O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro

O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Esc...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tavares, Stefany Gomes
Outros Autores: Coutinho, Karyne Dias
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Voz
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45947
record_format dspace
spelling ri-123456789-459472023-03-09T22:26:14Z O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro Tavares, Stefany Gomes Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/4328235526559157 http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Souza, Mayra Montenegro de http://lattes.cnpq.br/4144275568126443 Souza, Tatiane Cunha de http://lattes.cnpq.br/5257994786200352 Voz Arte de Contar histórias Teatro – Estudo e Ensino. O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Escola Municipal José de Andrade Frazão e Escola Estadual Lauro de Castro. Aproveitando tais experiências docentes, o objetivo deste trabalho é investigar como a voz pode compor e auxiliar o professor e a professora de Artes nas estratégias didáticas do ensino escolar de Teatro. Para tanto, como procedimento metodológico, fez-se a experimentação de alguns caminhos do uso da voz na prática docente, valendo-se das técnicas vocais desenvolvidas em pesquisas sobre as relações entre teatro e voz, com base em autores como Stanislavski, entre outros. Como resultado deste TCC, tem-se que um dos princípios pedagógicos das aulas de Artes/Teatro é o de que a voz pode facilitar a aproximação dos estudantes com as aulas quando utilizada de maneira favorável, fugindo do chamado “cotidiano” e adicionando a pesquisa das personas e suas características marcantes como meio de inovação. Como conclusão, destaca-se que é possível desenvolver o resultado deste 2022-02-14T21:00:22Z 2022-02-14T21:00:22Z 2022-02-02 bachelorThesis TAVARES, Stefany Gomes. O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Teatro DEART
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Voz
Arte de Contar histórias
Teatro – Estudo e Ensino.
spellingShingle Voz
Arte de Contar histórias
Teatro – Estudo e Ensino.
Tavares, Stefany Gomes
O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
description O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Escola Municipal José de Andrade Frazão e Escola Estadual Lauro de Castro. Aproveitando tais experiências docentes, o objetivo deste trabalho é investigar como a voz pode compor e auxiliar o professor e a professora de Artes nas estratégias didáticas do ensino escolar de Teatro. Para tanto, como procedimento metodológico, fez-se a experimentação de alguns caminhos do uso da voz na prática docente, valendo-se das técnicas vocais desenvolvidas em pesquisas sobre as relações entre teatro e voz, com base em autores como Stanislavski, entre outros. Como resultado deste TCC, tem-se que um dos princípios pedagógicos das aulas de Artes/Teatro é o de que a voz pode facilitar a aproximação dos estudantes com as aulas quando utilizada de maneira favorável, fugindo do chamado “cotidiano” e adicionando a pesquisa das personas e suas características marcantes como meio de inovação. Como conclusão, destaca-se que é possível desenvolver o resultado deste
author2 Coutinho, Karyne Dias
author_facet Coutinho, Karyne Dias
Tavares, Stefany Gomes
format bachelorThesis
author Tavares, Stefany Gomes
author_sort Tavares, Stefany Gomes
title O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
title_short O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
title_full O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
title_fullStr O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
title_full_unstemmed O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
title_sort o uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947
work_keys_str_mv AT tavaresstefanygomes ousodavozcomoprincipiopedagogicodoensinoescolardeteatro
_version_ 1773958269799235584