Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves

The Governador Aluízio Alves airport has a series of problems relative to its access, mainly when it comes to its distance to Natal's city center and hotelier area. In that sense, this work intends to present a viability analysis of a very usual alternative in Brazil and in the world: a sele...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo
Outros Autores: Santos, Enilson Medeiros dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46207
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46207
record_format dspace
spelling ri-123456789-462072022-02-23T12:59:20Z Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo Santos, Enilson Medeiros dos Santos Junior, Olavo Francisco dos Costa, Sarah Araújo Ônibus executivo Análise de viabilidade Fluxo de caixa Valor presente líquido Selective bus Viability Cash flow Net presente value The Governador Aluízio Alves airport has a series of problems relative to its access, mainly when it comes to its distance to Natal's city center and hotelier area. In that sense, this work intends to present a viability analysis of a very usual alternative in Brazil and in the world: a selective bus line connecting the airport to the city. Through the establishment of a route and the estimate demand for the service, a time schedule was proposed, with the costs involved in line operation analyzed. With that data, a cash flow was established to analyze the viability of the proposed service, with the net present value (NVP). The results indicate that, given the calculation conditions and a estimated tariff of R$ 25,00, the project is viable for the minimum rate of attractively (MRA) interval of 4% to 10% per semester. Finally, the equilibrium tariff was calculated, which represents the value that makes the NVP null, i.e, the value that balances earning and expenditures. Therefore, for the project to be viable, given a MRA of 7%, the tariff must be higher that the equilibrium tariff. The alternative is satisfactory and advantageous not only for the investor, but also for the user, mainly in relation to the quality of the offered service and because of the significantly smaller cost when compared to the current transportation services. O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves reserva uma série de problemas relativos ao seu acesso, sobretudo referentes à distância ao centro de Natal e ao seu parque hoteleiro. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar uma análise de viabilidade de uma alternativa bastante usual em outros terminais no Brasil e no mundo: uma linha seletiva de ônibus executivo ligando o aeroporto até a cidade. A partir do estabelecimento de uma rota e da demanda estimada para utilização do serviço, foi proposto um quadro de horários e levantados os custos envolvidos na operação da linha. Com isso, foi estabelecido um fluxo de caixa para analisar a viabilidade do serviço proposto, através do valor presente líquido (VPL). Os resultados indicam que, dadas as condições de cálculo e uma tarifa estipulada de R$ 25,00, o projeto se mostra viável para o intervalo de taxa mínima de atratividade (TMA) de 4 a 10% ao semestre. Por fim, foi calculada a tarifa de equilíbrio, para a TMA média do intervalo proposto, que representa o valor que torna o VPL nulo, ou seja, o valor que iguala as receitas aos desembolsos. Portanto, para o projeto ser viável, dada a TMA de 7%, a tarifa deve ser maior que a tarifa de equilíbrio. A alternativa se mostrou satisfatória e vantajosa não só para o investidor, mas também para os usuários, principalmente em relação a qualidade do serviço ofertado e pelo custo significativamente menor do que os preços relativos aos serviços de transporte atuais. 2022-02-23T12:59:20Z 2022-02-23T12:59:20Z 2022-02-10 bachelorThesis RODRIGUES, Júlia Calistrato Cascudo. Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46207 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia Civil Departamento de Engenharia Civil
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ônibus executivo
Análise de viabilidade
Fluxo de caixa
Valor presente líquido
Selective bus
Viability
Cash flow
Net presente value
spellingShingle Ônibus executivo
Análise de viabilidade
Fluxo de caixa
Valor presente líquido
Selective bus
Viability
Cash flow
Net presente value
Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo
Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
description The Governador Aluízio Alves airport has a series of problems relative to its access, mainly when it comes to its distance to Natal's city center and hotelier area. In that sense, this work intends to present a viability analysis of a very usual alternative in Brazil and in the world: a selective bus line connecting the airport to the city. Through the establishment of a route and the estimate demand for the service, a time schedule was proposed, with the costs involved in line operation analyzed. With that data, a cash flow was established to analyze the viability of the proposed service, with the net present value (NVP). The results indicate that, given the calculation conditions and a estimated tariff of R$ 25,00, the project is viable for the minimum rate of attractively (MRA) interval of 4% to 10% per semester. Finally, the equilibrium tariff was calculated, which represents the value that makes the NVP null, i.e, the value that balances earning and expenditures. Therefore, for the project to be viable, given a MRA of 7%, the tariff must be higher that the equilibrium tariff. The alternative is satisfactory and advantageous not only for the investor, but also for the user, mainly in relation to the quality of the offered service and because of the significantly smaller cost when compared to the current transportation services.
author2 Santos, Enilson Medeiros dos
author_facet Santos, Enilson Medeiros dos
Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo
format bachelorThesis
author Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo
author_sort Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo
title Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
title_short Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
title_full Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
title_fullStr Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
title_full_unstemmed Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
title_sort análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de natal ao aeroporto internacional aluízio alves
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46207
work_keys_str_mv AT rodriguesjuliacalistratocascudo analisedeimplantacaodeonibusexecutivoligandoazonahoteleiradenatalaoaeroportointernacionalaluizioalves
_version_ 1773967418335428608