O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica

The process of health education has undergone several changes in the contemporary context, making it relevant to ascertain the methodological procedures and to know the impacts given by these changes. In this sense, the study aims to reflect on current perspectives of teaching and learning in the co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Raphael Raniere de Oliveira, Medeiros, Soraya Maria de, Martins, José Carlos Amado, Menezes, Rejane Maria Paiva de, Araújo, Marília Souto de
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Espaço para a Saúde
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44686
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44686
record_format dspace
spelling ri-123456789-446862021-10-22T11:08:39Z O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica The use of simulation in the context of health and nursing education: an academic reflection Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Martins, José Carlos Amado Menezes, Rejane Maria Paiva de Araújo, Marília Souto de Simulação Educação em enfermagem Enfermagem Nursing Nursing education Simulation The process of health education has undergone several changes in the contemporary context, making it relevant to ascertain the methodological procedures and to know the impacts given by these changes. In this sense, the study aims to reflect on current perspectives of teaching and learning in the context of healthcare and nursing education with the use of simulation as an active methodology. This is a reflective-theoretical study. To analyze the results, we used the Context Analysis (CA). The following interactive layers were used: simulation as immediate context, active methodologies as specific context, health education and training as a general context, and health training as meta-context. The study assesses simulation as a dynamic method and as an ancillary instrument of healthcare and nursing teaching/learning. It is expected that these reflections allow the construction of concepts that involve the complexity of healthcare education and in particular, Nursing training. O processo de formação em saúde tem passado por diversas mudanças no contexto contemporâneo, tornando-se relevante averiguar as modalidades metodológicas e conhecer os impactos atribuídos a estas transformações. Neste sentido, o estudo tem por objetivo refletir sobre as perspectivas atuais de ensino e aprendizagem no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir do uso da simulação enquanto metodologia ativa. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Contexto (AC). Foram utilizadas as seguintes camadas interativas: a simulação como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto específico, educação e formação em saúde como contexto geral e a formação em saúde como metacontexto. Reflete-se sobre a simulação enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Espera-se que as reflexões tecidas permitam a construção de conceitos que circundem a complexidade da formação em saúde e, em especial, a formação em enfermagem. 2021-10-22T11:08:12Z 2021-10-22T11:08:12Z 2015-01 article COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espaço para a Saúde (Online), v. 16, n. 1, p. 59-65, 2015. https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p59. Disponível em: http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/418. 1517-7130 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44686 pt_BR Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Revista Espaço para a Saúde
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Simulação
Educação em enfermagem
Enfermagem
Nursing
Nursing education
Simulation
spellingShingle Simulação
Educação em enfermagem
Enfermagem
Nursing
Nursing education
Simulation
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Menezes, Rejane Maria Paiva de
Araújo, Marília Souto de
O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
description The process of health education has undergone several changes in the contemporary context, making it relevant to ascertain the methodological procedures and to know the impacts given by these changes. In this sense, the study aims to reflect on current perspectives of teaching and learning in the context of healthcare and nursing education with the use of simulation as an active methodology. This is a reflective-theoretical study. To analyze the results, we used the Context Analysis (CA). The following interactive layers were used: simulation as immediate context, active methodologies as specific context, health education and training as a general context, and health training as meta-context. The study assesses simulation as a dynamic method and as an ancillary instrument of healthcare and nursing teaching/learning. It is expected that these reflections allow the construction of concepts that involve the complexity of healthcare education and in particular, Nursing training.
format article
author Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Menezes, Rejane Maria Paiva de
Araújo, Marília Souto de
author_facet Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Menezes, Rejane Maria Paiva de
Araújo, Marília Souto de
author_sort Costa, Raphael Raniere de Oliveira
title O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
title_short O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
title_full O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
title_fullStr O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
title_full_unstemmed O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
title_sort o uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
publisher Revista Espaço para a Saúde
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44686
work_keys_str_mv AT costaraphaelranieredeoliveira ousodasimulacaonocontextodaeducacaoeformacaoemsaudeeenfermagemumareflexaoacademica
AT medeirossorayamariade ousodasimulacaonocontextodaeducacaoeformacaoemsaudeeenfermagemumareflexaoacademica
AT martinsjosecarlosamado ousodasimulacaonocontextodaeducacaoeformacaoemsaudeeenfermagemumareflexaoacademica
AT menezesrejanemariapaivade ousodasimulacaonocontextodaeducacaoeformacaoemsaudeeenfermagemumareflexaoacademica
AT araujomariliasoutode ousodasimulacaonocontextodaeducacaoeformacaoemsaudeeenfermagemumareflexaoacademica
AT costaraphaelranieredeoliveira theuseofsimulationinthecontextofhealthandnursingeducationanacademicreflection
AT medeirossorayamariade theuseofsimulationinthecontextofhealthandnursingeducationanacademicreflection
AT martinsjosecarlosamado theuseofsimulationinthecontextofhealthandnursingeducationanacademicreflection
AT menezesrejanemariapaivade theuseofsimulationinthecontextofhealthandnursingeducationanacademicreflection
AT araujomariliasoutode theuseofsimulationinthecontextofhealthandnursingeducationanacademicreflection
_version_ 1773966518805069824