O lúdico como mecanismo de aprendizagem no ensino de matemática - geometria
O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45071 |
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Resumo: | O trabalho em questão, tem como objetivo principal relatar a prática pedagógica no que se refere ao ensino da matemática – geometria - de forma lúdica, com utilização de jogos e atividades práticas contextualizadas; durante o Estágio Supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da rede
pública. Essa prática utilizou materiais concretos que pudessem fazer a relação entre a matemática e o cotidiano do aluno de forma contextualizada, colaborando na formação de conceitos. Foram utilizados Almeida (1995), Ausubel (1963), Borin (1996), Fonseca (2002), Tarabini (2015), Thies (2013), Kishimoto (1998 ),
documentos: Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais - matemática, Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa e sites do Brasil Escola e Senado Federal, como referenciais teóricos como base para a elaboração do referido trabalho, para reforçar a ideia do lúdico como
colaborador na organização de conceitos e conhecimentos diversos e a partir disso mostrar uma relação amistosa entre teoria e prática na construção de saberes lógicos e interpretativos. A partir disso, desenvolveu-se o estudo direcionado as experiências didáticas nas práticas pedagógicas. Como resultados, percebeu-se o quanto o lúdico é relevante e contribui de forma precisa para organização da compreensão conceitual, assim como na formação das crianças em seus respectivos aspectos, seja emocional, social, cognitivo,
psicológico, bem como notou-se que o contato direto obtido, através da prática docente, pode subsidiar a significação pedagógica como instrumento norteador, tendo como foco a ludicidade na aquisição de conceitos matemáticos de forma contextualizada, sistematizada e relacionados com o conhecimento prévio do
aluno. |
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