Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?

A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freitas, Giovana de Oliveira
Outros Autores: Cordeiro, Sandro da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45082
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45082
record_format dspace
spelling ri-123456789-450822022-12-29T13:50:36Z Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI? Freitas, Giovana de Oliveira Cordeiro, Sandro da Silva http://lattes.cnpq.br/7711058574372090 Souza, Danielle Medeiros de Adaptação escolar Ensino fundamental Tema de pesquisa Educação da infância A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão, compreender o que ocorre com as crianças egressas do NEI se tornou essencial, para que possamos avaliar a eficácia do projeto educativo desenvolvido pela instituição, assim como para tranquilizar as famílias sobre o modo como pensamos a Educação da Infância. Por esta razão, propomos a pesquisa intitulada “Sai do NEI, e agora? Uma reflexão sobre as crianças egressas do NEI em outros espaços educativos”, cujo objetivo concentrou-se na possibilidade de perceber quais as dificuldades e possibilidades geradas pelo NEI, frente a inserção em uma nova instituição de ensino. Para compreender com maior minúcia o processo engendrado, adotamos como referencial teórico Rapoport (2014), Santos e Gisi (2017) e Zanini, Maturano e Fontaine (2016), a fim de contribuir para a compreensão do processo adaptativo a ser enfrentado pelas crianças egressas do NEI. Com o intuito de entender melhor a situação, foi aplicado um questionário online e realizadas entrevistas com as famílias e as crianças egressas das turmas selecionadas, prevendo um recorte temporal específico (dos anos de 2017 e 2018), resultando em vários pontos de discussão. A partir das questões lançadas, que versaram a respeito da inserção das crianças/adolescentes em outros contextos educativos, selecionamos três categorias de análise (BARDIN, 2000), que serão alvo deste artigo (adequação metodológica; desempenho acadêmico; relações interpessoais). Como resultados, percebemos que as dificuldades apresentadas pelos alunos egressos do NEI não desviam de um padrão esperado para o processo de adaptação. Além disso, também foi possível percebermos que o tema de pesquisa e a metodologia adotada pela instituição proporcionam aos alunos o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, o que contribuiu diretamente para um desempenho acadêmico satisfatório. Já no que diz respeito às relações interpessoais, é notável o impacto percebido pelos alunos ao passar da uni docência para a pluridocência. Assim sendo, consideramos que o NEI tem trilhado caminho frutífero no trabalho com o tema de pesquisa e as concepções adotadas. 2021-11-30T13:08:26Z 2021-11-30T13:08:26Z 2021-09-13 bachelorThesis FREITAS, Giovana de Oliveira. Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45082 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Adaptação escolar
Ensino fundamental
Tema de pesquisa
Educação da infância
spellingShingle Adaptação escolar
Ensino fundamental
Tema de pesquisa
Educação da infância
Freitas, Giovana de Oliveira
Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
description A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão, compreender o que ocorre com as crianças egressas do NEI se tornou essencial, para que possamos avaliar a eficácia do projeto educativo desenvolvido pela instituição, assim como para tranquilizar as famílias sobre o modo como pensamos a Educação da Infância. Por esta razão, propomos a pesquisa intitulada “Sai do NEI, e agora? Uma reflexão sobre as crianças egressas do NEI em outros espaços educativos”, cujo objetivo concentrou-se na possibilidade de perceber quais as dificuldades e possibilidades geradas pelo NEI, frente a inserção em uma nova instituição de ensino. Para compreender com maior minúcia o processo engendrado, adotamos como referencial teórico Rapoport (2014), Santos e Gisi (2017) e Zanini, Maturano e Fontaine (2016), a fim de contribuir para a compreensão do processo adaptativo a ser enfrentado pelas crianças egressas do NEI. Com o intuito de entender melhor a situação, foi aplicado um questionário online e realizadas entrevistas com as famílias e as crianças egressas das turmas selecionadas, prevendo um recorte temporal específico (dos anos de 2017 e 2018), resultando em vários pontos de discussão. A partir das questões lançadas, que versaram a respeito da inserção das crianças/adolescentes em outros contextos educativos, selecionamos três categorias de análise (BARDIN, 2000), que serão alvo deste artigo (adequação metodológica; desempenho acadêmico; relações interpessoais). Como resultados, percebemos que as dificuldades apresentadas pelos alunos egressos do NEI não desviam de um padrão esperado para o processo de adaptação. Além disso, também foi possível percebermos que o tema de pesquisa e a metodologia adotada pela instituição proporcionam aos alunos o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, o que contribuiu diretamente para um desempenho acadêmico satisfatório. Já no que diz respeito às relações interpessoais, é notável o impacto percebido pelos alunos ao passar da uni docência para a pluridocência. Assim sendo, consideramos que o NEI tem trilhado caminho frutífero no trabalho com o tema de pesquisa e as concepções adotadas.
author2 Cordeiro, Sandro da Silva
author_facet Cordeiro, Sandro da Silva
Freitas, Giovana de Oliveira
format bachelorThesis
author Freitas, Giovana de Oliveira
author_sort Freitas, Giovana de Oliveira
title Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
title_short Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
title_full Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
title_fullStr Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
title_full_unstemmed Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?
title_sort adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do nei?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45082
work_keys_str_mv AT freitasgiovanadeoliveira adaptacaoescolarnainfanciaoquedizemosegressosdonei
_version_ 1773966615728095232