Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oport...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-45084 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-450842021-11-30T13:30:21Z Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente Lima, Gabriella Dantas de Ribeiro, Cynara Teixeira Ribeiro, Cynara Teixeira Costa, Vânia Aparecida Sampaio, Marisa Narcizo Memorial formativo Vivência Formação docente Identidade docente Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oportunidades formativas que impactaram no meu processo de profissionalização inicial. As fontes pessoais para a elaboração do trabalho situam-se nos registros escritos realizados pela autora durante toda a graduação. Tomando como eixos condutores o conceito de vivência teorizado por Vigotski e os de formação docente e identidade docente, foram selecionadas as vivências que retroativamente foram avaliadas como mais impactantes, tanto no âmbito dos componentes curriculares, como no tocante a demais atividades de ensino e extensão, como a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a formação complementar no Programa Hábitos de Estudos (PHE); e o Estágio Não Obrigatório. A partir da escrita do memorial, foi possível tecer articulações significativas entre registros e memórias referentes à trajetória e os saberes da docência construídos como requisitos à formação em Pedagogia. Dessa forma, conclui-se a pertinência do Memorial Formativo enquanto modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso, na medida em que promove uma ressignificação do vivido e consequentemente oferece subsídios importantes à futura atuação profissional. 2021-11-30T13:30:21Z 2021-11-30T13:30:21Z 2021-09-15 bachelorThesis LIMA, Gabriella Dantas de. Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente. 2021, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Memorial formativo Vivência Formação docente Identidade docente |
spellingShingle |
Memorial formativo Vivência Formação docente Identidade docente Lima, Gabriella Dantas de Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
description |
Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências
formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no
curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oportunidades formativas que
impactaram no meu processo de profissionalização inicial. As fontes pessoais para a
elaboração do trabalho situam-se nos registros escritos realizados pela autora
durante toda a graduação. Tomando como eixos condutores o conceito de vivência
teorizado por Vigotski e os de formação docente e identidade docente, foram
selecionadas as vivências que retroativamente foram avaliadas como mais
impactantes, tanto no âmbito dos componentes curriculares, como no tocante a
demais atividades de ensino e extensão, como a participação no Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a formação complementar
no Programa Hábitos de Estudos (PHE); e o Estágio Não Obrigatório. A partir da
escrita do memorial, foi possível tecer articulações significativas entre registros e
memórias referentes à trajetória e os saberes da docência construídos como
requisitos à formação em Pedagogia. Dessa forma, conclui-se a pertinência do
Memorial Formativo enquanto modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso, na
medida em que promove uma ressignificação do vivido e consequentemente oferece
subsídios importantes à futura atuação profissional. |
author2 |
Ribeiro, Cynara Teixeira |
author_facet |
Ribeiro, Cynara Teixeira Lima, Gabriella Dantas de |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Gabriella Dantas de |
author_sort |
Lima, Gabriella Dantas de |
title |
Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
title_short |
Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
title_full |
Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
title_fullStr |
Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
title_full_unstemmed |
Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
title_sort |
vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084 |
work_keys_str_mv |
AT limagabrielladantasde vivenciasnagraduacaoempedagogiareflexoesacercadoprocessodeformacaoeconstrucaodaidentidadedocente |
_version_ |
1773958375256621056 |