"Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Bewaard in:
Bibliografische gegevens
Hoofdauteur: Silva, Thalita Cristina Barroca da
Andere auteurs: Ribeiro, Vandiner
Formaat: Dissertação
Taal:pt_BR
Gepubliceerd in: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Onderwerpen:
Online toegang:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45611
Tags: Voeg label toe
Geen labels, Wees de eerste die dit record labelt!
id ri-123456789-45611
record_format dspace
spelling ri-123456789-456112022-05-02T15:25:10Z "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas Silva, Thalita Cristina Barroca da Ribeiro, Vandiner http://lattes.cnpq.br/4551585117731063 http://lattes.cnpq.br/5257845839536488 Freitas, Alessandra Cardozo de http://lattes.cnpq.br/4424220937257634 Reis, Dyane Brito http://lattes.cnpq.br/3501972963484768 Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Cunha, Marlecio Maknamara da Silva http://lattes.cnpq.br/2947750321164221 Maior Júnior, Paulo Roberto Souto http://lattes.cnpq.br/8913702639406017 Análise do discurso Currículo Funk Gênero Mulheres - empoderamento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Este trabalho tem como objeto de análise as performatividades de gênero existentes nos discursos que circulam no currículo do funk, cantados por mulheres e veiculados no YouTube. Parte-se do problema de pesquisa que questiona: como os discursos que circulam no currículo do funk, interpretados e/ou escritos por mulheres e veiculados no YouTube, performam posições de sujeito generificadas às mulheres? Esta pesquisa toma como aporte teórico central o conceito de currículo como prática de significação, a partir das contribuições do pós-estruturalismo e dos Estudos Culturais, bem como dos estudos de gênero e das proposições foucaultianas sobre a constituição dos sujeitos. Para sedimentação metodológica, são utilizadas a etnografia virtual e a análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Desse modo, os objetivos deste trabalho são investigar os discursos que circulam no currículo do funk, interpretados por mulheres e veiculados no YouTube, e como os ensinamentos por ele disponibilizados performam posições de sujeito generificadas às mulheres; identificar as posições de sujeito disponibilizadas às mulheres por meio dos discursos que circulam no currículo do funk, cantado por mulheres e veiculado no YouTube; caracterizar possíveis enunciações que indiquem empoderamento de mulheres; observar como as cantoras de funk, sujeitos desta pesquisa, performam gênero nos discursos das músicas que cantam e com seus corpos; analisar como a interseccionalidade se apresenta às cantoras e ouvintes do funk. Para tanto, as análises empreendidas discutem as performatividades femininas presentes nos ensinamentos do currículo do funk. Tais performatividades ensinam sobre as relações estabelecidas pela mulher funkeira com os outros e consigo mesma, disponibilizando posições de empoderamento, resistência e subversão que podem ser assumidas por ela ao longo dos aprendizados funkeiros. 2022-01-12T17:31:05Z 2022-01-12T17:31:05Z 2021-08-30 masterThesis SILVA, Thalita Cristina Barroca da. "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas. 2021. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45611 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Análise do discurso
Currículo
Funk
Gênero
Mulheres - empoderamento
spellingShingle Análise do discurso
Currículo
Funk
Gênero
Mulheres - empoderamento
Silva, Thalita Cristina Barroca da
"Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
author2 Ribeiro, Vandiner
author_facet Ribeiro, Vandiner
Silva, Thalita Cristina Barroca da
format masterThesis
author Silva, Thalita Cristina Barroca da
author_sort Silva, Thalita Cristina Barroca da
title "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
title_short "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
title_full "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
title_fullStr "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
title_full_unstemmed "Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
title_sort "sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar": o currículo do funk e suas performatividades femininas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45611
work_keys_str_mv AT silvathalitacristinabarrocada soucachorrasougatinhanaoadiantaseesquivarocurriculodofunkesuasperformatividadesfemininas
_version_ 1773962295914790912