Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Objective: to identify the types and purposes of simulation in undergraduate nursing education. Method: integrative review of literature publications in 2010-2015. Of the 2,095 studies found, nine were selected for analysis by the inclusion criteria. Results: the studies are distributed in eight jou...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Revista Baiana de Enfermagem
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44729 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44729 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-447292021-10-28T13:32:30Z Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura Types and purposes of the simulation in undergraduate nursing education: integrative literature review Tipos y propósitos de la simulación en la enseñanza de la graduación en enfermería: revisión integrada de la literatura Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Araújo, Marília Souto de Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Vitor, Allyne Fortes Enfermagem Simulação Educação em Enfermagem Education in Nursing Simulation Nursing Objective: to identify the types and purposes of simulation in undergraduate nursing education. Method: integrative review of literature publications in 2010-2015. Of the 2,095 studies found, nine were selected for analysis by the inclusion criteria. Results: the studies are distributed in eight journals; the year 2014 had the highest number of publications (33.3%). From the qualitative analysis emerged two categories: types of simulation used in undergraduate nursing education; the simulation and the acquisition of skills and abilities. As for the types of simulation, those based on computer analysis are most often used. The purposes are diverse and involved the development of clinical skills, maternal care, newborn and child registration, diagnosis and nursing interventions, critical thought, communication and teamwork. Conclusion: the types and purposes of simulation in nursing identified signal the diversity and breadth of simulation as a teaching and learning strategy in nursing education. Objetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros. 2021-10-28T13:31:09Z 2021-10-28T13:31:09Z 2016-07 article COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Baiana de Enfermagem (Online), v. 30, n. 3, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16589/pdf_69. 2178-8650 0102-5430 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44729 pt_BR Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Revista Baiana de Enfermagem |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Enfermagem Simulação Educação em Enfermagem Education in Nursing Simulation Nursing |
spellingShingle |
Enfermagem Simulação Educação em Enfermagem Education in Nursing Simulation Nursing Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Araújo, Marília Souto de Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Vitor, Allyne Fortes Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
description |
Objective: to identify the types and purposes of simulation in undergraduate nursing education. Method: integrative review of literature publications in 2010-2015. Of the 2,095 studies found, nine were selected for analysis by the inclusion criteria. Results: the studies are distributed in eight journals; the year 2014 had the highest number of publications (33.3%). From the qualitative analysis emerged two categories: types of simulation used in undergraduate nursing education; the simulation and the acquisition of skills and abilities. As for the types of simulation, those based on computer analysis are most often used. The purposes are diverse and involved the development of clinical skills, maternal care, newborn and child registration, diagnosis and nursing interventions, critical thought, communication and teamwork. Conclusion: the types and purposes of simulation in nursing identified signal the diversity and breadth of simulation as a teaching and learning strategy in nursing education. |
format |
article |
author |
Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Araújo, Marília Souto de Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Vitor, Allyne Fortes |
author_facet |
Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Araújo, Marília Souto de Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Vitor, Allyne Fortes |
author_sort |
Costa, Raphael Raniere de Oliveira |
title |
Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_short |
Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_full |
Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_sort |
tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
publisher |
Revista Baiana de Enfermagem |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44729 |
work_keys_str_mv |
AT costaraphaelranieredeoliveira tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura AT medeirossorayamariade tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura AT martinsjosecarlosamado tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura AT araujomariliasoutode tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura AT liraanaluisabrandaodecarvalho tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura AT vitorallynefortes tiposefinalidadesdasimulacaonoensinodegraduacaoemenfermagemrevisaointegrativadaliteratura AT costaraphaelranieredeoliveira typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview AT medeirossorayamariade typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview AT martinsjosecarlosamado typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview AT araujomariliasoutode typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview AT liraanaluisabrandaodecarvalho typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview AT vitorallynefortes typesandpurposesofthesimulationinundergraduatenursingeducationintegrativeliteraturereview AT costaraphaelranieredeoliveira tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura AT medeirossorayamariade tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura AT martinsjosecarlosamado tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura AT araujomariliasoutode tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura AT liraanaluisabrandaodecarvalho tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura AT vitorallynefortes tiposypropositosdelasimulacionenlaensenanzadelagraduacionenenfermeriarevisionintegradadelaliteratura |
_version_ |
1773960597413560320 |