O podcast como instrumento tecnológico de ensino: diagnóstico do trabalho docente no ensino fundamental II

Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhec...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cavalcante Filho, Orlando Bezerra
Outros Autores: Costa, Alan Ricardo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44737
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Diante de um novo contexto imposto pela pandemia, vieram à tona os elevados desafios a serem superados, como a falta de letramento digital e fluência tecnológica de docentes para alinhar-se às novas maneiras de lecionar. O podcast alinha-se à necessidade de favorecer o processo de mediação do conhecimento. Trata-se de um recurso tecnológico que, com base na literatura da área, pode ser concebido como uma ferramenta com potencial para transformar-se em um mecanismo de apoio pedagógico no contexto escolar, sobretudo por seu baixo custo e fácil utilização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho analisar o podcast como uma tecnologia digital da comunicação que tem potencial para servir como suporte pedagógico no processo de mediação do conhecimento, tendo como lócus da pesquisa a Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, localizada no município de Santo Antônio/RN. Em termos metodológicos, este trabalho de caráter qualitativo foi desenvolvido com base na aplicação de questionários online junto a professores da referida escola. São sujeitos de pesquisa 5 professores que responderam voluntariamente o questionário anônimo. Os resultados foram analisados e interpretados com base nos estudos recentes sobre tecnologias digitais e podcasts, que compõem o referencial teórico desta pesquisa, e permitem notar que o uso de podcast na Escola supracitada ainda é muito incipiente, restando evidente a necessidade de estímulos por meio de capacitações que o promova como instrumento de apoio pedagógico no processo de mediação do conhecimento.