Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis

This thesis is part of the reflections on the objectives for Science Teaching that include training for Autonomy. Is it possible to educate for Autonomy? How to define and promote training in this direction? To answer these questions, we outline the following objectives: I) To propose, from the theo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Monteiro, Midiã Medeiros
Outros Autores: Silva, Marcia Gorette Lima da
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45533
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino de Ciências
Autonomia
Castoriadis
Argumentação científica
História, Filosofia e Sociologia da Ciência
spellingShingle Ensino de Ciências
Autonomia
Castoriadis
Argumentação científica
História, Filosofia e Sociologia da Ciência
Monteiro, Midiã Medeiros
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
description This thesis is part of the reflections on the objectives for Science Teaching that include training for Autonomy. Is it possible to educate for Autonomy? How to define and promote training in this direction? To answer these questions, we outline the following objectives: I) To propose, from the theoretical framework of Castoriadis, provisions for training for autonomy in the classroom context, and II) To analyze the presence of indicators that characterize training for autonomy in the context of classroom in intervention research with a Scientific Argumentation (SA) and History, Philosophy and Sociology of Science (HPSC) approach. Anchored in the political-philosophical framework of Cornelius Castoriadis, we developed a theoretical construct that we called Pedagogical Dispositions for Autonomy, Dispositions. Dispositions are general guiding principles that allow thinking about training with a view to autonomy. We also propose a dialogue between the communicative approach of Mortimer and Scott (2002), the multidimensional thinking of Lipman (2016) and the Provisions for the construction of an analysis instrument to meet our second objective. The corpus of analyzed texts was built from the search in the Capes Platform, using parameters for the identification of theses and dissertations whose thematic focuses on the SA and HPSC approaches with intervention in the Teaching of Physics in teacher training. After analyzing 22 works, we chose 2 of these and examined them from the perspective of the Analysis Instrument we built. The analysis indicates the relevance of the instrument to identify indicators that point to elements necessary for training for autonomy.
author2 Silva, Marcia Gorette Lima da
author_facet Silva, Marcia Gorette Lima da
Monteiro, Midiã Medeiros
format doctoralThesis
author Monteiro, Midiã Medeiros
author_sort Monteiro, Midiã Medeiros
title Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_short Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_full Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_fullStr Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_full_unstemmed Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_sort caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de ciências sob a perspectiva político-filosófica de cornelius castoriadis
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533
work_keys_str_mv AT monteiromidiamedeiros caminhosparaodesenvolvimentodaautonomianoensinodecienciassobaperspectivapoliticofilosoficadecorneliuscastoriadis
AT monteiromidiamedeiros pathsforthedevelopmentofautonomyinscienceteachingunderthepoliticalphilosophyperspectiveofcorneliuscastoriadis
_version_ 1773962748271525888
spelling ri-123456789-455332022-05-02T15:34:57Z Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis Paths for the development of autonomy in Science teaching under the political-philosophy perspective of Cornelius Castoriadis Monteiro, Midiã Medeiros Silva, Marcia Gorette Lima da http://lattes.cnpq.br/9636755132353839 http://lattes.cnpq.br/6965522706601294 Prat, Begoña Oliveras Munford, Danusa http://lattes.cnpq.br/9318710710545447 Biella, Jaime http://lattes.cnpq.br/7877908085538124 Rodrigues, Kátia Calligaris http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 Valle, Lílian de Aragão Bastos do Ensino de Ciências Autonomia Castoriadis Argumentação científica História, Filosofia e Sociologia da Ciência This thesis is part of the reflections on the objectives for Science Teaching that include training for Autonomy. Is it possible to educate for Autonomy? How to define and promote training in this direction? To answer these questions, we outline the following objectives: I) To propose, from the theoretical framework of Castoriadis, provisions for training for autonomy in the classroom context, and II) To analyze the presence of indicators that characterize training for autonomy in the context of classroom in intervention research with a Scientific Argumentation (SA) and History, Philosophy and Sociology of Science (HPSC) approach. Anchored in the political-philosophical framework of Cornelius Castoriadis, we developed a theoretical construct that we called Pedagogical Dispositions for Autonomy, Dispositions. Dispositions are general guiding principles that allow thinking about training with a view to autonomy. We also propose a dialogue between the communicative approach of Mortimer and Scott (2002), the multidimensional thinking of Lipman (2016) and the Provisions for the construction of an analysis instrument to meet our second objective. The corpus of analyzed texts was built from the search in the Capes Platform, using parameters for the identification of theses and dissertations whose thematic focuses on the SA and HPSC approaches with intervention in the Teaching of Physics in teacher training. After analyzing 22 works, we chose 2 of these and examined them from the perspective of the Analysis Instrument we built. The analysis indicates the relevance of the instrument to identify indicators that point to elements necessary for training for autonomy. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia. 2021-12-21T17:29:34Z 2021-12-21T17:29:34Z 2021-10-27 doctoralThesis MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA