Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfic...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44646 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44646 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-446462021-10-19T14:35:45Z Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro Cordeiro, Anna Gabriella de Souza Azevedo, Ivanilka Lima de Henriques, Adolfo Veiller Souza Planejamento Prática pedagógica Ensino aprendizagem A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, como instrumento de coleta e análise de dados, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, ao todo, seis professoras foram entrevistadas por meio da ferramenta Google Forms. Em relação as respostas das professoras entrevistadas, todas acreditam nas contribuições do planejamento e concordam ser importante realiza-lo de forma construtiva e reflexiva. Contudo, é preciso destacar que existem alguns desafios acerca do planejamento que, apesar da consciência de que o planejamento é importante para o bom desempenho do trabalho docente, o processo ainda é visto como algo feito por mera obrigação e a ação de planejar enquanto instrumento básico do processo educativo, sendo algo encarado como um processo burocrático, fragmentado e descontextualizado. Apesar das diferentes ênfases dadas pelas entrevistadas, pode-se afirmar que todas entendem a relevância do planejamento na prática pedagógica que, por sua vez, se organiza em torno de intencionalidades previamente estabelecidas. 2021-10-19T14:35:44Z 2021-10-19T14:35:44Z 2021-09-08 bachelorThesis AMANCIO, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro. Desafios e possibilidades do planejamento: percepção da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44646 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Planejamento Prática pedagógica Ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Planejamento Prática pedagógica Ensino aprendizagem Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN |
description |
A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o
planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, como instrumento de coleta e análise de dados, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, ao todo, seis professoras foram entrevistadas por meio da ferramenta Google Forms. Em relação as respostas das professoras entrevistadas, todas acreditam nas contribuições do planejamento e concordam ser importante realiza-lo de forma construtiva e reflexiva. Contudo, é preciso destacar que existem alguns desafios acerca do planejamento que, apesar da consciência de que o planejamento é importante para o bom desempenho do trabalho docente, o processo ainda é visto como algo feito por mera obrigação e a ação de planejar enquanto instrumento básico do processo educativo, sendo algo encarado como um processo burocrático, fragmentado e descontextualizado. Apesar das diferentes ênfases dadas pelas entrevistadas, pode-se afirmar que todas entendem a relevância do planejamento na prática pedagógica que, por sua vez, se organiza em torno de intencionalidades previamente estabelecidas. |
author2 |
Cordeiro, Anna Gabriella de Souza |
author_facet |
Cordeiro, Anna Gabriella de Souza Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro |
format |
bachelorThesis |
author |
Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro |
author_sort |
Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro |
title |
Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN |
title_short |
Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN |
title_full |
Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN |
title_sort |
desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de marcelino vieira/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44646 |
work_keys_str_mv |
AT amancioluizademarillacqueirozmonteiro desafiosepossibilidadesdoplanejamentopercepcoesdapraticaeducativadeumgrupodeprofessorasdemarcelinovieirarn |
_version_ |
1773967601594007552 |