Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brinc...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de
Outros Autores: Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45089
record_format dspace
spelling ri-123456789-450892023-03-06T21:28:49Z Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Silva, Bárbara Rainara Maia Medeiros, Blenda Carine Dantas de Educação infantil Práticas pedagógicas Brincadeiras Atividades Lúdicas O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brincar. Discute sobre o papel das brincadeiras como propulsoras das práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir dos documentos oficiais da Educação Infantil, RCNEI (1998); DCNEI (2010); BNCC (2018), assim como a intenção da instituição de Educação Infantil. Ressalta a relevância do papel dos docentes da Educação Infantil e da prática do planejamento pedagógico, fazendo relação com a organização do tempo, espaço e materiais. Além disso, discorre sobre possibilidades de atividades lúdicas no contexto educativo. A pesquisa, portanto, é finalizada segundo as considerações de que o brincar e as atividades lúdicas são de extrema importância na Educação Infantil. E que todo o corpo docente e o ambiente escolar devem reinventar sua prática pensando no protagonismo das crianças. 2021-11-30T13:53:53Z 2021-11-30T13:53:53Z 2021-09-02 bachelorThesis OLIVEIRA, Pâmela Clarissa Medeiros de. Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação infantil
Práticas pedagógicas
Brincadeiras
Atividades Lúdicas
spellingShingle Educação infantil
Práticas pedagógicas
Brincadeiras
Atividades Lúdicas
Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de
Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
description O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brincar. Discute sobre o papel das brincadeiras como propulsoras das práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir dos documentos oficiais da Educação Infantil, RCNEI (1998); DCNEI (2010); BNCC (2018), assim como a intenção da instituição de Educação Infantil. Ressalta a relevância do papel dos docentes da Educação Infantil e da prática do planejamento pedagógico, fazendo relação com a organização do tempo, espaço e materiais. Além disso, discorre sobre possibilidades de atividades lúdicas no contexto educativo. A pesquisa, portanto, é finalizada segundo as considerações de que o brincar e as atividades lúdicas são de extrema importância na Educação Infantil. E que todo o corpo docente e o ambiente escolar devem reinventar sua prática pensando no protagonismo das crianças.
author2 Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
author_facet Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de
format bachelorThesis
author Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de
author_sort Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de
title Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
title_short Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
title_full Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
title_fullStr Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
title_full_unstemmed Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
title_sort potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089
work_keys_str_mv AT oliveirapamelaclarissamedeirosde potencialidadesdobrincarnapraticapedagogicadaeducacaoinfantilumestudoteorico
_version_ 1773963350448799744