Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica

This thesis, placed is in the Applied Linguistics area, takes as the object of study the questioning of the teaching of the punctuation from two axes: the approach in the Portuguese textbooks indicated by the guide PNLD 2015; and the proposition of activities that articulate the punctuation as one o...

Ausführliche Beschreibung

Gespeichert in:
Bibliographische Detailangaben
1. Verfasser: Paula, Danielle Bezerra de
Weitere Verfasser: Alves, Maria da Penha Casado
Format: doctoralThesis
Sprache:pt_BR
Veröffentlicht: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Schlagworte:
Online Zugang:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671
Tags: Tag hinzufügen
Keine Tags, Fügen Sie den ersten Tag hinzu!
id ri-123456789-45671
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pontuação
Livro didático de Língua Portuguesa
Protótipo didático
spellingShingle Pontuação
Livro didático de Língua Portuguesa
Protótipo didático
Paula, Danielle Bezerra de
Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
description This thesis, placed is in the Applied Linguistics area, takes as the object of study the questioning of the teaching of the punctuation from two axes: the approach in the Portuguese textbooks indicated by the guide PNLD 2015; and the proposition of activities that articulate the punctuation as one of the expressive resources used for the stylistic construction of the enunciation. Central objectives: 1) evaluate, in a dialogic perspective, the approach of the punctuation in Portuguese Language textbooks approved in PNLD (2015-2017), focused on the high school; and 2) propose, on the basis of the criticisms pointed out, prototype to teach (ROJO, 2012, 2013, 2017) that allows to explore the punctuation marks as expressive resources of the enunciations. Anchored in the Interpretative Paradigm with qualitative focus (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), the research is supported theoretically in the contributions of the Circle of Bakhtin about language, enunciation and style (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). The results prove that although some changes have already been identified in the work with the punctuation, most of the LDP suggested by PNLD 2015 still retains a normative and dissociated view of other knowledge for the treatment of the said content. Prototype to teach, drawn up from the critical reflections, highlight the punctuation integrated with the practices of reading and textual production, contributing to a bakhtinian approach to the topic under review.
author2 Alves, Maria da Penha Casado
author_facet Alves, Maria da Penha Casado
Paula, Danielle Bezerra de
format doctoralThesis
author Paula, Danielle Bezerra de
author_sort Paula, Danielle Bezerra de
title Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_short Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_full Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_fullStr Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_full_unstemmed Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_sort abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671
work_keys_str_mv AT pauladaniellebezerrade abordagemdapontuacaonoensinomedioanalisedelivrosdidaticoseproposicaodeprototipodidaticoemperspectivadialogica
_version_ 1773963680648527872
spelling ri-123456789-456712022-05-02T15:37:36Z Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica Paula, Danielle Bezerra de Alves, Maria da Penha Casado http://lattes.cnpq.br/7767425482962092 http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 Palhano, João Maria Paiva http://lattes.cnpq.br/5179045269982593 Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de http://lattes.cnpq.br/2661324075394215 Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes http://lattes.cnpq.br/7241411335114630 Puzzo, Miriam Bauab http://lattes.cnpq.br/6898954739357029 Pontuação Livro didático de Língua Portuguesa Protótipo didático This thesis, placed is in the Applied Linguistics area, takes as the object of study the questioning of the teaching of the punctuation from two axes: the approach in the Portuguese textbooks indicated by the guide PNLD 2015; and the proposition of activities that articulate the punctuation as one of the expressive resources used for the stylistic construction of the enunciation. Central objectives: 1) evaluate, in a dialogic perspective, the approach of the punctuation in Portuguese Language textbooks approved in PNLD (2015-2017), focused on the high school; and 2) propose, on the basis of the criticisms pointed out, prototype to teach (ROJO, 2012, 2013, 2017) that allows to explore the punctuation marks as expressive resources of the enunciations. Anchored in the Interpretative Paradigm with qualitative focus (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), the research is supported theoretically in the contributions of the Circle of Bakhtin about language, enunciation and style (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). The results prove that although some changes have already been identified in the work with the punctuation, most of the LDP suggested by PNLD 2015 still retains a normative and dissociated view of other knowledge for the treatment of the said content. Prototype to teach, drawn up from the critical reflections, highlight the punctuation integrated with the practices of reading and textual production, contributing to a bakhtinian approach to the topic under review. Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise. 2022-01-18T20:09:56Z 2022-01-18T20:09:56Z 2018-08-02 doctoralThesis PAULA, Danielle Bezerra de. Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica. 2018. 187f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM