Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
When studying the History of Mathematics, we see that the problems were interpreted and treated through geometry, since the entire economy in antiquity was concentrated on agriculture: land division, distance between places, land prices, etc. In this way, we see useful the recovery of the geometric...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44848 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-448482022-05-02T15:50:24Z Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus Silva, Lucylla Medeiros da Ferreira, Debora Borges http://lattes.cnpq.br/7012991659933730 http://lattes.cnpq.br/8894486682278789 Lima, Ronaldo Freire de http://lattes.cnpq.br/3978672890268278 Félix, Wenia Valdevino http://lattes.cnpq.br/5246491774018325 Matemática Polinômios Geometria Ensino da matemática Jogos When studying the History of Mathematics, we see that the problems were interpreted and treated through geometry, since the entire economy in antiquity was concentrated on agriculture: land division, distance between places, land prices, etc. In this way, we see useful the recovery of the geometric approach in several mathematical contents, among which we brought as theme the 1st, 2nd and 3rd degree polynomials.This dissertation provides a suggestion for mathematics teachers on how to approach the study of polynomials in elementary school in a geometric way. For this, we will make a relation with areas and volumes of geometric figures, in particular - for their practicality, because we will deal with Basic Education - the rectangle and the right rectangular prism. We discuss the algebraic definitions and propositions of polynomials, as well as the definitions of areas of rectangles and volumes of parallelepipeds, and then correlate both approaches.In addition, we have included a suggestion for a ludic activity to be applied in an 8th grade class of elementary school, so that it demonstrates the efficiency of using geometry in teaching polynomials in the classroom, I.e, that through geometry, the 8th graders students understand them and know how to operate them. Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los. 2021-11-09T18:49:24Z 2021-11-09T18:49:24Z 2021-07-22 masterThesis SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Matemática Polinômios Geometria Ensino da matemática Jogos |
spellingShingle |
Matemática Polinômios Geometria Ensino da matemática Jogos Silva, Lucylla Medeiros da Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
description |
When studying the History of Mathematics, we see that the problems were interpreted and treated
through geometry, since the entire economy in antiquity was concentrated on agriculture: land division,
distance between places, land prices, etc. In this way, we see useful the recovery of the geometric
approach in several mathematical contents, among which we brought as theme the 1st, 2nd and
3rd degree polynomials.This dissertation provides a suggestion for mathematics teachers on how to
approach the study of polynomials in elementary school in a geometric way. For this, we will make
a relation with areas and volumes of geometric figures, in particular - for their practicality, because
we will deal with Basic Education - the rectangle and the right rectangular prism. We discuss the
algebraic definitions and propositions of polynomials, as well as the definitions of areas of rectangles
and volumes of parallelepipeds, and then correlate both approaches.In addition, we have included
a suggestion for a ludic activity to be applied in an 8th grade class of elementary school, so that it
demonstrates the efficiency of using geometry in teaching polynomials in the classroom, I.e, that
through geometry, the 8th graders students understand them and know how to operate them. |
author2 |
Ferreira, Debora Borges |
author_facet |
Ferreira, Debora Borges Silva, Lucylla Medeiros da |
format |
masterThesis |
author |
Silva, Lucylla Medeiros da |
author_sort |
Silva, Lucylla Medeiros da |
title |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_short |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_full |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_fullStr |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_sort |
uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848 |
work_keys_str_mv |
AT silvalucyllamedeirosda umaabordagemgeometricaparaoperacoesbasicasdospolinomiosde1o2oe3ograus |
_version_ |
1773963072494370816 |