A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

During the period of the individual's school life, it is common that there are numerous influences, many of them occurring naturally and simultaneously, affection is present in this process. The aim of this article is to know the role that affectivity played in the teaching-learning process of...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maia, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento
Outros Autores: Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44703
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44703
record_format dspace
spelling ri-123456789-447032021-10-25T19:39:44Z A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental The importance of affectivity in the teaching-learning process: perception of Mossoro teachers of early childhood education and early years of elementary school Maia, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento Cordeiro, Anna Gabriella de Souza http://lattes.cnpq.br/7564177349645482 https://orcid.org/0000-0002-6760-9668 http://lattes.cnpq.br/8100219119745060 Afetividade Affectivity Percepção de professores Teachers' perception Educação infantil Childhood Education Anos iniciais Early Years During the period of the individual's school life, it is common that there are numerous influences, many of them occurring naturally and simultaneously, affection is present in this process. The aim of this article is to know the role that affectivity played in the teaching-learning process of teachers in Early Childhood Education and Early Years, as well as how they perceive its implications for child development. For this purpose, a bibliographical research was carried out and questionnaires were applied with teachers from Kindergarten and from the Early Years of Elementary School, from public and private schools in the city of Mossoró. Based on the data obtained, it is concluded that affectivity has a significant importance in the development of the subject, when focused on teaching, especially in Kindergarten and Early Years of Elementary School, it has a strong influence on the child's learning and favors numerous benefits throughout its development throughout life. Durante o período da vida escolar do indivíduo, é comum que hajam inúmeras influências, muitas delas ocorrem de maneira natural e simultânea, a afetividade se faz presente nesse processo. O objetivo do presente artigo é investigar o papel da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem, descrevendo as percepções e implicações para a aprendizagem e desenvolvimento infantil de um grupo de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários com professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, das redes pública e privada da cidade de Mossoró. Com base nos dados obtidos, conclui-se que a afetividade tem importância significativa no desenvolvimento do sujeito, quando voltada ao ensino, sobretudo na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem forte influência sobre a aprendizagem da criança e favorece inúmeros benefícios em todo seu desenvolvimento ao longo da vida. 2021-10-25T19:39:43Z 2021-10-25T19:39:43Z 2021-09-08 bachelorThesis MAIA, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento. A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44703 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Afetividade
Affectivity
Percepção de professores
Teachers' perception
Educação infantil
Childhood Education
Anos iniciais
Early Years
spellingShingle Afetividade
Affectivity
Percepção de professores
Teachers' perception
Educação infantil
Childhood Education
Anos iniciais
Early Years
Maia, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento
A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
description During the period of the individual's school life, it is common that there are numerous influences, many of them occurring naturally and simultaneously, affection is present in this process. The aim of this article is to know the role that affectivity played in the teaching-learning process of teachers in Early Childhood Education and Early Years, as well as how they perceive its implications for child development. For this purpose, a bibliographical research was carried out and questionnaires were applied with teachers from Kindergarten and from the Early Years of Elementary School, from public and private schools in the city of Mossoró. Based on the data obtained, it is concluded that affectivity has a significant importance in the development of the subject, when focused on teaching, especially in Kindergarten and Early Years of Elementary School, it has a strong influence on the child's learning and favors numerous benefits throughout its development throughout life.
author2 Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
author_facet Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Maia, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento
format bachelorThesis
author Maia, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento
author_sort Maia, Larycynthia Luana Sousa do Nascimento
title A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_short A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_full A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_sort importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: percepção de professores mossoroenses da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44703
work_keys_str_mv AT maialarycynthialuanasousadonascimento aimportanciadaafetividadenoprocessodeensinoaprendizagempercepcaodeprofessoresmossoroensesdaeducacaoinfantileanosiniciaisdoensinofundamental
AT maialarycynthialuanasousadonascimento theimportanceofaffectivityintheteachinglearningprocessperceptionofmossoroteachersofearlychildhoodeducationandearlyyearsofelementaryschool
AT maialarycynthialuanasousadonascimento importanciadaafetividadenoprocessodeensinoaprendizagempercepcaodeprofessoresmossoroensesdaeducacaoinfantileanosiniciaisdoensinofundamental
_version_ 1773965477579587584