Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brinc...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-45089 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-450892023-03-06T21:28:49Z Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Silva, Bárbara Rainara Maia Medeiros, Blenda Carine Dantas de Educação infantil Práticas pedagógicas Brincadeiras Atividades Lúdicas O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brincar. Discute sobre o papel das brincadeiras como propulsoras das práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir dos documentos oficiais da Educação Infantil, RCNEI (1998); DCNEI (2010); BNCC (2018), assim como a intenção da instituição de Educação Infantil. Ressalta a relevância do papel dos docentes da Educação Infantil e da prática do planejamento pedagógico, fazendo relação com a organização do tempo, espaço e materiais. Além disso, discorre sobre possibilidades de atividades lúdicas no contexto educativo. A pesquisa, portanto, é finalizada segundo as considerações de que o brincar e as atividades lúdicas são de extrema importância na Educação Infantil. E que todo o corpo docente e o ambiente escolar devem reinventar sua prática pensando no protagonismo das crianças. 2021-11-30T13:53:53Z 2021-11-30T13:53:53Z 2021-09-02 bachelorThesis OLIVEIRA, Pâmela Clarissa Medeiros de. Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação infantil Práticas pedagógicas Brincadeiras Atividades Lúdicas |
spellingShingle |
Educação infantil Práticas pedagógicas Brincadeiras Atividades Lúdicas Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
description |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brincar. Discute sobre o papel das brincadeiras como propulsoras das práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir dos documentos oficiais da Educação Infantil, RCNEI (1998); DCNEI (2010); BNCC (2018), assim como a intenção da instituição de Educação Infantil. Ressalta a relevância do papel dos docentes da Educação Infantil e da prática do planejamento pedagógico, fazendo relação com a organização do tempo, espaço e materiais. Além disso, discorre sobre possibilidades de atividades lúdicas no contexto educativo. A pesquisa, portanto, é finalizada segundo as considerações de que o brincar e as atividades lúdicas são de extrema importância na Educação Infantil. E que todo o corpo docente e o ambiente escolar devem reinventar sua prática pensando no protagonismo das crianças. |
author2 |
Ramalho, Ivone Priscilla de Castro |
author_facet |
Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de |
author_sort |
Oliveira, Pâmela Clarissa Medeiros de |
title |
Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
title_short |
Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
title_full |
Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
title_fullStr |
Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
title_full_unstemmed |
Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
title_sort |
potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirapamelaclarissamedeirosde potencialidadesdobrincarnapraticapedagogicadaeducacaoinfantilumestudoteorico |
_version_ |
1773963350448799744 |