Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil
O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fe...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44736 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-447362021-10-29T14:58:27Z Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil Lima, Paula Cristina de Sousa, Ivanessa Castro de http://lattes.cnpq.br/1624130932277100 Residência pedagógica Educação infantil Formato remoto O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fernandes Peixoto, no município de Nova Cruz/RN. Os referenciais que possibilitaram as análises bibliográficas de campo foram o Projeto Político Pedagógico – PPP, Plano de Ação da escola e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como a observação a turma e a prática pedagógica, entrevistas para a coleta de informações e a participação de profissionais e estudantes, são de caráter qualitativo e apresenta descrição analítica. Diante do contexto pandêmico vivenciado, em atividades do Programa Residência Pedagógica, que é relacionado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular sendo uma das ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de aprimorar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando ao licenciando conhecer a teoria e as experiências práticas em sala de aula, nas escolas de educação básica nos semestres finais de seu curso. Percebeu-se como vem acontecendo durante este período crítico gerado pelo coronavírus o processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e a importância da interação com os meios tecnológicos, que fazem parte de sua vida social. A partir das práticas na Educação Infantil foi possível conhecer as metodologias pensadas e desenvolvidas para o ensino remoto, a prática na sala de aula virtual possibilitou desenvolver uma sequência didática com o tema identidade e autonomia que levou as crianças a reconhecer sua identidade e seu corpo e foi muito gratificante propiciando a aquisição de ricos conhecimentos para a minha formação de pedagoga. Sabendo que a Educação Infantil é a etapa inicial da educação básica, tem como fins a formação integral da criança até seis anos de idade abrange os aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cultural, completando a ação da família e da comunidade, pode-se afirmar que o ensino em formato remoto, através das ferramentas ofertadas pela tecnologia vem sendo um importante recurso utilizado no âmbito educacional para que a educação possa acontecer com excelência. 2021-10-29T14:58:25Z 2021-10-29T14:58:25Z 2021-09-09 bachelorThesis LIMA, Paula Cristina de. Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Residência pedagógica Educação infantil Formato remoto |
spellingShingle |
Residência pedagógica Educação infantil Formato remoto Lima, Paula Cristina de Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil |
description |
O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fernandes Peixoto, no município de Nova Cruz/RN. Os referenciais que possibilitaram as análises bibliográficas de campo foram o Projeto Político Pedagógico – PPP, Plano de Ação da escola e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como a observação a turma e a prática pedagógica, entrevistas para a coleta de informações e a participação de profissionais e estudantes, são de caráter qualitativo e apresenta descrição analítica. Diante do contexto pandêmico vivenciado, em atividades do Programa Residência Pedagógica, que é relacionado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular sendo uma das ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de aprimorar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando ao licenciando conhecer a teoria e as experiências práticas em sala de aula, nas escolas de educação básica nos semestres finais de seu curso. Percebeu-se como vem acontecendo durante este período crítico gerado pelo coronavírus o processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e a importância da interação com os meios tecnológicos, que fazem parte de sua vida social. A partir das práticas na Educação Infantil foi possível conhecer as metodologias pensadas e desenvolvidas para o ensino remoto, a prática na sala de aula virtual possibilitou desenvolver uma sequência didática com o tema identidade e autonomia que levou as crianças a reconhecer sua identidade e seu corpo e foi muito gratificante propiciando a aquisição de ricos conhecimentos para a minha formação de pedagoga. Sabendo que a Educação Infantil é a etapa inicial da educação básica, tem como fins a formação integral da criança até seis anos de idade abrange os aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cultural, completando a ação da família e da comunidade, pode-se afirmar que o ensino em formato remoto, através das ferramentas ofertadas pela tecnologia vem sendo um importante recurso utilizado no âmbito educacional para que a educação possa acontecer com excelência. |
author2 |
Sousa, Ivanessa Castro de |
author_facet |
Sousa, Ivanessa Castro de Lima, Paula Cristina de |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Paula Cristina de |
author_sort |
Lima, Paula Cristina de |
title |
Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil |
title_short |
Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil |
title_full |
Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil |
title_fullStr |
Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil |
title_sort |
relato de experiência: programa residência pedagógica na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736 |
work_keys_str_mv |
AT limapaulacristinade relatodeexperienciaprogramaresidenciapedagogicanaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773962653958406144 |