O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Esc...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-45947 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-459472023-03-09T22:26:14Z O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro Tavares, Stefany Gomes Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/4328235526559157 http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Souza, Mayra Montenegro de http://lattes.cnpq.br/4144275568126443 Souza, Tatiane Cunha de http://lattes.cnpq.br/5257994786200352 Voz Arte de Contar histórias Teatro – Estudo e Ensino. O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Escola Municipal José de Andrade Frazão e Escola Estadual Lauro de Castro. Aproveitando tais experiências docentes, o objetivo deste trabalho é investigar como a voz pode compor e auxiliar o professor e a professora de Artes nas estratégias didáticas do ensino escolar de Teatro. Para tanto, como procedimento metodológico, fez-se a experimentação de alguns caminhos do uso da voz na prática docente, valendo-se das técnicas vocais desenvolvidas em pesquisas sobre as relações entre teatro e voz, com base em autores como Stanislavski, entre outros. Como resultado deste TCC, tem-se que um dos princípios pedagógicos das aulas de Artes/Teatro é o de que a voz pode facilitar a aproximação dos estudantes com as aulas quando utilizada de maneira favorável, fugindo do chamado “cotidiano” e adicionando a pesquisa das personas e suas características marcantes como meio de inovação. Como conclusão, destaca-se que é possível desenvolver o resultado deste 2022-02-14T21:00:22Z 2022-02-14T21:00:22Z 2022-02-02 bachelorThesis TAVARES, Stefany Gomes. O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Teatro DEART |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Voz Arte de Contar histórias Teatro – Estudo e Ensino. |
spellingShingle |
Voz Arte de Contar histórias Teatro – Estudo e Ensino. Tavares, Stefany Gomes O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
description |
O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Escola Municipal José de Andrade Frazão e Escola Estadual Lauro de Castro. Aproveitando tais experiências docentes, o objetivo deste trabalho é investigar como a voz pode compor e auxiliar o professor e a professora de Artes nas estratégias didáticas do ensino escolar de Teatro. Para tanto, como procedimento metodológico, fez-se a experimentação de alguns caminhos do uso da voz na prática docente, valendo-se das técnicas vocais desenvolvidas em pesquisas sobre as relações entre teatro e voz, com base em autores como Stanislavski, entre outros. Como resultado deste TCC, tem-se que um dos princípios pedagógicos das aulas de Artes/Teatro é o de que a voz pode facilitar a aproximação dos estudantes com as aulas quando utilizada de maneira favorável, fugindo do chamado “cotidiano” e adicionando a pesquisa das personas e suas características marcantes como meio de inovação. Como conclusão, destaca-se que é possível desenvolver o resultado deste |
author2 |
Coutinho, Karyne Dias |
author_facet |
Coutinho, Karyne Dias Tavares, Stefany Gomes |
format |
bachelorThesis |
author |
Tavares, Stefany Gomes |
author_sort |
Tavares, Stefany Gomes |
title |
O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
title_short |
O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
title_full |
O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
title_fullStr |
O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
title_full_unstemmed |
O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
title_sort |
o uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947 |
work_keys_str_mv |
AT tavaresstefanygomes ousodavozcomoprincipiopedagogicodoensinoescolardeteatro |
_version_ |
1773958269799235584 |