Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura

The aim is to identify, in the literature, the main teaching and learning strategies that are used in teaching topics of Primary Health Care in the nursing graduation. It proceeded methodologically an integrative review, in databases: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Madja Samina Nascimento de, Medeiros, Soraya Maria de, Costa, Raphael Raniere de Oliveira, Araújo, Marília Souto de, Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Enfermagem Atual In Derme
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44699
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44699
record_format dspace
spelling ri-123456789-446992021-10-25T12:10:38Z Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura Teaching and learning strategies used in education of topics of primary health in the nursing graduation: an integrative literature review Medeiros, Madja Samina Nascimento de Medeiros, Soraya Maria de Costa, Raphael Raniere de Oliveira Araújo, Marília Souto de Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de Atenção Primária à Saúde Educação em Enfermagem Enfermagem Nursing Nursing Education Primary Health Care The aim is to identify, in the literature, the main teaching and learning strategies that are used in teaching topics of Primary Health Care in the nursing graduation. It proceeded methodologically an integrative review, in databases: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) and SCOPUS, and libraries: Scientific Electronic Library Online (SciELO) and PubMed, in the period 2010-2014, selecting 08 articles by the inclusion criteria. From the analysis emerged four teaching and learning strategies: workshops, teaching by projects, extracurricular opportunities and internships, the latter being the one with the greater expressiveness. Conclusion: We hope to contribute to a reflection about the teaching and learning strategies that are being used in the teaching of primary care topics in undergraduate nursing, providing students a better structure for this level of care can be best worked within and out of the classroom. Objetiva-se identificar, na literatura, as principais estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de Atenção Primária à Saúde na graduação em enfermagem. Procedeu-se metodologicamente a uma revisão integrativa, nas bases de dados: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e SCOPUS, e nas bibliotecas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, no período de 2010-2014, selecionando 08 artigos mediante os critérios de inclusão. A partir da análise, emergiram quatro estratégias de ensino e aprendizagem: oficinas, ensino por projetos, oportunidades extracurriculares e estágio, sendo esta última a que obteve a maior expressividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma reflexão acerca das estratégias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária na graduação em enfermagem, fornecendo assim aos educandos, uma melhor estrutura para que esse nível de atenção possa ser melhor trabalhada dentro e fora de sala de aula. 2021-10-25T12:00:34Z 2021-10-25T12:00:34Z 2017 article COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 83, n. 21, 2017. https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.289 1519-339X 2447-2034 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44699 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Enfermagem Atual In Derme
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Atenção Primária à Saúde
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Nursing
Nursing Education
Primary Health Care
spellingShingle Atenção Primária à Saúde
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Nursing
Nursing Education
Primary Health Care
Medeiros, Madja Samina Nascimento de
Medeiros, Soraya Maria de
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Araújo, Marília Souto de
Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de
Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
description The aim is to identify, in the literature, the main teaching and learning strategies that are used in teaching topics of Primary Health Care in the nursing graduation. It proceeded methodologically an integrative review, in databases: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) and SCOPUS, and libraries: Scientific Electronic Library Online (SciELO) and PubMed, in the period 2010-2014, selecting 08 articles by the inclusion criteria. From the analysis emerged four teaching and learning strategies: workshops, teaching by projects, extracurricular opportunities and internships, the latter being the one with the greater expressiveness. Conclusion: We hope to contribute to a reflection about the teaching and learning strategies that are being used in the teaching of primary care topics in undergraduate nursing, providing students a better structure for this level of care can be best worked within and out of the classroom.
format article
author Medeiros, Madja Samina Nascimento de
Medeiros, Soraya Maria de
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Araújo, Marília Souto de
Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de
author_facet Medeiros, Madja Samina Nascimento de
Medeiros, Soraya Maria de
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Araújo, Marília Souto de
Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de
author_sort Medeiros, Madja Samina Nascimento de
title Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_short Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_full Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_fullStr Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_sort estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
publisher Revista Enfermagem Atual In Derme
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44699
work_keys_str_mv AT medeirosmadjasaminanascimentode estrategiasdeensinoeaprendizagemutilizadasnoensinodetopicosdeatencaoprimariaasaudenagraduacaoemenfermagemumarevisaointegrativadeliteratura
AT medeirossorayamariade estrategiasdeensinoeaprendizagemutilizadasnoensinodetopicosdeatencaoprimariaasaudenagraduacaoemenfermagemumarevisaointegrativadeliteratura
AT costaraphaelranieredeoliveira estrategiasdeensinoeaprendizagemutilizadasnoensinodetopicosdeatencaoprimariaasaudenagraduacaoemenfermagemumarevisaointegrativadeliteratura
AT araujomariliasoutode estrategiasdeensinoeaprendizagemutilizadasnoensinodetopicosdeatencaoprimariaasaudenagraduacaoemenfermagemumarevisaointegrativadeliteratura
AT medeiroskennyacristinamendescocentinode estrategiasdeensinoeaprendizagemutilizadasnoensinodetopicosdeatencaoprimariaasaudenagraduacaoemenfermagemumarevisaointegrativadeliteratura
AT medeirosmadjasaminanascimentode teachingandlearningstrategiesusedineducationoftopicsofprimaryhealthinthenursinggraduationanintegrativeliteraturereview
AT medeirossorayamariade teachingandlearningstrategiesusedineducationoftopicsofprimaryhealthinthenursinggraduationanintegrativeliteraturereview
AT costaraphaelranieredeoliveira teachingandlearningstrategiesusedineducationoftopicsofprimaryhealthinthenursinggraduationanintegrativeliteraturereview
AT araujomariliasoutode teachingandlearningstrategiesusedineducationoftopicsofprimaryhealthinthenursinggraduationanintegrativeliteraturereview
AT medeiroskennyacristinamendescocentinode teachingandlearningstrategiesusedineducationoftopicsofprimaryhealthinthenursinggraduationanintegrativeliteraturereview
_version_ 1773958990319845376