Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente

Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oport...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Gabriella Dantas de
Outros Autores: Ribeiro, Cynara Teixeira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45084
record_format dspace
spelling ri-123456789-450842021-11-30T13:30:21Z Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente Lima, Gabriella Dantas de Ribeiro, Cynara Teixeira Ribeiro, Cynara Teixeira Costa, Vânia Aparecida Sampaio, Marisa Narcizo Memorial formativo Vivência Formação docente Identidade docente Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oportunidades formativas que impactaram no meu processo de profissionalização inicial. As fontes pessoais para a elaboração do trabalho situam-se nos registros escritos realizados pela autora durante toda a graduação. Tomando como eixos condutores o conceito de vivência teorizado por Vigotski e os de formação docente e identidade docente, foram selecionadas as vivências que retroativamente foram avaliadas como mais impactantes, tanto no âmbito dos componentes curriculares, como no tocante a demais atividades de ensino e extensão, como a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a formação complementar no Programa Hábitos de Estudos (PHE); e o Estágio Não Obrigatório. A partir da escrita do memorial, foi possível tecer articulações significativas entre registros e memórias referentes à trajetória e os saberes da docência construídos como requisitos à formação em Pedagogia. Dessa forma, conclui-se a pertinência do Memorial Formativo enquanto modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso, na medida em que promove uma ressignificação do vivido e consequentemente oferece subsídios importantes à futura atuação profissional. 2021-11-30T13:30:21Z 2021-11-30T13:30:21Z 2021-09-15 bachelorThesis LIMA, Gabriella Dantas de. Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente. 2021, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Memorial formativo
Vivência
Formação docente
Identidade docente
spellingShingle Memorial formativo
Vivência
Formação docente
Identidade docente
Lima, Gabriella Dantas de
Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
description Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oportunidades formativas que impactaram no meu processo de profissionalização inicial. As fontes pessoais para a elaboração do trabalho situam-se nos registros escritos realizados pela autora durante toda a graduação. Tomando como eixos condutores o conceito de vivência teorizado por Vigotski e os de formação docente e identidade docente, foram selecionadas as vivências que retroativamente foram avaliadas como mais impactantes, tanto no âmbito dos componentes curriculares, como no tocante a demais atividades de ensino e extensão, como a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a formação complementar no Programa Hábitos de Estudos (PHE); e o Estágio Não Obrigatório. A partir da escrita do memorial, foi possível tecer articulações significativas entre registros e memórias referentes à trajetória e os saberes da docência construídos como requisitos à formação em Pedagogia. Dessa forma, conclui-se a pertinência do Memorial Formativo enquanto modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso, na medida em que promove uma ressignificação do vivido e consequentemente oferece subsídios importantes à futura atuação profissional.
author2 Ribeiro, Cynara Teixeira
author_facet Ribeiro, Cynara Teixeira
Lima, Gabriella Dantas de
format bachelorThesis
author Lima, Gabriella Dantas de
author_sort Lima, Gabriella Dantas de
title Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
title_short Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
title_full Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
title_fullStr Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
title_full_unstemmed Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
title_sort vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084
work_keys_str_mv AT limagabrielladantasde vivenciasnagraduacaoempedagogiareflexoesacercadoprocessodeformacaoeconstrucaodaidentidadedocente
_version_ 1773958375256621056