Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas

A memória autobiográfica quando refletida permite o reconhecimento dos atores envolvidos na sua construção e o diálogo das vozes que se entrelaçam na experiência dos sujeitos, coexistindo de modo a se tornarem uma única voz que se ressignifica e se eterniza. Nesse contexto, o presente memorial forma...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Adelgise Silva Moreno
Outros Autores: Paiva, Maria Cristina Leandro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44711
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44711
record_format dspace
spelling ri-123456789-447112021-10-26T12:51:58Z Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas Fernandes, Adelgise Silva Moreno Paiva, Maria Cristina Leandro de Memorial formativo Formação docente Educação infantil Estágio A memória autobiográfica quando refletida permite o reconhecimento dos atores envolvidos na sua construção e o diálogo das vozes que se entrelaçam na experiência dos sujeitos, coexistindo de modo a se tornarem uma única voz que se ressignifica e se eterniza. Nesse contexto, o presente memorial formativo objetiva refletir acerca dos saberes específicos da ação docente na Educação Infantil co-construídos a partir do Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN. O estudo promoveu o encontro entre a ação pedagógica forjada na inexperiência da autora e os fundamentos teóricos que consolidam as práticas pedagógicas, sustentadas na aplicação da teoria aliada à prática de ensino. Organizado em seções descritivas e conceituais, as memórias e experiências educativas relatadas dialogam com pressupostos teóricos que versam sobre: o memorial formativo (CÂMARA; PASSEGGI, 2012); a infância e a instituição de Educação Infantil (DAHLBERG; MOSS, 2003), (PINTO; SARMENTO, 1997); a articulação entre a teoria e a prática pedagógica (PIMENTA; LIMA, 2006); o pedagogo e a educação de crianças (LIBÂNEO, 2001), (BRASIL, 2006), (ARCE,2001); a formação docente (PIMENTA, 1999), (NÓVOA, 1992) e o pensamento reflexivo (DORIGON; ROMANOWSKI, 2008) e, sobretudo, o ensinar/aprender na Educação Infantil - EI - que valoriza o ser criança, atendendo as necessidades que são próprias da primeira infância, pautados ainda nas reflexões de diversos artigos contidos no Caderno Faça e Conte (CORDEIRO, 2020) e em documentos oficiais para EI, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), entre outros. A partir das memórias autobiográficas, há um convite para reflexão acerca do papel do professor enquanto mediador e do papel da criança no processo de coautoria do ensino-aprendizagem e a influência das questões didáticas que se articulam com os aspectos metodológicos, assim como, com a organização do tempo e do espaço nessa etapa da educação básica. Nesse ideário, o memorial descreve os impactos dessas vivências para a formação profissional e pessoal da autora, a partir da concretização de um sonho: ser/estar no cotidiano de uma escola cujas práticas de professores partem do pressuposto de uma educação pensada e planejada para a criança, imbricada em boas condições de trabalho e (auto)valorização social, salarial. Um memorial formativo que, mesmo diante do rigor científico, traduz em cada linha a alegria e o sentido de uma jovem vida acadêmica, desvelando as particularidades da docência com crianças sobre a boniteza de aprender e de ser feliz dentro dos espaços institucionalizados de aprendizagem que observam e respeitam os direitos da(s) infância(s). 2021-10-26T12:51:57Z 2021-10-26T12:51:57Z 2021-09-15 bachelorThesis FERNANDES, Adelgise Silva Moreno. Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44711 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Memorial formativo
Formação docente
Educação infantil
Estágio
spellingShingle Memorial formativo
Formação docente
Educação infantil
Estágio
Fernandes, Adelgise Silva Moreno
Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
description A memória autobiográfica quando refletida permite o reconhecimento dos atores envolvidos na sua construção e o diálogo das vozes que se entrelaçam na experiência dos sujeitos, coexistindo de modo a se tornarem uma única voz que se ressignifica e se eterniza. Nesse contexto, o presente memorial formativo objetiva refletir acerca dos saberes específicos da ação docente na Educação Infantil co-construídos a partir do Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN. O estudo promoveu o encontro entre a ação pedagógica forjada na inexperiência da autora e os fundamentos teóricos que consolidam as práticas pedagógicas, sustentadas na aplicação da teoria aliada à prática de ensino. Organizado em seções descritivas e conceituais, as memórias e experiências educativas relatadas dialogam com pressupostos teóricos que versam sobre: o memorial formativo (CÂMARA; PASSEGGI, 2012); a infância e a instituição de Educação Infantil (DAHLBERG; MOSS, 2003), (PINTO; SARMENTO, 1997); a articulação entre a teoria e a prática pedagógica (PIMENTA; LIMA, 2006); o pedagogo e a educação de crianças (LIBÂNEO, 2001), (BRASIL, 2006), (ARCE,2001); a formação docente (PIMENTA, 1999), (NÓVOA, 1992) e o pensamento reflexivo (DORIGON; ROMANOWSKI, 2008) e, sobretudo, o ensinar/aprender na Educação Infantil - EI - que valoriza o ser criança, atendendo as necessidades que são próprias da primeira infância, pautados ainda nas reflexões de diversos artigos contidos no Caderno Faça e Conte (CORDEIRO, 2020) e em documentos oficiais para EI, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), entre outros. A partir das memórias autobiográficas, há um convite para reflexão acerca do papel do professor enquanto mediador e do papel da criança no processo de coautoria do ensino-aprendizagem e a influência das questões didáticas que se articulam com os aspectos metodológicos, assim como, com a organização do tempo e do espaço nessa etapa da educação básica. Nesse ideário, o memorial descreve os impactos dessas vivências para a formação profissional e pessoal da autora, a partir da concretização de um sonho: ser/estar no cotidiano de uma escola cujas práticas de professores partem do pressuposto de uma educação pensada e planejada para a criança, imbricada em boas condições de trabalho e (auto)valorização social, salarial. Um memorial formativo que, mesmo diante do rigor científico, traduz em cada linha a alegria e o sentido de uma jovem vida acadêmica, desvelando as particularidades da docência com crianças sobre a boniteza de aprender e de ser feliz dentro dos espaços institucionalizados de aprendizagem que observam e respeitam os direitos da(s) infância(s).
author2 Paiva, Maria Cristina Leandro de
author_facet Paiva, Maria Cristina Leandro de
Fernandes, Adelgise Silva Moreno
format bachelorThesis
author Fernandes, Adelgise Silva Moreno
author_sort Fernandes, Adelgise Silva Moreno
title Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
title_short Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
title_full Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
title_fullStr Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
title_full_unstemmed Estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
title_sort estágio na educação infantil: memórias autobiográficas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44711
work_keys_str_mv AT fernandesadelgisesilvamoreno estagionaeducacaoinfantilmemoriasautobiograficas
_version_ 1773965017876529152