Ergonomia e sustentabilidade na atividade jangadeira: construção das demandas ergonômicas na praia de Ponta Negra-RN
Este artigo apresenta o processo de construção das demandas ergonômicas referentes à atividade jangadeira de pesca artesanal realizada na praia de Ponta Negra, na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, Brazil. A instrução/construção de demandas corresponde à primeira etapa da Análise...
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Associação Brasileira de Ergonomia
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ri-123456789-452402021-12-07T20:19:40Z Ergonomia e sustentabilidade na atividade jangadeira: construção das demandas ergonômicas na praia de Ponta Negra-RN Carvalho, Ricardo José Matos de Saldanha, Maria Christine Werba Oliveira, Larissa Praça de Celestino, Joyce Elanne Matheus Veloso, Isis Tatiane de Barros Macedo Construção de demanda Construção social Ergonomia Pesca artesanal Jangadas Este artigo apresenta o processo de construção das demandas ergonômicas referentes à atividade jangadeira de pesca artesanal realizada na praia de Ponta Negra, na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, Brazil. A instrução/construção de demandas corresponde à primeira etapa da Análise Ergonômica do Trabalho-AET e permite compreender os reais problemas existentes em uma situação de trabalho, hierarquizá-los e encaminhar as providências. A demanda apresentada neste estudo caracteriza-se como uma demanda provocada, processo no qual algumas demandas potenciais ou demandas hipotéticas são levadas a uma organização, depois de ser feita uma análise prévia sobre o trabalho de interesse do estudo, decorrente de pesquisa teórica (estado da arte) e/ou de uma análise de uma situação de referência (estado da prática) onde são levantadas algumas hipóteses de demandas sobre o trabalho que se quer estudar. O método de construção das demandas é sustentado por um processo de construção social, utilizando-se de métodos e técnicas interacionais (ação conversacional, escuta às verbalizações espontâneas e provocadas), roteiros dinâmicos e de questionário sócio-econômico, de métodos e técnicas observacionais (observações abertas auxiliadas por filmagens e fotografias) e de pesquisas bibliográficas, pesquisas em situação de referência e documentais. Este artigo demonstra a eficiência desta escolha metodológica para construir demandas ergonômicas reais e destaca a importância da construção social neste processo, cujo objetivo é o de melhor encaminhar as ações ergonômicas que possibilitem a melhoria das condições de trabalho e de vida dos pescadores e a sustentabilidade da atividade jangadeira 2021-12-07T20:18:15Z 2021-12-07T20:18:15Z 2020-07-09 article SALDANHA, Maria Christine Werba; CARVALHO, Ricardo José Matos de; OLIVEIRA, Larissa Praça de; CELESTINO, Joyce Elanne Matheus; VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macedo. Ergonomia e sustentabilidade na atividade jangadeira:: construção das demandas ergonômicas na praia de ponta negra-rn. Ação Ergonômica: Revista Brasileira de Ergonomia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 101-121, 09 jul. 2020. Disponível: https://www.revistaacaoergonomica.org/revista/index.php/ojs/article/view/157. Acesso em: 11 nov. 2021. 1519-7859 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45240 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Associação Brasileira de Ergonomia |
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Este artigo apresenta o processo de construção das demandas ergonômicas
referentes à atividade jangadeira de pesca artesanal realizada na praia de Ponta Negra, na
cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, Brazil. A instrução/construção de
demandas corresponde à primeira etapa da Análise Ergonômica do Trabalho-AET e permite
compreender os reais problemas existentes em uma situação de trabalho, hierarquizá-los e
encaminhar as providências. A demanda apresentada neste estudo caracteriza-se como uma
demanda provocada, processo no qual algumas demandas potenciais ou demandas hipotéticas
são levadas a uma organização, depois de ser feita uma análise prévia sobre o trabalho de
interesse do estudo, decorrente de pesquisa teórica (estado da arte) e/ou de uma análise de
uma situação de referência (estado da prática) onde são levantadas algumas hipóteses de
demandas sobre o trabalho que se quer estudar. O método de construção das demandas é
sustentado por um processo de construção social, utilizando-se de métodos e técnicas
interacionais (ação conversacional, escuta às verbalizações espontâneas e provocadas),
roteiros dinâmicos e de questionário sócio-econômico, de métodos e técnicas observacionais
(observações abertas auxiliadas por filmagens e fotografias) e de pesquisas bibliográficas,
pesquisas em situação de referência e documentais. Este artigo demonstra a eficiência desta
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