Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia

Topology is a branch of mathematics that studies the characteristics and properties of objects and shapes that are maintained even when they are subjected to deformations. Developed from needs that were not answered only with knowledge of Geometry and improved over time with the discoveries of sev...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
Outros Autores: Lopes, Jaques Silveira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44919
record_format dspace
spelling ri-123456789-449192021-11-16T20:53:27Z Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia Almeida, Fernando Montanaro Paiva de Lopes, Jaques Silveira http://lattes.cnpq.br/4713282284060566 http://lattes.cnpq.br/1605698945852448 Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2246246461693229 Medeiros, Rainelly Cunha de http://lattes.cnpq.br/2515046209855165 Topologia Bolas Intervalos Espaços métricos Topology is a branch of mathematics that studies the characteristics and properties of objects and shapes that are maintained even when they are subjected to deformations. Developed from needs that were not answered only with knowledge of Geometry and improved over time with the discoveries of several renowned mathematicians, this branch is commonly seen in higher education. However, the following thesis was developed in order to present, in an introductory way, topics in Mathematical Topology that can be treated and enhanced in high school, considering the limitations of knowledge applied at the level of education - such as the idea of intervals - and the knowledge already learned during the student journey. To this end, ways will be presented to introduce Topology ideas, such as the concept of balls and spheres, through concepts already seen by the students, allying themselves with concrete examples that can be found in their daily lives. We understand that the mastery of certain knowledge of the Topology of Metric Spaces brings greater comfort in dealing with the minutiae of mathematical models involving the line and the plane. Here, the notion of metrics is approached in a very intuitive way, once students are already used to the notion of distance between two points, either on the straight or on the plane. Topologia é um ramo da Matemática que estuda as características e propriedades de objetos e formas que são mantidas mesmo quando estes são submetidos a deformações. Desenvolvida a partir de necessidades que não eram atendidas apenas com conhecimentos de Geometria e aperfeiçoada com o passar do tempo com descobertas de vários matemáticos renomados, este ramo ´e comumente visto no ensino superior. Porém, a seguinte dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira introdutória, tópicos de Topologia Matemática que podem ser tratados e potencializados no ensino médio, considerando as limitações de saberes aplicadas ao nível de ensino - como a ideia de intervalos - e os conhecimentos já aprendidos durante a jornada estudantil. Para tal, serão apresentadas maneiras de introduzir ideias de Topologia, como o conceito de bolas e esfera, por intermédio de conceitos já vistos pelos alunos, aliando-se também a exemplos concretos que podem ser encontrados no seu cotidiano. Entendemos que o domínio de certos conhecimentos da Topologia de Espaços Métricos traz um maior conforto no trato das minúcias de modelos matemáticos que envolvam a reta e o plano. Aqui, a noção de métrica é abordada de maneira bastante intuitiva, uma vez que os alunos já estão habituados com a noção de distância entre dois pontos, seja na reta ou no plano. 2021-11-16T20:31:12Z 2021-11-16T20:31:12Z 2020-03-23 masterThesis ALMEIDA, Fernando Montanaro Paiva de. Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Topologia
Bolas
Intervalos
Espaços métricos
spellingShingle Topologia
Bolas
Intervalos
Espaços métricos
Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
description Topology is a branch of mathematics that studies the characteristics and properties of objects and shapes that are maintained even when they are subjected to deformations. Developed from needs that were not answered only with knowledge of Geometry and improved over time with the discoveries of several renowned mathematicians, this branch is commonly seen in higher education. However, the following thesis was developed in order to present, in an introductory way, topics in Mathematical Topology that can be treated and enhanced in high school, considering the limitations of knowledge applied at the level of education - such as the idea of intervals - and the knowledge already learned during the student journey. To this end, ways will be presented to introduce Topology ideas, such as the concept of balls and spheres, through concepts already seen by the students, allying themselves with concrete examples that can be found in their daily lives. We understand that the mastery of certain knowledge of the Topology of Metric Spaces brings greater comfort in dealing with the minutiae of mathematical models involving the line and the plane. Here, the notion of metrics is approached in a very intuitive way, once students are already used to the notion of distance between two points, either on the straight or on the plane.
author2 Lopes, Jaques Silveira
author_facet Lopes, Jaques Silveira
Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
format masterThesis
author Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
author_sort Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
title Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_short Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_full Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_fullStr Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_full_unstemmed Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_sort trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919
work_keys_str_mv AT almeidafernandomontanaropaivade trabalhandocombolaseintervalosumaabordagemintrodutoriadatopologia
_version_ 1773963678037573632