Inclusão sob uma perspectiva escolar e social
“Inclusão sob uma perspectiva escolar e social” é o título deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de artigo, que busca analisar a posição de alguns profissionais da educação frente à inclusão escolar e social, indagando se as atuais práticas realizadas nas escolas são suficientes para...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-445972021-10-15T21:26:14Z Inclusão sob uma perspectiva escolar e social Nascimento, Aline Cristina Andrade do Costa, Alan Ricardo http://lattes.cnpq.br/6630818177789263 Souza, Adriana Aparecida Oliveira, Carlos Moisés de Inclusão escolar LIBRAS Transtorno do Espectro Autista “Inclusão sob uma perspectiva escolar e social” é o título deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de artigo, que busca analisar a posição de alguns profissionais da educação frente à inclusão escolar e social, indagando se as atuais práticas realizadas nas escolas são suficientes para incluir crianças surdas e/ou autistas. Assim, considerando uma possível alteração na estrutura curricular das escolas regulares, proponho a introdução de uma disciplina de inclusão com foco na linguagem, para o estudo da LIBRAS (língua brasileira de sinais) e para variadas formas de comunicação e interação com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Parto do seguinte pressuposto: a inclusão não deve ser efetivada apenas pelo docente, e ensinar as crianças a serem inclusivas, já no início do Ensino Fundamental, é uma maneira de tornar mais significativa a inclusão, mitigando a exclusão e a discriminação no ambiente escolar e, consequentemente, no âmbito social. Como metodologia, foi adotada, no viés da pesquisa qualitativa em educação, dois procedimentos: o estudo bibliográfico e a realização de entrevistas a profissionais da educação com questionamentos desafiadores sobre a inclusão escolar e repercussão na sociedade, ou seja, se essa inclusão escolar promove também a social. São sujeitos de pesquisa 7 profissionais da educação do município de Natal, Rio Grande do Norte. O referencial teórico da pesquisa abrange artigos científicos, teses, dissertações de alguns autores da área de inclusão, surdez, LIBRAS e TEA (e.g. AINSCOW, 1999; SASSAKI, 1977; MORAIS, 2012; GOMÈZ e TERÁN, 2014; LACERDA, 2006; GLAT e NOGUEIRA, 2003; COSTA, 2019; RAMOS, 2004; e outros). Os resultados das entrevistas foram satisfatórios e demonstram o quanto a inclusão nas escolas ainda carece de efetividade. Portanto, é necessário proporcionar que a inclusão não seja apenas por parte do professor, de um intérprete de LIBRAS, ou de algumas atividades diferenciadas, mas sim de um todo maior, que abarque os colegas da sala, e toda a equipe e comunidade escolar, para que possam interagir, acolher, entender as especificidades e incluírem de fato esses alunos com necessidades específicas. 2021-10-15T21:26:11Z 2021-10-15T21:26:11Z 2021-09-10 bachelorThesis NASCIMENTO, Aline Cristina Andrade do. Inclusão sob uma perspectiva escolar e social. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44597 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação |
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