Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem

The process of Training, Development and Education (TD&E) has become an emerging theme in the context of public administration, which increasingly needs servants with appropriate skills, not only in technical functions, but also management. However, the practices of traditional TD&E no longe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Feitosa, Lílian Cavalcante
Outros Autores: Alloufa, Jomaria Mata de Lima
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45645
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45645
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Competências gerenciais
Modalidades de aprendizagem
Gestores públicos
Universidade pública
spellingShingle Competências gerenciais
Modalidades de aprendizagem
Gestores públicos
Universidade pública
Feitosa, Lílian Cavalcante
Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
description The process of Training, Development and Education (TD&E) has become an emerging theme in the context of public administration, which increasingly needs servants with appropriate skills, not only in technical functions, but also management. However, the practices of traditional TD&E no longer fully meet the expectations for managerial development. In view of this, the questioning about “what” is learned (competencies) changes focus, aiming to understand also “how” it is learned, in order to promote learning environments and stimulate the new, in order to materialize effective and consistent results. This work sought to analyze the influence of learning modalities for the development of managerial competencies, in the perception of managers at UFCA. This is a descriptive study, quali-quantitative, with application of semi-structured questionnaires to servers managers of the UFCA. The results revealed the socio-demographic profile of the participating managers, in addition to the high rate of agreement for the development of managerial competencies with emphasis on political competencies; and a higher frequency of the learning modalities: Database access, text reading, causal interactions, and traditional training. It was also found that there is influence on ‘Reading texts/database’ and ‘Causal interactions’ for the development of managerial competencies. Regarding the formulation of development actions, suggestions were categorized about the managerial competencies to be taught, Learning modalities and other information that assist in the formulation of a management training program. Finally, recommendations were made aimed at the development of managerial competencies at UFCA. It is expected that this work contributes to the construction of actions that are more compatible with the management models of the public reality, to the profiles of institutional managers and, consequently, to better deliveries to society, observing the compliance with legal regulations, rationalization and effectiveness of public investment.
author2 Alloufa, Jomaria Mata de Lima
author_facet Alloufa, Jomaria Mata de Lima
Feitosa, Lílian Cavalcante
format masterThesis
author Feitosa, Lílian Cavalcante
author_sort Feitosa, Lílian Cavalcante
title Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
title_short Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
title_full Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
title_fullStr Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
title_sort desenvolvimento gerencial na universidade federal do cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45645
work_keys_str_mv AT feitosaliliancavalcante desenvolvimentogerencialnauniversidadefederaldocariripercepcoesdosgestoresacercadascompetenciasgerenciaisedasmodalidadesdeaprendizagem
_version_ 1773965139788169216
spelling ri-123456789-456452022-05-02T15:46:18Z Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem Feitosa, Lílian Cavalcante Alloufa, Jomaria Mata de Lima http://lattes.cnpq.br/8526379152056098 http://lattes.cnpq.br/9209334172096854 Pereira, Liana de Andrade Esmeraldo http://lattes.cnpq.br/4202233612263158 Alves Filho, Antônio http://lattes.cnpq.br/4852627579601532 Competências gerenciais Modalidades de aprendizagem Gestores públicos Universidade pública The process of Training, Development and Education (TD&E) has become an emerging theme in the context of public administration, which increasingly needs servants with appropriate skills, not only in technical functions, but also management. However, the practices of traditional TD&E no longer fully meet the expectations for managerial development. In view of this, the questioning about “what” is learned (competencies) changes focus, aiming to understand also “how” it is learned, in order to promote learning environments and stimulate the new, in order to materialize effective and consistent results. This work sought to analyze the influence of learning modalities for the development of managerial competencies, in the perception of managers at UFCA. This is a descriptive study, quali-quantitative, with application of semi-structured questionnaires to servers managers of the UFCA. The results revealed the socio-demographic profile of the participating managers, in addition to the high rate of agreement for the development of managerial competencies with emphasis on political competencies; and a higher frequency of the learning modalities: Database access, text reading, causal interactions, and traditional training. It was also found that there is influence on ‘Reading texts/database’ and ‘Causal interactions’ for the development of managerial competencies. Regarding the formulation of development actions, suggestions were categorized about the managerial competencies to be taught, Learning modalities and other information that assist in the formulation of a management training program. Finally, recommendations were made aimed at the development of managerial competencies at UFCA. It is expected that this work contributes to the construction of actions that are more compatible with the management models of the public reality, to the profiles of institutional managers and, consequently, to better deliveries to society, observing the compliance with legal regulations, rationalization and effectiveness of public investment. O processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tornou-se um tema emergente no contexto da administração pública, que necessita de servidores cada vez mais detentores de competências adequadas, não apenas nas funções técnicas, mas também de gestão. No entanto, as práticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se aprende (competências) muda de enfoque, visando entender também “como” se aprende, a fim de promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. Este trabalho buscou analisar a influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo, quali-quantitativo, com aplicação de questionários semi-estruturados a servidores gestores da UFCA. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos gestores participantes, além do alto índice de concordância para o desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase sobre as competências políticas; e uma maior frequência das modalidades de aprendizagem: Acesso a banco de dados, leitura de textos, interações causais e treinamento tradicional. Verificou-se também que há influência na ‘Leitura de textos/banco de dados’ e ‘Interações causais’ para o desenvolvimento das competências gerenciais. Em relação a formulação de ações de desenvolvimento, foram categorizadas sugestões sobre as competências gerenciais a serem ensinadas, modalidades de Aprendizagem e outras informações que auxiliam na formulação de um programa de formação gerencial. Por fim, foram feitas recomendações visando o desenvolvimento das competências gerenciais na UFCA. Espera-se que este trabalho contribua para construção de ações mais compatíveis aos modelos de gestão da realidade pública, aos perfis dos gestores institucionais e consequentemente, melhores entregas a sociedade, observado o atendimento aos normativos legais, a racionalização e a efetividade do investimento público. 2022-01-17T17:48:27Z 2022-01-17T17:48:27Z 2021-11-22 masterThesis FEITOSA, Lílian Cavalcante. Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem. 2021. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45645 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA