Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN

A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro
Outros Autores: Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44646
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44646
record_format dspace
spelling ri-123456789-446462021-10-19T14:35:45Z Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro Cordeiro, Anna Gabriella de Souza Azevedo, Ivanilka Lima de Henriques, Adolfo Veiller Souza Planejamento Prática pedagógica Ensino aprendizagem A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, como instrumento de coleta e análise de dados, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, ao todo, seis professoras foram entrevistadas por meio da ferramenta Google Forms. Em relação as respostas das professoras entrevistadas, todas acreditam nas contribuições do planejamento e concordam ser importante realiza-lo de forma construtiva e reflexiva. Contudo, é preciso destacar que existem alguns desafios acerca do planejamento que, apesar da consciência de que o planejamento é importante para o bom desempenho do trabalho docente, o processo ainda é visto como algo feito por mera obrigação e a ação de planejar enquanto instrumento básico do processo educativo, sendo algo encarado como um processo burocrático, fragmentado e descontextualizado. Apesar das diferentes ênfases dadas pelas entrevistadas, pode-se afirmar que todas entendem a relevância do planejamento na prática pedagógica que, por sua vez, se organiza em torno de intencionalidades previamente estabelecidas. 2021-10-19T14:35:44Z 2021-10-19T14:35:44Z 2021-09-08 bachelorThesis AMANCIO, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro. Desafios e possibilidades do planejamento: percepção da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44646 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Planejamento
Prática pedagógica
Ensino aprendizagem
spellingShingle Planejamento
Prática pedagógica
Ensino aprendizagem
Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro
Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
description A presente pesquisa visa investigar a compreensão sobre o Planejamento escolar de um grupo de professoras da Educação Infantil, do município de Marcelino Vieira/RN. Primeiramente, buscou-se conceituar o planejamento e discorrer sobre seus desafios e possibilidades através da pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, como instrumento de coleta e análise de dados, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, ao todo, seis professoras foram entrevistadas por meio da ferramenta Google Forms. Em relação as respostas das professoras entrevistadas, todas acreditam nas contribuições do planejamento e concordam ser importante realiza-lo de forma construtiva e reflexiva. Contudo, é preciso destacar que existem alguns desafios acerca do planejamento que, apesar da consciência de que o planejamento é importante para o bom desempenho do trabalho docente, o processo ainda é visto como algo feito por mera obrigação e a ação de planejar enquanto instrumento básico do processo educativo, sendo algo encarado como um processo burocrático, fragmentado e descontextualizado. Apesar das diferentes ênfases dadas pelas entrevistadas, pode-se afirmar que todas entendem a relevância do planejamento na prática pedagógica que, por sua vez, se organiza em torno de intencionalidades previamente estabelecidas.
author2 Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
author_facet Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro
format bachelorThesis
author Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro
author_sort Amancio, Luiza de Marillac Queiroz Monteiro
title Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
title_short Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
title_full Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
title_fullStr Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de Marcelino Vieira/RN
title_sort desafios e possibilidades do planejamento: percepções da prática educativa de um grupo de professoras de marcelino vieira/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44646
work_keys_str_mv AT amancioluizademarillacqueirozmonteiro desafiosepossibilidadesdoplanejamentopercepcoesdapraticaeducativadeumgrupodeprofessorasdemarcelinovieirarn
_version_ 1773967601594007552