Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente

Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oport...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Gabriella Dantas de
Outros Autores: Ribeiro, Cynara Teixeira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oportunidades formativas que impactaram no meu processo de profissionalização inicial. As fontes pessoais para a elaboração do trabalho situam-se nos registros escritos realizados pela autora durante toda a graduação. Tomando como eixos condutores o conceito de vivência teorizado por Vigotski e os de formação docente e identidade docente, foram selecionadas as vivências que retroativamente foram avaliadas como mais impactantes, tanto no âmbito dos componentes curriculares, como no tocante a demais atividades de ensino e extensão, como a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a formação complementar no Programa Hábitos de Estudos (PHE); e o Estágio Não Obrigatório. A partir da escrita do memorial, foi possível tecer articulações significativas entre registros e memórias referentes à trajetória e os saberes da docência construídos como requisitos à formação em Pedagogia. Dessa forma, conclui-se a pertinência do Memorial Formativo enquanto modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso, na medida em que promove uma ressignificação do vivido e consequentemente oferece subsídios importantes à futura atuação profissional.