Potencialidades do brincar na prática pedagógica da educação infantil: um estudo teórico.
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brinc...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45089 |
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Resumo: | O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo principal analisar a importância do brincar no processo de desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil, a partir da análise de documentos e revisão de literaturas de acordo com a temática do brincar. Discute sobre o papel das brincadeiras como propulsoras das práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir dos documentos oficiais da Educação Infantil, RCNEI (1998); DCNEI (2010); BNCC (2018), assim como a intenção da instituição de Educação Infantil. Ressalta a relevância do papel dos docentes da Educação Infantil e da prática do planejamento pedagógico, fazendo relação com a organização do tempo, espaço e materiais. Além disso, discorre sobre possibilidades de atividades lúdicas no contexto educativo. A pesquisa, portanto, é finalizada segundo as considerações de que o brincar e as atividades lúdicas são de extrema importância na Educação Infantil. E que todo o corpo docente e o ambiente escolar devem reinventar sua prática pensando no protagonismo das crianças. |
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