O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-45071 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-450712021-11-29T22:07:41Z O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria Pontes, Luzimária da Silva Araújo, Thiago Matias de Sousa Araújo, Thiago Matias de Sousa Medeiros, Blenda Carine Dantas de Cavalcante, Carmem Plácida Sousa Relato de experiência Ludicidade Geometria O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da rede pública. Essa prática utilizou materiais concretos que pudessem fazer a relação entre a matemática e o cotidiano do aluno de forma contextualizada, colaborando na formação de conceitos. Foram utilizados Almeida (1995), Ausubel (1963), Borin (1996), Fonseca (2002), Tarabini (2015), Thies (2013), Kishimoto (1998 ), documentos: Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais - matemática, Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa e sites do Brasil Escola e Senado Federal, como referenciais teóricos como base para a elaboração do referido trabalho, para reforçar a ideia do lúdico como colaborador na organização de conceitos e conhecimentos diversos e a partir disso mostrar uma relação amistosa entre teoria e prática na construção de saberes lógicos e interpretativos. A partir disso, desenvolveu-se o estudo direcionado as experiências didáticas nas práticas pedagógicas. Como resultados, percebeu-se o quanto o lúdico é relevante e contribui de forma precisa para organização da compreensão conceitual, assim como na formação das crianças em seus respectivos aspectos, seja emocional, social, cognitivo, psicológico, bem como notou-se que o contato direto obtido, através da prática docente, pode subsidiar a significação pedagógica como instrumento norteador, tendo como foco a ludicidade na aquisição de conceitos matemáticos de forma contextualizada, sistematizada e relacionados com o conhecimento prévio do aluno. 2021-11-29T22:07:40Z 2021-11-29T22:07:40Z 2021-09-10 bachelorThesis PONTES, Luzimária da Silva. O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Relato de experiência Ludicidade Geometria |
spellingShingle |
Relato de experiência Ludicidade Geometria Pontes, Luzimária da Silva O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
description |
O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da rede
pública. Essa prática utilizou materiais concretos que pudessem fazer a relação entre a matemática e o cotidiano do aluno de forma contextualizada, colaborando na formação de conceitos. Foram utilizados Almeida (1995), Ausubel (1963), Borin (1996), Fonseca (2002), Tarabini (2015), Thies (2013), Kishimoto (1998 ),
documentos: Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais - matemática, Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa e sites do Brasil Escola e Senado Federal, como referenciais teóricos como base para a elaboração do referido trabalho, para reforçar a ideia do lúdico como
colaborador na organização de conceitos e conhecimentos diversos e a partir disso mostrar uma relação amistosa entre teoria e prática na construção de saberes lógicos e interpretativos. A partir disso, desenvolveu-se o estudo direcionado as experiências didáticas nas práticas pedagógicas. Como resultados, percebeu-se o quanto o lúdico é relevante e contribui de forma precisa para organização da compreensão conceitual, assim como na formação das crianças em seus respectivos aspectos, seja emocional, social, cognitivo,
psicológico, bem como notou-se que o contato direto obtido, através da prática docente, pode subsidiar a significação pedagógica como instrumento norteador, tendo como foco a ludicidade na aquisição de conceitos matemáticos de forma contextualizada, sistematizada e relacionados com o conhecimento prévio do
aluno. |
author2 |
Araújo, Thiago Matias de Sousa |
author_facet |
Araújo, Thiago Matias de Sousa Pontes, Luzimária da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Pontes, Luzimária da Silva |
author_sort |
Pontes, Luzimária da Silva |
title |
O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
title_short |
O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
title_full |
O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
title_fullStr |
O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
title_full_unstemmed |
O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
title_sort |
o lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071 |
work_keys_str_mv |
AT pontesluzimariadasilva oludicocomomecanismodeaprendizagemnoensinodematematicageometria |
_version_ |
1773963350213918720 |