A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa
O atletismo é uma modalidade esportiva que oferece um conjunto de provas, como provas de campo e pista. Porém, ao aprofundar as investigações na literatura, encontra-se uma falha metodológica no processo de ensino dessa modalidade no ambiente educacional, uma vez que os docentes se limitam, somente,...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46426 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-46426 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-464262022-09-02T12:26:25Z A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa Santos, Hudson Lucas Silvestre Cabral dos Machado, Daniel Gomes da Silva Tavares, Marília Padilha Martins Lima, Mayra Nascimento Matias de atletismo escolar metodologia de ensino do atletismo dificuldades e atletismo escolar O atletismo é uma modalidade esportiva que oferece um conjunto de provas, como provas de campo e pista. Porém, ao aprofundar as investigações na literatura, encontra-se uma falha metodológica no processo de ensino dessa modalidade no ambiente educacional, uma vez que os docentes se limitam, somente, as provas de velocidade e saltos, bem como aquelas que julgam ser mais fáceis de serem desenvolvidas. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi investigar as principais lacunas metodológicas encontradas no processo de ensino aprendizagem do atletismo na escola. Para realizar esse estudo foram selecionados 20 artigos, dentre esses 11 foram excluídos por não se enquadrarem ao que propõe a pesquisa, totalizando nove artigos utilizados nesse estudo. O resultado desta pesquisa apresenta que ainda há lacunas metodológicas no processo de ensino do atletismo, visto que os docentes apresentam dificuldades para ensinar essa modalidade esportiva no ambiente educacional. Desse modo, faz-se necessário pesquisas nessa área de conhecimento. 2022-03-07T12:13:03Z 2022-03-07T12:13:03Z 2022-02-16 bachelorThesis SANTOS, Hudson Lucas Silvestre Cabral dos. A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46426 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física Departamento de Educação Física |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
atletismo escolar metodologia de ensino do atletismo dificuldades e atletismo escolar |
spellingShingle |
atletismo escolar metodologia de ensino do atletismo dificuldades e atletismo escolar Santos, Hudson Lucas Silvestre Cabral dos A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
description |
O atletismo é uma modalidade esportiva que oferece um conjunto de provas, como provas de campo e pista. Porém, ao aprofundar as investigações na literatura, encontra-se uma falha metodológica no processo de ensino dessa modalidade no ambiente educacional, uma vez que os docentes se limitam, somente, as provas de velocidade e saltos, bem como aquelas que julgam ser mais fáceis de serem desenvolvidas. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi investigar as principais lacunas metodológicas encontradas no processo de ensino aprendizagem do atletismo na escola. Para realizar esse estudo foram selecionados 20 artigos, dentre esses 11 foram excluídos por não se enquadrarem ao que propõe a pesquisa, totalizando nove artigos utilizados nesse estudo. O resultado desta pesquisa apresenta que ainda há lacunas metodológicas no processo de ensino do atletismo, visto que os docentes apresentam dificuldades para ensinar essa modalidade esportiva no ambiente educacional. Desse modo, faz-se necessário pesquisas nessa área de conhecimento. |
author2 |
Machado, Daniel Gomes da Silva |
author_facet |
Machado, Daniel Gomes da Silva Santos, Hudson Lucas Silvestre Cabral dos |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Hudson Lucas Silvestre Cabral dos |
author_sort |
Santos, Hudson Lucas Silvestre Cabral dos |
title |
A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
title_short |
A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
title_full |
A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
title_fullStr |
A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
title_full_unstemmed |
A utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
title_sort |
utilização do atletismo como conteúdo na educação física escolar: uma revisão narrativa |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46426 |
work_keys_str_mv |
AT santoshudsonlucassilvestrecabraldos autilizacaodoatletismocomoconteudonaeducacaofisicaescolarumarevisaonarrativa AT santoshudsonlucassilvestrecabraldos utilizacaodoatletismocomoconteudonaeducacaofisicaescolarumarevisaonarrativa |
_version_ |
1773959240362229760 |