Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Objective: to identify the types and purposes of simulation in undergraduate nursing education. Method: integrative review of literature publications in 2010-2015. Of the 2,095 studies found, nine were selected for analysis by the inclusion criteria. Results: the studies are distributed in eight jou...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Raphael Raniere de Oliveira, Medeiros, Soraya Maria de, Martins, José Carlos Amado, Araújo, Marília Souto de, Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho, Vitor, Allyne Fortes
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Baiana de Enfermagem
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44729
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44729
record_format dspace
spelling ri-123456789-447292021-10-28T13:32:30Z Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura Types and purposes of the simulation in undergraduate nursing education: integrative literature review Tipos y propósitos de la simulación en la enseñanza de la graduación en enfermería: revisión integrada de la literatura Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Araújo, Marília Souto de Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Vitor, Allyne Fortes Enfermagem Simulação Educação em Enfermagem Education in Nursing Simulation Nursing Objective: to identify the types and purposes of simulation in undergraduate nursing education. Method: integrative review of literature publications in 2010-2015. Of the 2,095 studies found, nine were selected for analysis by the inclusion criteria. Results: the studies are distributed in eight journals; the year 2014 had the highest number of publications (33.3%). From the qualitative analysis emerged two categories: types of simulation used in undergraduate nursing education; the simulation and the acquisition of skills and abilities. As for the types of simulation, those based on computer analysis are most often used. The purposes are diverse and involved the development of clinical skills, maternal care, newborn and child registration, diagnosis and nursing interventions, critical thought, communication and teamwork. Conclusion: the types and purposes of simulation in nursing identified signal the diversity and breadth of simulation as a teaching and learning strategy in nursing education. Objetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros. 2021-10-28T13:31:09Z 2021-10-28T13:31:09Z 2016-07 article COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Baiana de Enfermagem (Online), v. 30, n. 3, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16589/pdf_69. 2178-8650 0102-5430 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44729 pt_BR Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Revista Baiana de Enfermagem
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Enfermagem
Simulação
Educação em Enfermagem
Education in Nursing
Simulation
Nursing
spellingShingle Enfermagem
Simulação
Educação em Enfermagem
Education in Nursing
Simulation
Nursing
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Araújo, Marília Souto de
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Vitor, Allyne Fortes
Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
description Objective: to identify the types and purposes of simulation in undergraduate nursing education. Method: integrative review of literature publications in 2010-2015. Of the 2,095 studies found, nine were selected for analysis by the inclusion criteria. Results: the studies are distributed in eight journals; the year 2014 had the highest number of publications (33.3%). From the qualitative analysis emerged two categories: types of simulation used in undergraduate nursing education; the simulation and the acquisition of skills and abilities. As for the types of simulation, those based on computer analysis are most often used. The purposes are diverse and involved the development of clinical skills, maternal care, newborn and child registration, diagnosis and nursing interventions, critical thought, communication and teamwork. Conclusion: the types and purposes of simulation in nursing identified signal the diversity and breadth of simulation as a teaching and learning strategy in nursing education.
format article
author Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Araújo, Marília Souto de
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Vitor, Allyne Fortes
author_facet Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Araújo, Marília Souto de
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Vitor, Allyne Fortes
author_sort Costa, Raphael Raniere de Oliveira
title Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_short Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_full Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_fullStr Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_sort tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
publisher Revista Baiana de Enfermagem
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44729
work_keys_str_mv AT costaraphaelranieredeoliveira tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura
AT medeirossorayamariade tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura
AT martinsjosecarlosamado tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura
AT araujomariliasoutode tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura
AT liraanaluisabrandaodecarvalho tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura
AT vitorallynefortes tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura
AT costaraphaelranieredeoliveira typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview
AT medeirossorayamariade typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview
AT martinsjosecarlosamado typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview
AT araujomariliasoutode typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview
AT liraanaluisabrandaodecarvalho typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview
AT vitorallynefortes typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview
AT costaraphaelranieredeoliveira tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura
AT medeirossorayamariade tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura
AT martinsjosecarlosamado tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura
AT araujomariliasoutode tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura
AT liraanaluisabrandaodecarvalho tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura
AT vitorallynefortes tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura
_version_ 1773960597413560320