Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes
Introduction. Changes in society and in medical practices have demanded improvements in the surgical teaching process in Medical Residencies around the world, leading to the emergence of new competency-based teaching-learning and assessment models. In this process, the Procedure Based Assessment (PB...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45647 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-45647 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Internato e residência Educação baseada em competências Procedimentos cirúrgicos urológicos Avaliação educacional Urologia |
spellingShingle |
Internato e residência Educação baseada em competências Procedimentos cirúrgicos urológicos Avaliação educacional Urologia Medeiros, Daniel Câmara Alves de Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes |
description |
Introduction. Changes in society and in medical practices have demanded
improvements in the surgical teaching process in Medical Residencies around the
world, leading to the emergence of new competency-based teaching-learning and
assessment models. In this process, the Procedure Based Assessment (PBA) stands
out as an assessment tool in the work environment, with summative and formative
characteristics, supported by assessment of competencies and structured feedback.
This research aimed to elaborate, implement and analyze the PBA in the Urology
Medical Residency Program at Onofre Lopes University Hospital (PRMUro-HUOL). Methodology. This is an exploratory, prospective, action research study, with
the participation of 10 preceptors and six residents. The stages of the study involved
the training of participants, the elaboration of the PBA by group consensus, the
application of the assessments and the evaluation of the group's perception through a
questionnaire. Results. It can be highlighted the creation of six models of PBA related to the
most relevant procedures of PRMUro-HUOL, two for each year of residency. The
application of 31 PBAs was accounted for. In the analysis of performance data, a
positive correlation was demonstrated between training time and PBA performance in
laparoscopic radical prostatectomy, percutaneous nephrolithotomy, laparoscopic
nephrectomy and all six procedures together, using Spearman’s coefficient. Through
the application of a questionnaire, the participants agreed on the potential of the PBA
to certify surgical competence, evaluate progression and improve the learning curve. Conclusion. The methodology of developing the PBA by group consensus
associated with team training proved a feasible option for implementation of this type
of instrument. The experience of the group with the PBA was positive, with good
acceptance and perception of benefits from the pedagogical point of view, so that the
routine adoption of the tool in PRMUro-HUOL shows promise. |
author2 |
Medeiros, Paulo José de |
author_facet |
Medeiros, Paulo José de Medeiros, Daniel Câmara Alves de |
format |
masterThesis |
author |
Medeiros, Daniel Câmara Alves de |
author_sort |
Medeiros, Daniel Câmara Alves de |
title |
Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes |
title_short |
Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes |
title_full |
Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes |
title_fullStr |
Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes |
title_full_unstemmed |
Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes |
title_sort |
implantação e análise de uma estratégia de avaliação baseada em procedimentos (pba) na residência médica de urologia do hospital universitário onofre lopes |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45647 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosdanielcamaraalvesde implantacaoeanalisedeumaestrategiadeavaliacaobaseadaemprocedimentospbanaresidenciamedicadeurologiadohospitaluniversitarioonofrelopes |
_version_ |
1773965699097559040 |
spelling |
ri-123456789-456472022-05-02T15:36:29Z Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes Medeiros, Daniel Câmara Alves de Medeiros, Paulo José de http://lattes.cnpq.br/5499001729665025 http://lattes.cnpq.br/4442982996337554 Reis, Rodolfo Borges dos http://lattes.cnpq.br/8812763405170343 Medeiros, Elaine Lira Internato e residência Educação baseada em competências Procedimentos cirúrgicos urológicos Avaliação educacional Urologia Introduction. Changes in society and in medical practices have demanded improvements in the surgical teaching process in Medical Residencies around the world, leading to the emergence of new competency-based teaching-learning and assessment models. In this process, the Procedure Based Assessment (PBA) stands out as an assessment tool in the work environment, with summative and formative characteristics, supported by assessment of competencies and structured feedback. This research aimed to elaborate, implement and analyze the PBA in the Urology Medical Residency Program at Onofre Lopes University Hospital (PRMUro-HUOL). Methodology. This is an exploratory, prospective, action research study, with the participation of 10 preceptors and six residents. The stages of the study involved the training of participants, the elaboration of the PBA by group consensus, the application of the assessments and the evaluation of the group's perception through a questionnaire. Results. It can be highlighted the creation of six models of PBA related to the most relevant procedures of PRMUro-HUOL, two for each year of residency. The application of 31 PBAs was accounted for. In the analysis of performance data, a positive correlation was demonstrated between training time and PBA performance in laparoscopic radical prostatectomy, percutaneous nephrolithotomy, laparoscopic nephrectomy and all six procedures together, using Spearman’s coefficient. Through the application of a questionnaire, the participants agreed on the potential of the PBA to certify surgical competence, evaluate progression and improve the learning curve. Conclusion. The methodology of developing the PBA by group consensus associated with team training proved a feasible option for implementation of this type of instrument. The experience of the group with the PBA was positive, with good acceptance and perception of benefits from the pedagogical point of view, so that the routine adoption of the tool in PRMUro-HUOL shows promise. Introdução. Mudanças na sociedade e nas práticas da Medicina têm demandado melhorias no processo de ensino cirúrgico nas residências médicas em todo o mundo, levando ao surgimento de novos modelos de ensino-aprendizagem e avaliação baseados em competências. Nesse processo, o Procedure Based Assessment (PBA) se destaca como uma ferramenta de avaliação em ambiente de trabalho, com características somativa e formativa, amparada na avaliação de competências e no feedback estruturado. Este trabalho objetivou elaborar, implantar e analisar o PBA no Programa de Residência Médica de Urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (PRMUro-HUOL). Metodologia. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo, do tipo pesquisa-ação, com a participação de 10 preceptores e seis residentes. As etapas do trabalho envolveram a capacitação dos participantes, a elaboração do PBA por consenso de grupo, a aplicação das avaliações e a avaliação da percepção do grupo através de um questionário. Resultados. Destaca-se a criação de seis modelos de PBAs relacionados aos procedimentos mais relevantes do PRMUro-HUOL, sendo dois para cada ano da residência. Foi contabilizada a aplicação de 31 PBAs. Na análise de dados de desempenho, foi demonstrada uma correlação positiva entre tempo de treinamento e o desempenho no PBA na prostatectomia radical laparoscópica, nefrolitotripsia percutânea, nefrectomia laparoscópica e no conjunto dos seis procedimentos, utilizando o coeficiente de Spearman. A partir da aplicação de um questionário, os participantes concordaram que o PBA tem potencial suficiente para certificar a competência cirúrgica, avaliar progressão e melhorar a curva de aprendizado. Conclusão. A metodologia de elaboração do PBA por consenso de grupo associado à capacitação da equipe mostrou-se como opção factível para implantação desse tipo de instrumento. A experiência do grupo com o PBA foi positiva, com satisfatória aceitação e percepção de benefícios do ponto de vista pedagógico, de maneira que a adoção rotineira da ferramenta no PRMUro-HUOL se mostra promissora. 2022-01-17T18:09:59Z 2022-01-17T18:09:59Z 2021-08-30 masterThesis MEDEIROS, Daniel Câmara Alves de. Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45647 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE |