Vivências na graduação em pedagogia: reflexões acerca do processo de formação e construção da identidade docente
Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oport...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45084 |
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Resumo: | Esse trabalho consiste em um Memorial Formativo que tem como foco as vivências
formativas no curso de Pedagogia. O objetivo geral é sistematizar as vivências no
curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN), destacando pontos relevantes, limitações e oportunidades formativas que
impactaram no meu processo de profissionalização inicial. As fontes pessoais para a
elaboração do trabalho situam-se nos registros escritos realizados pela autora
durante toda a graduação. Tomando como eixos condutores o conceito de vivência
teorizado por Vigotski e os de formação docente e identidade docente, foram
selecionadas as vivências que retroativamente foram avaliadas como mais
impactantes, tanto no âmbito dos componentes curriculares, como no tocante a
demais atividades de ensino e extensão, como a participação no Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a formação complementar
no Programa Hábitos de Estudos (PHE); e o Estágio Não Obrigatório. A partir da
escrita do memorial, foi possível tecer articulações significativas entre registros e
memórias referentes à trajetória e os saberes da docência construídos como
requisitos à formação em Pedagogia. Dessa forma, conclui-se a pertinência do
Memorial Formativo enquanto modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso, na
medida em que promove uma ressignificação do vivido e consequentemente oferece
subsídios importantes à futura atuação profissional. |
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