Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN

The COVID-19 pandemic brought a series of impacts to the tourism sector, and consequently the travel agencies that were influenced to promote some changes to remain in the market. Thus, the general objective of this work is to analyze how travel agencies in Natal have innovated their tourist itinera...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Galvão, Alexandre Gomes
Outros Autores: Macedo, Raquel Fernandes de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46322
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46322
record_format dspace
spelling ri-123456789-463222022-02-24T20:46:55Z Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN Galvão, Alexandre Gomes Macedo, Raquel Fernandes de Macedo, Raquel Fernandes de Brito, Max Leandro de Araújo Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da Agências de viagens Tecnologia da informação e comunicação Inovação Pandemia Covid-19 Roteiros turísticos Travel agencies Information and communication technology Innovation Covid-19 Pandemic Tourist itineraries The COVID-19 pandemic brought a series of impacts to the tourism sector, and consequently the travel agencies that were influenced to promote some changes to remain in the market. Thus, the general objective of this work is to analyze how travel agencies in Natal have innovated their tourist itineraries through the COVID-19 pandemic. As for the methodology adopted, it was of the descriptive-exploratory type, as for the objectives, with a qualitative approach and application of semi-structured interviews with five managers of travel agencies in Natal. The results showed that the diversification of the types of agencies surveyed reveals the variety in the commercialization of packages and services offered before the pandemic, as well as the new products that emerged according to the new demands for tourist packages in regions of Rio Grande do Norte and packages national, without the focus of international packages at this time of the pandemic. In this way, this study, when investigating the innovation practices in the service provided by the Natal agencies interviewed, concludes that in fact technology during the pandemic state was seen as an instrument that provides the expansion of the cases studied, causing improvement in sales and modes of operation of tourist services. A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de impactos ao setor turístico, e consequentemente as agências de viagens que foram influenciadas a promover algumas mudanças para permanecer no mercado. Assim, tem-se como objetivo geral desse trabalho analisar como as agências de viagens de Natal têm inovado seus roteiros turísticos mediante a pandemia de COVID-19. Quanto à metodologia adotada foi do tipo descritivo-exploratório, quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com cinco gestores de agências de viagens de Natal. Os resultados apontaram que a diversificação dos tipos de agências pesquisadas revela a variedade na comercialização de pacotes e serviços ofertados antes da pandemia, bem como os novos produtos que surgiram de acordo com as novas demandas por pacotes turísticos de regiões do Rio Grande do Norte e pacotes nacionais, sem o enfoque dos pacotes internacionais nesse momento da pandemia. Desta forma, esse estudo ao investigar as práticas de inovação no serviço prestado pelas agências de Natal entrevistadas conclui que de fato a tecnologia durante o estado pandêmico foi visto como um instrumento que proporciona a expansão dos casos estudados, causando melhora em vendas e modos de operação dos serviços turísticos. 2022-02-24T20:46:55Z 2022-02-24T20:46:55Z 2022-02 bachelorThesis GALVÃO, Alexandre Gomes. Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN. 2022. 61f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46322 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo Departamento de Turismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Agências de viagens
Tecnologia da informação e comunicação
Inovação
Pandemia Covid-19
Roteiros turísticos
Travel agencies
Information and communication technology
Innovation
Covid-19 Pandemic
Tourist itineraries
spellingShingle Agências de viagens
Tecnologia da informação e comunicação
Inovação
Pandemia Covid-19
Roteiros turísticos
Travel agencies
Information and communication technology
Innovation
Covid-19 Pandemic
Tourist itineraries
Galvão, Alexandre Gomes
Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN
description The COVID-19 pandemic brought a series of impacts to the tourism sector, and consequently the travel agencies that were influenced to promote some changes to remain in the market. Thus, the general objective of this work is to analyze how travel agencies in Natal have innovated their tourist itineraries through the COVID-19 pandemic. As for the methodology adopted, it was of the descriptive-exploratory type, as for the objectives, with a qualitative approach and application of semi-structured interviews with five managers of travel agencies in Natal. The results showed that the diversification of the types of agencies surveyed reveals the variety in the commercialization of packages and services offered before the pandemic, as well as the new products that emerged according to the new demands for tourist packages in regions of Rio Grande do Norte and packages national, without the focus of international packages at this time of the pandemic. In this way, this study, when investigating the innovation practices in the service provided by the Natal agencies interviewed, concludes that in fact technology during the pandemic state was seen as an instrument that provides the expansion of the cases studied, causing improvement in sales and modes of operation of tourist services.
author2 Macedo, Raquel Fernandes de
author_facet Macedo, Raquel Fernandes de
Galvão, Alexandre Gomes
format bachelorThesis
author Galvão, Alexandre Gomes
author_sort Galvão, Alexandre Gomes
title Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN
title_short Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN
title_full Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN
title_fullStr Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN
title_full_unstemmed Inovação de roteiros turísticos em tempos de Pandemia: um estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens de Natal- RN
title_sort inovação de roteiros turísticos em tempos de pandemia: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de natal- rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46322
work_keys_str_mv AT galvaoalexandregomes inovacaoderoteirosturisticosemtemposdepandemiaumestudodecasosmultiplosemagenciasdeviagensdenatalrn
_version_ 1773962040602263552