A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual

Objective: to analyze the concept of simulation in nursing teaching. Method: this is a concept analysis, following the Walker and Avant method, in which an integrative review of the literature was carried out in the databases Scientific Electronic Library Online, Database of Nursing and Latin Americ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Raphael Raniere de Oliveira, Medeiros, Soraya Maria de, Martins, José Carlos Amado, Enders, Bertha Cruz, Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho, Araújo, Marília Souto de
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44721
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44721
record_format dspace
spelling ri-123456789-447212021-10-26T13:31:01Z A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual Simulation in nursing teaching: a conceptual analysis Simulación en educación de enfermería: un análisis conceptual Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Enders, Bertha Cruz Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Araújo, Marília Souto de Simulação Ensino de enfermagem Formação de conceito Simulation Education, nursing Concept formation Objective: to analyze the concept of simulation in nursing teaching. Method: this is a concept analysis, following the Walker and Avant method, in which an integrative review of the literature was carried out in the databases Scientific Electronic Library Online, Database of Nursing and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS). Final sample was from 17 studies. Results: The concept developed for simulation in nursing teaching was: a teaching strategy that uses technologies replicating scenarios simulating the practice, in a controlled and realistic environment, where the student participates actively in the teaching and learning process, aiming to practice comprehensively, to learn, reflect and evaluate products and processes. Conclusion: the findings help in the construction of research instruments and the understanding in the research area of the phenomenon studied. Objetivo: analisar o conceito simulação no ensino de enfermagem. Método: trata-se de uma análise de conceito, seguindo o método de Walker e Avant, na qual foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Amostra final foi de 17 estudos. Resultados: O conceito elaborado para simulação no ensino de enfermagem foi: uma estratégia de ensino que utiliza-se de tecnologias, replicando cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, almejando praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar produtos e processos. Conclusão: os achados auxiliam na construção de instrumentos de pesquisas e a compreensão na área de investigação do fenômeno estudado. 2021-10-26T13:31:00Z 2021-10-26T13:31:00Z 2018 article COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. A Simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, p. 1-8, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1928. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1928. 2236-6091 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44721 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Simulação
Ensino de enfermagem
Formação de conceito
Simulation
Education, nursing
Concept formation
spellingShingle Simulação
Ensino de enfermagem
Formação de conceito
Simulation
Education, nursing
Concept formation
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Enders, Bertha Cruz
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Araújo, Marília Souto de
A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
description Objective: to analyze the concept of simulation in nursing teaching. Method: this is a concept analysis, following the Walker and Avant method, in which an integrative review of the literature was carried out in the databases Scientific Electronic Library Online, Database of Nursing and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS). Final sample was from 17 studies. Results: The concept developed for simulation in nursing teaching was: a teaching strategy that uses technologies replicating scenarios simulating the practice, in a controlled and realistic environment, where the student participates actively in the teaching and learning process, aiming to practice comprehensively, to learn, reflect and evaluate products and processes. Conclusion: the findings help in the construction of research instruments and the understanding in the research area of the phenomenon studied.
format article
author Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Enders, Bertha Cruz
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Araújo, Marília Souto de
author_facet Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Enders, Bertha Cruz
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Araújo, Marília Souto de
author_sort Costa, Raphael Raniere de Oliveira
title A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
title_short A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
title_full A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
title_fullStr A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
title_full_unstemmed A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
title_sort simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
publisher Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44721
work_keys_str_mv AT costaraphaelranieredeoliveira asimulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT medeirossorayamariade asimulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT martinsjosecarlosamado asimulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT endersberthacruz asimulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT liraanaluisabrandaodecarvalho asimulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT araujomariliasoutode asimulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT costaraphaelranieredeoliveira simulationinnursingteachingaconceptualanalysis
AT medeirossorayamariade simulationinnursingteachingaconceptualanalysis
AT martinsjosecarlosamado simulationinnursingteachingaconceptualanalysis
AT endersberthacruz simulationinnursingteachingaconceptualanalysis
AT liraanaluisabrandaodecarvalho simulationinnursingteachingaconceptualanalysis
AT araujomariliasoutode simulationinnursingteachingaconceptualanalysis
AT costaraphaelranieredeoliveira simulacioneneducaciondeenfermeriaunanalisisconceptual
AT medeirossorayamariade simulacioneneducaciondeenfermeriaunanalisisconceptual
AT martinsjosecarlosamado simulacioneneducaciondeenfermeriaunanalisisconceptual
AT endersberthacruz simulacioneneducaciondeenfermeriaunanalisisconceptual
AT liraanaluisabrandaodecarvalho simulacioneneducaciondeenfermeriaunanalisisconceptual
AT araujomariliasoutode simulacioneneducaciondeenfermeriaunanalisisconceptual
AT costaraphaelranieredeoliveira simulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT medeirossorayamariade simulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT martinsjosecarlosamado simulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT endersberthacruz simulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT liraanaluisabrandaodecarvalho simulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
AT araujomariliasoutode simulacaonoensinodeenfermagemumaanaliseconceitual
_version_ 1773960425478553600