O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria

O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pontes, Luzimária da Silva
Outros Autores: Araújo, Thiago Matias de Sousa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-45071
record_format dspace
spelling ri-123456789-450712021-11-29T22:07:41Z O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria Pontes, Luzimária da Silva Araújo, Thiago Matias de Sousa Araújo, Thiago Matias de Sousa Medeiros, Blenda Carine Dantas de Cavalcante, Carmem Plácida Sousa Relato de experiência Ludicidade Geometria O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da rede pública. Essa prática utilizou materiais concretos que pudessem fazer a relação entre a matemática e o cotidiano do aluno de forma contextualizada, colaborando na formação de conceitos. Foram utilizados Almeida (1995), Ausubel (1963), Borin (1996), Fonseca (2002), Tarabini (2015), Thies (2013), Kishimoto (1998 ), documentos: Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais - matemática, Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa e sites do Brasil Escola e Senado Federal, como referenciais teóricos como base para a elaboração do referido trabalho, para reforçar a ideia do lúdico como colaborador na organização de conceitos e conhecimentos diversos e a partir disso mostrar uma relação amistosa entre teoria e prática na construção de saberes lógicos e interpretativos. A partir disso, desenvolveu-se o estudo direcionado as experiências didáticas nas práticas pedagógicas. Como resultados, percebeu-se o quanto o lúdico é relevante e contribui de forma precisa para organização da compreensão conceitual, assim como na formação das crianças em seus respectivos aspectos, seja emocional, social, cognitivo, psicológico, bem como notou-se que o contato direto obtido, através da prática docente, pode subsidiar a significação pedagógica como instrumento norteador, tendo como foco a ludicidade na aquisição de conceitos matemáticos de forma contextualizada, sistematizada e relacionados com o conhecimento prévio do aluno. 2021-11-29T22:07:40Z 2021-11-29T22:07:40Z 2021-09-10 bachelorThesis PONTES, Luzimária da Silva. O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Relato de experiência
Ludicidade
Geometria
spellingShingle Relato de experiência
Ludicidade
Geometria
Pontes, Luzimária da Silva
O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
description O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da rede pública. Essa prática utilizou materiais concretos que pudessem fazer a relação entre a matemática e o cotidiano do aluno de forma contextualizada, colaborando na formação de conceitos. Foram utilizados Almeida (1995), Ausubel (1963), Borin (1996), Fonseca (2002), Tarabini (2015), Thies (2013), Kishimoto (1998 ), documentos: Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais - matemática, Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa e sites do Brasil Escola e Senado Federal, como referenciais teóricos como base para a elaboração do referido trabalho, para reforçar a ideia do lúdico como colaborador na organização de conceitos e conhecimentos diversos e a partir disso mostrar uma relação amistosa entre teoria e prática na construção de saberes lógicos e interpretativos. A partir disso, desenvolveu-se o estudo direcionado as experiências didáticas nas práticas pedagógicas. Como resultados, percebeu-se o quanto o lúdico é relevante e contribui de forma precisa para organização da compreensão conceitual, assim como na formação das crianças em seus respectivos aspectos, seja emocional, social, cognitivo, psicológico, bem como notou-se que o contato direto obtido, através da prática docente, pode subsidiar a significação pedagógica como instrumento norteador, tendo como foco a ludicidade na aquisição de conceitos matemáticos de forma contextualizada, sistematizada e relacionados com o conhecimento prévio do aluno.
author2 Araújo, Thiago Matias de Sousa
author_facet Araújo, Thiago Matias de Sousa
Pontes, Luzimária da Silva
format bachelorThesis
author Pontes, Luzimária da Silva
author_sort Pontes, Luzimária da Silva
title O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
title_short O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
title_full O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
title_fullStr O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
title_full_unstemmed O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
title_sort o lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071
work_keys_str_mv AT pontesluzimariadasilva oludicocomomecanismodeaprendizagemnoensinodematematicageometria
_version_ 1773963350213918720