Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
title_fullStr Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
title_full_unstemmed Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
title_sort trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no def (ufrn)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698
work_keys_str_mv AT meloanabeatrizmedeiros trajetoriaememorianasentrelinhasdopassadoepresentedaeducacaoparaasrelacoesetnicoraciaisnodefufrn
_version_ 1773962844334718976