O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhec...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44737 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-447372021-10-29T15:08:35Z O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II Cavalcante Filho, Orlando Bezerra Costa, Alan Ricardo http://lattes.cnpq.br/6577560134858834 https://orcid.org/0000-0001-8132-6202 http://lattes.cnpq.br/6630818177789263 Podcast Conhecimento Tecnologia Mediação Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhecimento. Trata-se de um recurso tecnológico que, com base na literatura da área, pode ser concebido como uma ferramenta com potencial para transformar-se em um mecanismo de apoio pedagógico no contexto escolar, sobretudo por seu baixo custo e fácil utilização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho analisar o podcast como uma tecnologia digital da comunicação que tem potencial para servir como suporte pedagógico no processo de mediação do conhecimento, tendo como lócus da pesquisa a Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, localizada no município de Santo Antônio/RN. Em termos metodológicos, este trabalho de caráter qualitativo foi desenvolvido com base na aplicação de questionários online junto a professores da referida escola. São sujeitos de pesquisa 5 professores que responderam voluntariamente o questionário anônimo. Os resultados foram analisados e interpretados com base nos estudos recentes sobre tecnologias digitais e podcasts, que compõem o referencial teórico desta pesquisa, e permitem notar que o uso de podcast na Escola supracitada ainda é muito incipiente, restando evidente a necessidade de estímulos por meio de capacitações que o promova como instrumento de apoio pedagógico no processo de mediação do conhecimento. 2021-10-29T15:08:33Z 2021-10-29T15:08:33Z 2021-09-09 bachelorThesis CAVALCANTE FILHO, Orlando Bezerra. O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Podcast Conhecimento Tecnologia Mediação |
spellingShingle |
Podcast Conhecimento Tecnologia Mediação Cavalcante Filho, Orlando Bezerra O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II |
description |
Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhecimento. Trata-se de um recurso tecnológico que, com base na literatura da área, pode ser concebido como uma ferramenta com potencial para transformar-se em um mecanismo de apoio pedagógico no contexto escolar, sobretudo por seu baixo custo e fácil utilização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho analisar o podcast como uma tecnologia digital da comunicação que tem potencial para servir como suporte pedagógico no processo de mediação do conhecimento, tendo como lócus da pesquisa a Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, localizada no município de Santo Antônio/RN. Em termos metodológicos, este trabalho de caráter qualitativo foi desenvolvido com base na aplicação de questionários online junto a professores da referida escola. São sujeitos de pesquisa 5 professores que responderam voluntariamente o questionário anônimo. Os resultados foram analisados e interpretados com base nos estudos recentes sobre tecnologias digitais e podcasts, que compõem o referencial teórico desta pesquisa, e permitem notar que o uso de podcast na Escola supracitada ainda é muito incipiente, restando evidente a necessidade de estímulos por meio de capacitações que o promova como instrumento de apoio pedagógico no processo de mediação do conhecimento. |
author2 |
Costa, Alan Ricardo |
author_facet |
Costa, Alan Ricardo Cavalcante Filho, Orlando Bezerra |
format |
bachelorThesis |
author |
Cavalcante Filho, Orlando Bezerra |
author_sort |
Cavalcante Filho, Orlando Bezerra |
title |
O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II |
title_short |
O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II |
title_full |
O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II |
title_fullStr |
O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II |
title_sort |
o podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental ii |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737 |
work_keys_str_mv |
AT cavalcantefilhoorlandobezerra opodcastcomoinstrumentotecnologicodeensinodiagnosticodotrabalhodocentenoensinofundamentalii |
_version_ |
1773966104289345536 |