Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrize...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-46698 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-466982023-03-09T19:51:02Z Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) Melo, Ana Beatriz Medeiros Araújo, Allyson Carvalho de https://orcid.org/ 0000-0002-6538-7168 http://lattes.cnpq.br/4323932282217042 http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 Oliveira, Márcio Romeu Ribas de http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 Silva, Rayanne Medeiros da http://lattes.cnpq.br/7228611645799902 Educação Física Relações étnico-raciais Educação cultural A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrizes importantes que formam a nossa sociedade brasileira. Pensando do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presente trabalho buscou mapear o tema das relações étnico-raciais nas ações e produções do departamento. A partir de um estudo descritivo e documental com abordagem quantitativa e qualitativa, foram realizadas buscas e diálogos com dois docentes para identificar desde quando a temática tornou-se relevante para o DEF. Os dados revelam um entrelaçamento de informações que vão se complementando, onde não se tem ao certo uma data definitiva para o início desse movimento. Porém, evidenciam a relevância da temática para o DEF/UFRN. 2022-03-28T17:53:58Z 2022-03-28T17:53:58Z 2022-02-18 bachelorThesis MELO, Ana Beatriz Medeiros. Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN). 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física Educação Física |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Física Relações étnico-raciais Educação cultural |
spellingShingle |
Educação Física Relações étnico-raciais Educação cultural Melo, Ana Beatriz Medeiros Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) |
description |
A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de
debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de
(re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la
como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrizes importantes que
formam a nossa sociedade brasileira. Pensando do Departamento de Educação
Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presente
trabalho buscou mapear o tema das relações étnico-raciais nas ações e produções
do departamento. A partir de um estudo descritivo e documental com abordagem
quantitativa e qualitativa, foram realizadas buscas e diálogos com dois docentes
para identificar desde quando a temática tornou-se relevante para o DEF. Os dados
revelam um entrelaçamento de informações que vão se complementando, onde não
se tem ao certo uma data definitiva para o início desse movimento. Porém,
evidenciam a relevância da temática para o DEF/UFRN. |
author2 |
Araújo, Allyson Carvalho de |
author_facet |
Araújo, Allyson Carvalho de Melo, Ana Beatriz Medeiros |
format |
bachelorThesis |
author |
Melo, Ana Beatriz Medeiros |
author_sort |
Melo, Ana Beatriz Medeiros |
title |
Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) |
title_short |
Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) |
title_full |
Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) |
title_fullStr |
Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) |
title_full_unstemmed |
Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN) |
title_sort |
trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no def (ufrn) |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698 |
work_keys_str_mv |
AT meloanabeatrizmedeiros trajetoriaememorianasentrelinhasdopassadoepresentedaeducacaoparaasrelacoesetnicoraciaisnodefufrn |
_version_ |
1773962844334718976 |