Caminhos para uma alimentação segura e de qualidade no âmbito das creches

O ambiente das creches se torna um local favorável à introdução alimentar e para a construção de hábitos alimentares saudáveis na primeira infância. Caminhando ao encontro dessa construção, o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE sancionou a Resolução CD/FNDE N° 06 de 08 de maio de 2020. N...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Milka Julyanne Dantas
Outros Autores: Pinheiro, Liana Galvão Bacurau
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46236
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Descrição
Resumo:O ambiente das creches se torna um local favorável à introdução alimentar e para a construção de hábitos alimentares saudáveis na primeira infância. Caminhando ao encontro dessa construção, o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE sancionou a Resolução CD/FNDE N° 06 de 08 de maio de 2020. Nela novas regras acerca da alimentação escolar são estabelecidas para o aprimoramento da segurança alimentar e nutricional dessas crianças inseridas nas creches públicas brasileiras. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um produto de apoio ao nutricionista do PNAE, no formato de cartilha e nela discorrer acerca da introdução alimentar, neofobias alimentares, transformações sensoriais, alimentação saudável, aspectos legais, propostas de preparações com fichas técnicas de preparações para oferta no âmbito das creches. Considerando, também, nessa elaboração, as diretrizes do programa, com a oferta de alimentos da sociobiodiversidade. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica, de desenvolvimento técnico, sendo o produto norteador para atender as novas diretrizes da alimentação escolar. Para isso, foram elaboradas 24 fichas técnicas de preparação, com opções para serem ofertadas no desjejum, almoço e jantar entre as crianças de 6 meses a 3 anos de idade. A cartilha elaborada corrobora para implementação de hábitos saudáveis na primeira fase da vida, com base na legislação vigente. Nesse sentido, visando a transversalidade da educação alimentar, espera-se que este trabalho favoreça a manutenção e expansão dos saberes bem como a promoção da alimentação segura e adequada.