Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrize...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46698 |
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Resumo: | A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de
debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de
(re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la
como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrizes importantes que
formam a nossa sociedade brasileira. Pensando do Departamento de Educação
Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presente
trabalho buscou mapear o tema das relações étnico-raciais nas ações e produções
do departamento. A partir de um estudo descritivo e documental com abordagem
quantitativa e qualitativa, foram realizadas buscas e diálogos com dois docentes
para identificar desde quando a temática tornou-se relevante para o DEF. Os dados
revelam um entrelaçamento de informações que vão se complementando, onde não
se tem ao certo uma data definitiva para o início desse movimento. Porém,
evidenciam a relevância da temática para o DEF/UFRN. |
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