Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional

Os programas de residência multiprofissional em saúde surgem no Brasil no ano de 2005 através das mudanças necessárias na formação de recursos humanos voltados a atender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Pela perspectiva pedagógica-assistencial, a formação em serviço acontece no...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Andressa Cassiano
Outros Autores: Spadacio, Cristiane
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44461
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spelling ri-123456789-444612024-03-19T04:07:04Z Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional Araújo, Andressa Cassiano Spadacio, Cristiane Oliveira , Ana Luiza de Oliveira e Rolim, Ana Carine Arruda Formação em Serviço. In-service training. Saúde. Health. Identidade. Identity. Os programas de residência multiprofissional em saúde surgem no Brasil no ano de 2005 através das mudanças necessárias na formação de recursos humanos voltados a atender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Pela perspectiva pedagógica-assistencial, a formação em serviço acontece no campo político da saúde e seus desdobramentos repercutem diretamente na (trans) formação dos profissionais envolvidos nesse processo. Objetivo: o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o residente multiprofissional percebe sua identidade pessoal e profissional no processo de formação em serviço no Sistema Único de Saúde pela residência. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quinze residentes do primeiro e segundo ano do programa de residência multiprofissional em saúde materno infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: a análise temática dos dados coletados na pesquisa apresentou cinco categorias que foram discutidas a partir do referencial teórico, a discussão conceitual de identidade. Conclusão: a pesquisa buscou compreender essa (trans)formação do profissional residente e como o processo de formação em serviço refletiu na sua identidade, sendo profissional e estudante, mas não trabalhador no Sistema Único de Saúde. 2023-03-03 2021-03-11T18:25:24Z 2021-10-13T13:08:52Z 2021-03-11T18:25:24Z 2021-02-04 postGraduateThesis 20194000383 ARAÚJO, Andressa Cassiano. Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional. 2021. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional em Atenção A Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44461 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil
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