O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II

Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhec...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cavalcante Filho, Orlando Bezerra
Outros Autores: Costa, Alan Ricardo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44737
record_format dspace
spelling ri-123456789-447372021-10-29T15:08:35Z O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II Cavalcante Filho, Orlando Bezerra Costa, Alan Ricardo http://lattes.cnpq.br/6577560134858834 https://orcid.org/0000-0001-8132-6202 http://lattes.cnpq.br/6630818177789263 Podcast Conhecimento Tecnologia Mediação Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhecimento. Trata-se de um recurso tecnológico que, com base na literatura da área, pode ser concebido como uma ferramenta com potencial para transformar-se em um mecanismo de apoio pedagógico no contexto escolar, sobretudo por seu baixo custo e fácil utilização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho analisar o podcast como uma tecnologia digital da comunicação que tem potencial para servir como suporte pedagógico no processo de mediação do conhecimento, tendo como lócus da pesquisa a Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, localizada no município de Santo Antônio/RN. Em termos metodológicos, este trabalho de caráter qualitativo foi desenvolvido com base na aplicação de questionários online junto a professores da referida escola. São sujeitos de pesquisa 5 professores que responderam voluntariamente o questionário anônimo. Os resultados foram analisados e interpretados com base nos estudos recentes sobre tecnologias digitais e podcasts, que compõem o referencial teórico desta pesquisa, e permitem notar que o uso de podcast na Escola supracitada ainda é muito incipiente, restando evidente a necessidade de estímulos por meio de capacitações que o promova como instrumento de apoio pedagógico no processo de mediação do conhecimento. 2021-10-29T15:08:33Z 2021-10-29T15:08:33Z 2021-09-09 bachelorThesis CAVALCANTE FILHO, Orlando Bezerra. O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Podcast
Conhecimento
Tecnologia
Mediação
spellingShingle Podcast
Conhecimento
Tecnologia
Mediação
Cavalcante Filho, Orlando Bezerra
O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
description Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhecimento. Trata-se de um recurso tecnológico que, com base na literatura da área, pode ser concebido como uma ferramenta com potencial para transformar-se em um mecanismo de apoio pedagógico no contexto escolar, sobretudo por seu baixo custo e fácil utilização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho analisar o podcast como uma tecnologia digital da comunicação que tem potencial para servir como suporte pedagógico no processo de mediação do conhecimento, tendo como lócus da pesquisa a Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, localizada no município de Santo Antônio/RN. Em termos metodológicos, este trabalho de caráter qualitativo foi desenvolvido com base na aplicação de questionários online junto a professores da referida escola. São sujeitos de pesquisa 5 professores que responderam voluntariamente o questionário anônimo. Os resultados foram analisados e interpretados com base nos estudos recentes sobre tecnologias digitais e podcasts, que compõem o referencial teórico desta pesquisa, e permitem notar que o uso de podcast na Escola supracitada ainda é muito incipiente, restando evidente a necessidade de estímulos por meio de capacitações que o promova como instrumento de apoio pedagógico no processo de mediação do conhecimento.
author2 Costa, Alan Ricardo
author_facet Costa, Alan Ricardo
Cavalcante Filho, Orlando Bezerra
format bachelorThesis
author Cavalcante Filho, Orlando Bezerra
author_sort Cavalcante Filho, Orlando Bezerra
title O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
title_short O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
title_full O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
title_fullStr O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
title_full_unstemmed O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II
title_sort o podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental ii
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737
work_keys_str_mv AT cavalcantefilhoorlandobezerra opodcastcomoinstrumentotecnologicodeensinodiagnosticodotrabalhodocentenoensinofundamentalii
_version_ 1773966104289345536