O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial

The research encompasses reflections and perspectives for working with decolonial heritage education in history teaching. The approach was based on the Free Fair of São Bento, a striking sociocultural element in the daily lives of high school students at the Edson Queiroz State School of Professiona...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nepomuceno, Sabrina Barros
Outros Autores: Oliveira, Margarida Maria Dias de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45319
record_format dspace
spelling ri-123456789-453192022-05-02T15:36:21Z O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial Nepomuceno, Sabrina Barros Oliveira, Margarida Maria Dias de http://lattes.cnpq.br/6829005613415776 http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 Fernandes, Ana Carla Sabino http://lattes.cnpq.br/8372345646588483 Santos, Magno Francisco de Jesus http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 Feira Livre de São Bento Inventários participativos Educação patrimonial decolonial História Local Ensino de História The research encompasses reflections and perspectives for working with decolonial heritage education in history teaching. The approach was based on the Free Fair of São Bento, a striking sociocultural element in the daily lives of high school students at the Edson Queiroz State School of Professional Education, in the municipality of Cascavel, Ceará. Proposing to discuss local history through concepts related to memory, identity and heritage, pedagogical strategies in a dialogic and participatory dimension were mobilized in dialogue with the scope of basic education and history didactics. Aspects of the trajectory of recent academic production that discuss heritage education, the trajectory of theoretical approaches and a counterpoint look affirming other pedagogical possibilities through a decolonial bias are listed. As an agenda that produces the historical knowledge that emanates from the lives of people and their surroundings, the didactic proposal of the participatory inventories of the Free Fair of São Bento is presented, which is the motto for significant historical learning based on the dialogicity of knowledge. This strategy gives visibility to other subjects, to other identities and cultures different from those conventionally addressed in history class. A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história. 2021-12-09T20:47:04Z 2021-12-09T20:47:04Z 2021-10-04 masterThesis NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Feira Livre de São Bento
Inventários participativos
Educação patrimonial decolonial
História Local
Ensino de História
spellingShingle Feira Livre de São Bento
Inventários participativos
Educação patrimonial decolonial
História Local
Ensino de História
Nepomuceno, Sabrina Barros
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
description The research encompasses reflections and perspectives for working with decolonial heritage education in history teaching. The approach was based on the Free Fair of São Bento, a striking sociocultural element in the daily lives of high school students at the Edson Queiroz State School of Professional Education, in the municipality of Cascavel, Ceará. Proposing to discuss local history through concepts related to memory, identity and heritage, pedagogical strategies in a dialogic and participatory dimension were mobilized in dialogue with the scope of basic education and history didactics. Aspects of the trajectory of recent academic production that discuss heritage education, the trajectory of theoretical approaches and a counterpoint look affirming other pedagogical possibilities through a decolonial bias are listed. As an agenda that produces the historical knowledge that emanates from the lives of people and their surroundings, the didactic proposal of the participatory inventories of the Free Fair of São Bento is presented, which is the motto for significant historical learning based on the dialogicity of knowledge. This strategy gives visibility to other subjects, to other identities and cultures different from those conventionally addressed in history class.
author2 Oliveira, Margarida Maria Dias de
author_facet Oliveira, Margarida Maria Dias de
Nepomuceno, Sabrina Barros
format masterThesis
author Nepomuceno, Sabrina Barros
author_sort Nepomuceno, Sabrina Barros
title O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_short O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_full O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_fullStr O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_full_unstemmed O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_sort o ensino de história vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319
work_keys_str_mv AT nepomucenosabrinabarros oensinodehistoriavaiafeirainventariosparticipativosesaberesreversosapartirdeumaeducacaopatrimonialdecolonial
_version_ 1773964026297974784