Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão,...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45082 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-45082 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-450822022-12-29T13:50:36Z Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? Freitas, Giovana de Oliveira Cordeiro, Sandro da Silva http://lattes.cnpq.br/7711058574372090 Souza, Danielle Medeiros de Adaptação escolar Ensino fundamental Tema de pesquisa Educação da infância A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão, compreender o que ocorre com as crianças egressas do NEI se tornou essencial, para que possamos avaliar a eficácia do projeto educativo desenvolvido pela instituição, assim como para tranquilizar as famílias sobre o modo como pensamos a Educação da Infância. Por esta razão, propomos a pesquisa intitulada “Sai do NEI, e agora? Uma reflexão sobre as crianças egressas do NEI em outros espaços educativos”, cujo objetivo concentrou-se na possibilidade de perceber quais as dificuldades e possibilidades geradas pelo NEI, frente a inserção em uma nova instituição de ensino. Para compreender com maior minúcia o processo engendrado, adotamos como referencial teórico Rapoport (2014), Santos e Gisi (2017) e Zanini, Maturano e Fontaine (2016), a fim de contribuir para a compreensão do processo adaptativo a ser enfrentado pelas crianças egressas do NEI. Com o intuito de entender melhor a situação, foi aplicado um questionário online e realizadas entrevistas com as famílias e as crianças egressas das turmas selecionadas, prevendo um recorte temporal específico (dos anos de 2017 e 2018), resultando em vários pontos de discussão. A partir das questões lançadas, que versaram a respeito da inserção das crianças/adolescentes em outros contextos educativos, selecionamos três categorias de análise (BARDIN, 2000), que serão alvo deste artigo (adequação metodológica; desempenho acadêmico; relações interpessoais). Como resultados, percebemos que as dificuldades apresentadas pelos alunos egressos do NEI não desviam de um padrão esperado para o processo de adaptação. Além disso, também foi possível percebermos que o tema de pesquisa e a metodologia adotada pela instituição proporcionam aos alunos o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, o que contribuiu diretamente para um desempenho acadêmico satisfatório. Já no que diz respeito às relações interpessoais, é notável o impacto percebido pelos alunos ao passar da uni docência para a pluridocência. Assim sendo, consideramos que o NEI tem trilhado caminho frutífero no trabalho com o tema de pesquisa e as concepções adotadas. 2021-11-30T13:08:26Z 2021-11-30T13:08:26Z 2021-09-13 bachelorThesis FREITAS, Giovana de Oliveira. Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45082 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Adaptação escolar Ensino fundamental Tema de pesquisa Educação da infância |
spellingShingle |
Adaptação escolar Ensino fundamental Tema de pesquisa Educação da infância Freitas, Giovana de Oliveira Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? |
description |
A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão, compreender o que ocorre com as crianças egressas do NEI se tornou essencial, para que possamos avaliar a eficácia do projeto educativo desenvolvido pela instituição, assim como para tranquilizar as famílias sobre o modo como pensamos a Educação da Infância. Por esta razão, propomos a pesquisa intitulada “Sai do NEI, e agora? Uma reflexão sobre as crianças egressas do NEI em outros espaços educativos”, cujo objetivo concentrou-se na possibilidade de perceber quais as dificuldades e possibilidades geradas pelo NEI, frente a inserção em uma nova instituição de ensino. Para compreender com maior minúcia o processo engendrado, adotamos como referencial teórico Rapoport (2014), Santos e Gisi (2017) e Zanini, Maturano e Fontaine (2016), a fim de contribuir para a compreensão do processo adaptativo a ser enfrentado pelas crianças egressas do NEI. Com o intuito de entender melhor a situação, foi aplicado um questionário online e realizadas entrevistas com as famílias e as crianças egressas das turmas selecionadas, prevendo um recorte temporal específico (dos anos de 2017 e 2018), resultando em vários pontos de discussão. A partir das questões lançadas, que versaram a respeito da inserção das crianças/adolescentes em outros contextos educativos, selecionamos três categorias de análise (BARDIN, 2000), que serão alvo deste artigo (adequação metodológica; desempenho acadêmico; relações interpessoais). Como resultados, percebemos que as dificuldades apresentadas pelos alunos egressos do NEI não desviam de um padrão esperado para o processo de adaptação. Além disso, também foi possível percebermos que o tema de pesquisa e a metodologia adotada pela instituição proporcionam aos alunos o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, o que contribuiu diretamente para um desempenho acadêmico satisfatório. Já no que diz respeito às relações interpessoais, é notável o impacto percebido pelos alunos ao passar da uni docência para a pluridocência. Assim sendo, consideramos que o NEI tem trilhado caminho frutífero no trabalho com o tema de pesquisa e as concepções adotadas. |
author2 |
Cordeiro, Sandro da Silva |
author_facet |
Cordeiro, Sandro da Silva Freitas, Giovana de Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Freitas, Giovana de Oliveira |
author_sort |
Freitas, Giovana de Oliveira |
title |
Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? |
title_short |
Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? |
title_full |
Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? |
title_fullStr |
Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? |
title_full_unstemmed |
Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? |
title_sort |
adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do nei? |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45082 |
work_keys_str_mv |
AT freitasgiovanadeoliveira adaptacaoescolarnainfanciaoquedizemosegressosdonei |
_version_ |
1773966615728095232 |