A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal

The work proposed here consists of research with a qualitative approach on joint practice in music education, more precisely, in schools specializing in music, focusing on the Escola de Música Santa Cecília in Natal/RN. The research sought to understand and describe the importance of group practi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mattos, Larissa Torres
Outros Autores: Colabardini, Júlio César de Melo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45886
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45886
record_format dspace
spelling ri-123456789-458862022-09-09T12:05:33Z A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal Mattos, Larissa Torres Colabardini, Júlio César de Melo http://lattes.cnpq.br/1554918006125272 http://lattes.cnpq.br/5855267359776889 Holanda, Joana Cunha de http://lattes.cnpq.br/0283849472198089 Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 prática em conjunto educação musical música e bem-estar The work proposed here consists of research with a qualitative approach on joint practice in music education, more precisely, in schools specializing in music, focusing on the Escola de Música Santa Cecília in Natal/RN. The research sought to understand and describe the importance of group practice for musical learning, also focusing on aspects inherent to the personal development and well-being of students. As data collection instruments, semi-structured interviews and questionnaires were used with students, former students and professors of the institution, seeking a deeper understanding and a better understanding of the proposed theme. Regarding the methodology, a bibliographic review was carried out, which basically addressed the following topics: group practice; instrumental learning; specialized music schools; instrumental practice. During the research, it was possible to observe reports of difficulties in the theoretical-practical development of the participants that were able to be remedied through group classes together and ensemble practicing and interaction with other instruments and students, in addition, we noticed the musical and subjects' personal skills to be improved in these practices. O trabalho aqui proposto consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa sobre a prática em conjunto na educação musical, mais precisamente, em escolas de ensino especializado em música, focalizando a Escola de Música Santa Cecília em Natal/RN. A pesquisa buscou compreender e descrever a importância da prática em grupo para a aprendizagem musical, com foco também em aspectos inerentes ao desenvolvimento pessoal e do bem-estar dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários com alunos, ex-alunos e professores da instituição, buscando um aprofundamento e melhor compreensão sobre o tema proposto. No que tange a metodologia foi realizada ainda uma revisão bibliográfica, que abordou basicamente os seguintes temas: prática em conjunto; aprendizagem instrumental; escolas especializadas em música; prática instrumental. Durante a realização da pesquisa foi possível observar relatos de dificuldades existentes no desenvolvimento teórico-prático dos participantes que conseguiram ser sanadas através de aulas de prática em conjunto, através da prática e interação com outros instrumentos e estudantes, além disso, notamos o desenvolvimento musical e pessoal dos sujeitos ser aprimorado nessas práticas. 2022-02-08T18:32:14Z 2022-02-08T18:32:14Z 2022-01-26 bachelorThesis MATTOS, Larissa Torres. A prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45886 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic prática em conjunto
educação musical
música e bem-estar
spellingShingle prática em conjunto
educação musical
música e bem-estar
Mattos, Larissa Torres
A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
description The work proposed here consists of research with a qualitative approach on joint practice in music education, more precisely, in schools specializing in music, focusing on the Escola de Música Santa Cecília in Natal/RN. The research sought to understand and describe the importance of group practice for musical learning, also focusing on aspects inherent to the personal development and well-being of students. As data collection instruments, semi-structured interviews and questionnaires were used with students, former students and professors of the institution, seeking a deeper understanding and a better understanding of the proposed theme. Regarding the methodology, a bibliographic review was carried out, which basically addressed the following topics: group practice; instrumental learning; specialized music schools; instrumental practice. During the research, it was possible to observe reports of difficulties in the theoretical-practical development of the participants that were able to be remedied through group classes together and ensemble practicing and interaction with other instruments and students, in addition, we noticed the musical and subjects' personal skills to be improved in these practices.
author2 Colabardini, Júlio César de Melo
author_facet Colabardini, Júlio César de Melo
Mattos, Larissa Torres
format bachelorThesis
author Mattos, Larissa Torres
author_sort Mattos, Larissa Torres
title A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
title_short A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
title_full A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
title_fullStr A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
title_full_unstemmed A Prática em conjunto na Escola de Música Santa Cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
title_sort prática em conjunto na escola de música santa cecília: desenvolvimento musical e bem-estar pessoal
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45886
work_keys_str_mv AT mattoslarissatorres apraticaemconjuntonaescolademusicasantaceciliadesenvolvimentomusicalebemestarpessoal
AT mattoslarissatorres praticaemconjuntonaescolademusicasantaceciliadesenvolvimentomusicalebemestarpessoal
_version_ 1773966619539668992