Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil

O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Paula Cristina de
Outros Autores: Sousa, Ivanessa Castro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44736
record_format dspace
spelling ri-123456789-447362021-10-29T14:58:27Z Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil Lima, Paula Cristina de Sousa, Ivanessa Castro de http://lattes.cnpq.br/1624130932277100 Residência pedagógica Educação infantil Formato remoto O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fernandes Peixoto, no município de Nova Cruz/RN. Os referenciais que possibilitaram as análises bibliográficas de campo foram o Projeto Político Pedagógico – PPP, Plano de Ação da escola e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como a observação a turma e a prática pedagógica, entrevistas para a coleta de informações e a participação de profissionais e estudantes, são de caráter qualitativo e apresenta descrição analítica. Diante do contexto pandêmico vivenciado, em atividades do Programa Residência Pedagógica, que é relacionado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular sendo uma das ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de aprimorar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando ao licenciando conhecer a teoria e as experiências práticas em sala de aula, nas escolas de educação básica nos semestres finais de seu curso. Percebeu-se como vem acontecendo durante este período crítico gerado pelo coronavírus o processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e a importância da interação com os meios tecnológicos, que fazem parte de sua vida social. A partir das práticas na Educação Infantil foi possível conhecer as metodologias pensadas e desenvolvidas para o ensino remoto, a prática na sala de aula virtual possibilitou desenvolver uma sequência didática com o tema identidade e autonomia que levou as crianças a reconhecer sua identidade e seu corpo e foi muito gratificante propiciando a aquisição de ricos conhecimentos para a minha formação de pedagoga. Sabendo que a Educação Infantil é a etapa inicial da educação básica, tem como fins a formação integral da criança até seis anos de idade abrange os aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cultural, completando a ação da família e da comunidade, pode-se afirmar que o ensino em formato remoto, através das ferramentas ofertadas pela tecnologia vem sendo um importante recurso utilizado no âmbito educacional para que a educação possa acontecer com excelência. 2021-10-29T14:58:25Z 2021-10-29T14:58:25Z 2021-09-09 bachelorThesis LIMA, Paula Cristina de. Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Residência pedagógica
Educação infantil
Formato remoto
spellingShingle Residência pedagógica
Educação infantil
Formato remoto
Lima, Paula Cristina de
Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
description O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fernandes Peixoto, no município de Nova Cruz/RN. Os referenciais que possibilitaram as análises bibliográficas de campo foram o Projeto Político Pedagógico – PPP, Plano de Ação da escola e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como a observação a turma e a prática pedagógica, entrevistas para a coleta de informações e a participação de profissionais e estudantes, são de caráter qualitativo e apresenta descrição analítica. Diante do contexto pandêmico vivenciado, em atividades do Programa Residência Pedagógica, que é relacionado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular sendo uma das ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de aprimorar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando ao licenciando conhecer a teoria e as experiências práticas em sala de aula, nas escolas de educação básica nos semestres finais de seu curso. Percebeu-se como vem acontecendo durante este período crítico gerado pelo coronavírus o processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e a importância da interação com os meios tecnológicos, que fazem parte de sua vida social. A partir das práticas na Educação Infantil foi possível conhecer as metodologias pensadas e desenvolvidas para o ensino remoto, a prática na sala de aula virtual possibilitou desenvolver uma sequência didática com o tema identidade e autonomia que levou as crianças a reconhecer sua identidade e seu corpo e foi muito gratificante propiciando a aquisição de ricos conhecimentos para a minha formação de pedagoga. Sabendo que a Educação Infantil é a etapa inicial da educação básica, tem como fins a formação integral da criança até seis anos de idade abrange os aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cultural, completando a ação da família e da comunidade, pode-se afirmar que o ensino em formato remoto, através das ferramentas ofertadas pela tecnologia vem sendo um importante recurso utilizado no âmbito educacional para que a educação possa acontecer com excelência.
author2 Sousa, Ivanessa Castro de
author_facet Sousa, Ivanessa Castro de
Lima, Paula Cristina de
format bachelorThesis
author Lima, Paula Cristina de
author_sort Lima, Paula Cristina de
title Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
title_short Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
title_full Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
title_fullStr Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
title_full_unstemmed Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
title_sort relato de experiência: programa residência pedagógica na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736
work_keys_str_mv AT limapaulacristinade relatodeexperienciaprogramaresidenciapedagogicanaeducacaoinfantil
_version_ 1773962653958406144