Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro

The master's research entitled “OPEN THE CURTAINS: A theatrical montage as an inclusive pedagogical practice for Teaching Theater” aims to analyze the process of mounting a theatrical play, through a pedagogical practice that considers the participation of children with and without disabilities...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cunha, Thâmara Monique
Outros Autores: Alves, Jefferson Fernandes
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45627
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45627
record_format dspace
spelling ri-123456789-456272022-05-02T15:05:44Z Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro Cunha, Thâmara Monique Alves, Jefferson Fernandes http://lattes.cnpq.br/0199396593095459 http://lattes.cnpq.br/1834832958808690 Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Araújo, Rummenigge Medeiros de http://lattes.cnpq.br/7945050864628295 Teatro - estudo e ensino Teatro - produção e direção Inclusão escolar Crianças com deficiência - educação Representação teatral The master's research entitled “OPEN THE CURTAINS: A theatrical montage as an inclusive pedagogical practice for Teaching Theater” aims to analyze the process of mounting a theatrical play, through a pedagogical practice that considers the participation of children with and without disabilities in a school context. The montage was linked to the school's Literature and Art Project, which this year honored the writer Ariano Suassuna. Each class were responsible for one of his works. The choice was made by the Portuguese Language and Art teachers, and the 9th graders received the play A Pena e a Lei. This study takes place in the municipal school Benvinda Nunes Teixeira, in the municipality of Guamaré/RN, in three 9th grade classes (A, B, and C), in the afternoon shift, but this analysis focuses on the 9th grade A class, which had thirty-one students, including two students with disabilities. Through this work, we saw that it is possible to use theatrical production as a pedagogical practice, involving students with and without disabilities throughout the process. A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo. 2022-01-14T16:44:08Z 2022-01-14T16:44:08Z 2021-08-30 masterThesis CUNHA, Thâmara Monique. Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45627 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Teatro - estudo e ensino
Teatro - produção e direção
Inclusão escolar
Crianças com deficiência - educação
Representação teatral
spellingShingle Teatro - estudo e ensino
Teatro - produção e direção
Inclusão escolar
Crianças com deficiência - educação
Representação teatral
Cunha, Thâmara Monique
Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
description The master's research entitled “OPEN THE CURTAINS: A theatrical montage as an inclusive pedagogical practice for Teaching Theater” aims to analyze the process of mounting a theatrical play, through a pedagogical practice that considers the participation of children with and without disabilities in a school context. The montage was linked to the school's Literature and Art Project, which this year honored the writer Ariano Suassuna. Each class were responsible for one of his works. The choice was made by the Portuguese Language and Art teachers, and the 9th graders received the play A Pena e a Lei. This study takes place in the municipal school Benvinda Nunes Teixeira, in the municipality of Guamaré/RN, in three 9th grade classes (A, B, and C), in the afternoon shift, but this analysis focuses on the 9th grade A class, which had thirty-one students, including two students with disabilities. Through this work, we saw that it is possible to use theatrical production as a pedagogical practice, involving students with and without disabilities throughout the process.
author2 Alves, Jefferson Fernandes
author_facet Alves, Jefferson Fernandes
Cunha, Thâmara Monique
format masterThesis
author Cunha, Thâmara Monique
author_sort Cunha, Thâmara Monique
title Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
title_short Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
title_full Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
title_fullStr Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
title_full_unstemmed Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
title_sort abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45627
work_keys_str_mv AT cunhathamaramonique abramseascortinasumamontagemteatralcomopraticapedagogicainclusivaparaoensinodeteatro
_version_ 1773962296202100736