Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional
Os programas de residência multiprofissional em saúde surgem no Brasil no ano de 2005 através das mudanças necessárias na formação de recursos humanos voltados a atender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Pela perspectiva pedagógica-assistencial, a formação em serviço acontece no...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44461 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44461 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-444612024-03-19T04:07:04Z Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional Araújo, Andressa Cassiano Spadacio, Cristiane Oliveira , Ana Luiza de Oliveira e Rolim, Ana Carine Arruda Formação em Serviço. In-service training. Saúde. Health. Identidade. Identity. Os programas de residência multiprofissional em saúde surgem no Brasil no ano de 2005 através das mudanças necessárias na formação de recursos humanos voltados a atender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Pela perspectiva pedagógica-assistencial, a formação em serviço acontece no campo político da saúde e seus desdobramentos repercutem diretamente na (trans) formação dos profissionais envolvidos nesse processo. Objetivo: o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o residente multiprofissional percebe sua identidade pessoal e profissional no processo de formação em serviço no Sistema Único de Saúde pela residência. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quinze residentes do primeiro e segundo ano do programa de residência multiprofissional em saúde materno infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: a análise temática dos dados coletados na pesquisa apresentou cinco categorias que foram discutidas a partir do referencial teórico, a discussão conceitual de identidade. Conclusão: a pesquisa buscou compreender essa (trans)formação do profissional residente e como o processo de formação em serviço refletiu na sua identidade, sendo profissional e estudante, mas não trabalhador no Sistema Único de Saúde. 2023-03-03 2021-03-11T18:25:24Z 2021-10-13T13:08:52Z 2021-03-11T18:25:24Z 2021-02-04 postGraduateThesis 20194000383 ARAÚJO, Andressa Cassiano. Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional. 2021. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional em Atenção A Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44461 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Formação em Serviço. In-service training. Saúde. Health. Identidade. Identity. |
spellingShingle |
Formação em Serviço. In-service training. Saúde. Health. Identidade. Identity. Araújo, Andressa Cassiano Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
description |
Os programas de residência multiprofissional em saúde surgem no Brasil no ano de 2005 através das mudanças necessárias na formação de recursos humanos voltados a atender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Pela perspectiva pedagógica-assistencial, a formação em serviço acontece no campo político da saúde e seus desdobramentos repercutem diretamente na (trans) formação dos profissionais envolvidos nesse processo. Objetivo: o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o residente multiprofissional percebe sua identidade pessoal e profissional no processo de formação em serviço no Sistema Único de Saúde pela residência. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quinze residentes do primeiro e segundo ano do programa de residência multiprofissional em saúde materno infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: a análise temática dos dados coletados na pesquisa apresentou cinco categorias que foram discutidas a partir do referencial teórico, a discussão conceitual de identidade. Conclusão: a pesquisa buscou compreender essa (trans)formação do profissional residente e como o processo de formação em serviço refletiu na sua identidade, sendo profissional e estudante, mas não trabalhador no Sistema Único de Saúde. |
author2 |
Spadacio, Cristiane |
author_facet |
Spadacio, Cristiane Araújo, Andressa Cassiano |
format |
postGraduateThesis |
author |
Araújo, Andressa Cassiano |
author_sort |
Araújo, Andressa Cassiano |
title |
Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
title_short |
Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
title_full |
Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
title_fullStr |
Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
title_full_unstemmed |
Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
title_sort |
formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44461 |
work_keys_str_mv |
AT araujoandressacassiano formacaoemservicoeidentidadenaresidenciaumaperspectivamultiprofissional |
_version_ |
1797696789176909824 |