Fracasso escolar: dificuldades de aprendizagem na educação infantil

O presente artigo apresenta reflexões a respeito do tema fracasso escolar. Este é um tema relevante e tem sido foco de diversas discussões entre estudiosos da educação, pois diz respeito a questões como reprovação, evasão escolar, indisciplina e insucesso. Assim, esse trabalho tem como objetivo cent...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Renata Wigna da Silva
Outros Autores: Sousa, Ivanessa Castro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44731
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente artigo apresenta reflexões a respeito do tema fracasso escolar. Este é um tema relevante e tem sido foco de diversas discussões entre estudiosos da educação, pois diz respeito a questões como reprovação, evasão escolar, indisciplina e insucesso. Assim, esse trabalho tem como objetivo central identificar as causas das dificuldades de aprendizagem na educação infantil que ocasionam o fracasso escolar. Para tanto, buscamos conceituar fracasso escolar, apresentar as dificuldades de aprendizagem, o papel do professor e a relação com o fracasso escolar, bem como as políticas públicas como um fator externo do fracasso escolar. A construção desse trabalho se deu a partir de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e trabalhos acadêmicos que abrangem a temática acerca do fenômeno do fracasso escolar em escolas públicas. Contribuíram para essa construção autores como: Freire (1991), Patto (2000), Rose e Santos (2001), Paula e Tfuni (2009), entre outros.