o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica

A prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-bra...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Thiago Stevenny
Outros Autores: Santos, Rosenilson da Silva
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44334
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44334
record_format dspace
spelling ri-123456789-443342023-04-18T16:07:35Z o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica Lopes, Thiago Stevenny Santos, Rosenilson da Silva Macedo, Helder Alexandre Medeiros de Alves, Jeferson Candido Sala de aula Prática pedagógica Tráfico negreiro História A prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-brasileira são de fundamental importância para o trabalho das temáticas em sala de aula, haja vista que o cuidado e a complexidade dos assuntos requerem uma abordagem adequada para que os alunos realmente compreendam como se deu e se dá a herança africana na nossa cultura e história. No primeiro momento buscamos trabalhar a discussão sobre a captura, o transporte e a chegada dos cativos africanos ao território tupiniquim, e logo em seguida, objetivamos realizar um trabalho didático e interdisciplinar através de diferentes esferas pedagógicas, como o uso do livro didático, debates, seminários, vídeos e com a contribuição de colegas professores e das turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas. 2016-06-17T04:15:22Z 2021-10-13T13:01:44Z 2016-06-17T04:15:22Z 2021-10-13T13:01:44Z 2016-05-21 postGraduateThesis 2014223422 LOPES, Thiago Stevenny. o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira). Departamento de História do CERES - Campus de Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44334 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Sala de aula
Prática pedagógica
Tráfico negreiro
História
spellingShingle Sala de aula
Prática pedagógica
Tráfico negreiro
História
Lopes, Thiago Stevenny
o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
description A prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-brasileira são de fundamental importância para o trabalho das temáticas em sala de aula, haja vista que o cuidado e a complexidade dos assuntos requerem uma abordagem adequada para que os alunos realmente compreendam como se deu e se dá a herança africana na nossa cultura e história. No primeiro momento buscamos trabalhar a discussão sobre a captura, o transporte e a chegada dos cativos africanos ao território tupiniquim, e logo em seguida, objetivamos realizar um trabalho didático e interdisciplinar através de diferentes esferas pedagógicas, como o uso do livro didático, debates, seminários, vídeos e com a contribuição de colegas professores e das turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas.
author2 Santos, Rosenilson da Silva
author_facet Santos, Rosenilson da Silva
Lopes, Thiago Stevenny
format postGraduateThesis
author Lopes, Thiago Stevenny
author_sort Lopes, Thiago Stevenny
title o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
title_short o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
title_full o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
title_fullStr o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
title_full_unstemmed o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
title_sort o tráfico atlântico e a africanização do brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44334
work_keys_str_mv AT lopesthiagostevenny otraficoatlanticoeaafricanizacaodobrasilumaabordagemhistoricaeumapraticapedagogica
_version_ 1773966307062972416