O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN

Em meio as transformações que a sociedade brasileira está passando por causa de mudanças drásticas e aceleradas causadas pela pandemia do novo Coronavírus. O presente artigo é fruto de uma pesquisa de um trabalho de conclusão de curso que teve por objetivo lançar o olhar sobre o uso das TIC como fer...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo Júnior, Juvino Roberto Moreira de
Outros Autores: Pereira, Denise
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44517
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44517
record_format dspace
spelling ri-123456789-445172021-10-13T15:49:37Z O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN Melo Júnior, Juvino Roberto Moreira de Pereira, Denise Ensino remoto emergencial Tecnologias da Informação e Comunicação Metodologia de ensino Lajes/RN Em meio as transformações que a sociedade brasileira está passando por causa de mudanças drásticas e aceleradas causadas pela pandemia do novo Coronavírus. O presente artigo é fruto de uma pesquisa de um trabalho de conclusão de curso que teve por objetivo lançar o olhar sobre o uso das TIC como fermenta incorporada à metodologia no Ensino Fundamental I, da cidade de Lajes/RN. Partimos da seguinte problemática: será que todos os docentes estão aptos a utilizar essas ferramentas tecnológicas? Para respondermos a essa problemática, realizamos uma revisão bibliográfica de autores e teses acadêmicas que trabalharam com a temática das TIC, metodologia e formação de professores; em seguida, aplicamos em duas escolas da rede pública municipal uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário estruturado através do Google Forms. Obtivemos um total de 86 respostas, sendo 12 de professores e 74 de pais de alunos. A análise desses resultados comprovou que os professores, em sua maioria, apresentaram alguma dificuldade em manusear as TIC; os estudantes também tiveram dificuldade de usar as ferramentas digitais, e por isso, os docentes destacaram que aprendizado dos alunos foi insatisfatório. 2021-10-13T15:49:36Z 2021-10-13T15:49:36Z 2021-09-10 bachelorThesis MELO JÚNIOR, Juvino Roberto Moreira de. O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lajes, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44517 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino remoto emergencial
Tecnologias da Informação e Comunicação
Metodologia de ensino
Lajes/RN
spellingShingle Ensino remoto emergencial
Tecnologias da Informação e Comunicação
Metodologia de ensino
Lajes/RN
Melo Júnior, Juvino Roberto Moreira de
O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN
description Em meio as transformações que a sociedade brasileira está passando por causa de mudanças drásticas e aceleradas causadas pela pandemia do novo Coronavírus. O presente artigo é fruto de uma pesquisa de um trabalho de conclusão de curso que teve por objetivo lançar o olhar sobre o uso das TIC como fermenta incorporada à metodologia no Ensino Fundamental I, da cidade de Lajes/RN. Partimos da seguinte problemática: será que todos os docentes estão aptos a utilizar essas ferramentas tecnológicas? Para respondermos a essa problemática, realizamos uma revisão bibliográfica de autores e teses acadêmicas que trabalharam com a temática das TIC, metodologia e formação de professores; em seguida, aplicamos em duas escolas da rede pública municipal uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário estruturado através do Google Forms. Obtivemos um total de 86 respostas, sendo 12 de professores e 74 de pais de alunos. A análise desses resultados comprovou que os professores, em sua maioria, apresentaram alguma dificuldade em manusear as TIC; os estudantes também tiveram dificuldade de usar as ferramentas digitais, e por isso, os docentes destacaram que aprendizado dos alunos foi insatisfatório.
author2 Pereira, Denise
author_facet Pereira, Denise
Melo Júnior, Juvino Roberto Moreira de
format bachelorThesis
author Melo Júnior, Juvino Roberto Moreira de
author_sort Melo Júnior, Juvino Roberto Moreira de
title O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN
title_short O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN
title_full O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN
title_fullStr O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN
title_full_unstemmed O uso das TIC na metodologia do ensino fundamental I da cidade de Lajes/RN
title_sort o uso das tic na metodologia do ensino fundamental i da cidade de lajes/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44517
work_keys_str_mv AT melojuniorjuvinorobertomoreirade ousodasticnametodologiadoensinofundamentalidacidadedelajesrn
_version_ 1773960595947651072