Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado
The increase in vehicle traffic on Brazilian highways and the increasing your weight and carrying capacity have required increasingly larger and more resistant bridges. Nonetheless, it is also necessary to adapt the old bridges to the current traffic conditions, carrying out activities to reinforce...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44830 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44830 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Pontes em concreto Fator de distribuição de cargas Alargamento de pontes Método dos Elementos Finitos (MEF) |
spellingShingle |
Pontes em concreto Fator de distribuição de cargas Alargamento de pontes Método dos Elementos Finitos (MEF) Costa, Fernanda Karen Melo da Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
description |
The increase in vehicle traffic on Brazilian highways and the increasing your weight and
carrying capacity have required increasingly larger and more resistant bridges. Nonetheless, it
is also necessary to adapt the old bridges to the current traffic conditions, carrying out activities
to reinforce and widen these structures. In this context, this research aims to analyze the
distribution of bending moments and shear forces due to the mobile load in superstructure of
straight bridges with multiple beams that went through a process of widening their cross section.
Therefore, the Leonhardt method adapted to bridges with wide decks, the numerical model by
Finite Element Method (FEM), using the CSiBridge® program, version 21, and the method
proposed by AASHTO LRFD (2017) were used. Analysis of bridge situations with different
numbers of beams, different numbers of intermediate transverses and with concretes of different
strengths in the widening region were carried out. As results, it is concluded that the distribution
of forces between beams of the same geometry depended fundamentally on the increase in the
rigidity of the deck, intensified by the increase in the strength of the concrete in the widening
region. In addition, it was observed that the greater the strength of the concrete in widening, the
more forces were absorbed by the widening beams and less by the existing beams. Finally, it
was observed that the number of intermediate transverses had little influence on the distribution
of forces between the beams of a widened bridge and that a greater number of beams added to
the original bridge resulted in greater stress relief in the initial beams. |
author2 |
Silva Filho, José Neres da |
author_facet |
Silva Filho, José Neres da Costa, Fernanda Karen Melo da |
format |
masterThesis |
author |
Costa, Fernanda Karen Melo da |
author_sort |
Costa, Fernanda Karen Melo da |
title |
Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
title_short |
Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
title_full |
Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
title_fullStr |
Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
title_full_unstemmed |
Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
title_sort |
análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44830 |
work_keys_str_mv |
AT costafernandakarenmeloda analisedadistribuicaodemomentofletoreforcacortantedevidoacargamovelemtabuleirosalargadosdepontesrodoviariasretasemconcretoarmado |
_version_ |
1773962654814044160 |
spelling |
ri-123456789-448302022-05-02T15:28:33Z Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado Costa, Fernanda Karen Melo da Silva Filho, José Neres da http://lattes.cnpq.br/2653966818010443 http://lattes.cnpq.br/0915972389480304 Barros, Rodrigo http://lattes.cnpq.br/6314974214441091 Delalibera, Rodrigo Gustavo http://lattes.cnpq.br/6277549281444797 Pontes em concreto Fator de distribuição de cargas Alargamento de pontes Método dos Elementos Finitos (MEF) The increase in vehicle traffic on Brazilian highways and the increasing your weight and carrying capacity have required increasingly larger and more resistant bridges. Nonetheless, it is also necessary to adapt the old bridges to the current traffic conditions, carrying out activities to reinforce and widen these structures. In this context, this research aims to analyze the distribution of bending moments and shear forces due to the mobile load in superstructure of straight bridges with multiple beams that went through a process of widening their cross section. Therefore, the Leonhardt method adapted to bridges with wide decks, the numerical model by Finite Element Method (FEM), using the CSiBridge® program, version 21, and the method proposed by AASHTO LRFD (2017) were used. Analysis of bridge situations with different numbers of beams, different numbers of intermediate transverses and with concretes of different strengths in the widening region were carried out. As results, it is concluded that the distribution of forces between beams of the same geometry depended fundamentally on the increase in the rigidity of the deck, intensified by the increase in the strength of the concrete in the widening region. In addition, it was observed that the greater the strength of the concrete in widening, the more forces were absorbed by the widening beams and less by the existing beams. Finally, it was observed that the number of intermediate transverses had little influence on the distribution of forces between the beams of a widened bridge and that a greater number of beams added to the original bridge resulted in greater stress relief in the initial beams. O aumento do tráfego de veículos nas rodovias brasileiras, assim como o aumento do seu peso e da sua capacidade de carga, tem exigido pontes cada vez maiores e mais resistentes. Diante disso, é preciso também adequar as pontes antigas às atuais condições de tráfego, realizando, para isso, atividades de reforço e alargamento destas estruturas. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar a distribuição de momentos fletores e forças cortantes devidos à carga móvel em superestrutura de pontes retas com múltiplas longarinas que passaram por um processo de alargamento de sua seção transversal. Para tanto, foi utilizado o método de Leonhardt adaptado às pontes com tabuleiros alargados, o modelo numérico via Método dos Elementos Finitos (MEF), com o auxílio do programa CSiBridge®, versão 21, e o método proposto pela AASHTO LRFD (2017). Foram feitas análises de situações de pontes com diferentes números de longarinas, diferentes números de transversinas intermediárias e com concretos de diferentes resistências na região de alargamento, as quais permitiram concluir que a distribuição de esforços entre longarinas de mesma geometria dependeu fundamentalmente do aumento da rigidez do tabuleiro potencializada pelo aumento da resistência do concreto na região de alargamento e que, quanto maior era a resistência do concreto nessa região, mais esforços eram absorvidos pelas longarinas de alargamento e menos pelas longarinas já existentes. Além disso, observou-se que o número de transversinas intermediárias teve pouca influência na distribuição de esforços entre as longarinas de uma ponte alargada e que um número maior de longarinas acrescidas à ponte original resultou em maiores alívios de esforços nas longarinas iniciais. 2021-11-08T23:09:29Z 2021-11-08T23:09:29Z 2021-09-17 masterThesis COSTA, Fernanda Karen Melo da. Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado. 2021. 260f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44830 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL |