o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica
A prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-bra...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44334 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44334 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-443342023-04-18T16:07:35Z o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica Lopes, Thiago Stevenny Santos, Rosenilson da Silva Macedo, Helder Alexandre Medeiros de Alves, Jeferson Candido Sala de aula Prática pedagógica Tráfico negreiro História A prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-brasileira são de fundamental importância para o trabalho das temáticas em sala de aula, haja vista que o cuidado e a complexidade dos assuntos requerem uma abordagem adequada para que os alunos realmente compreendam como se deu e se dá a herança africana na nossa cultura e história. No primeiro momento buscamos trabalhar a discussão sobre a captura, o transporte e a chegada dos cativos africanos ao território tupiniquim, e logo em seguida, objetivamos realizar um trabalho didático e interdisciplinar através de diferentes esferas pedagógicas, como o uso do livro didático, debates, seminários, vídeos e com a contribuição de colegas professores e das turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas. 2016-06-17T04:15:22Z 2021-10-13T13:01:44Z 2016-06-17T04:15:22Z 2021-10-13T13:01:44Z 2016-05-21 postGraduateThesis 2014223422 LOPES, Thiago Stevenny. o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira). Departamento de História do CERES - Campus de Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44334 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN História e Cultura Africana e Afro-Brasileira |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Sala de aula Prática pedagógica Tráfico negreiro História |
spellingShingle |
Sala de aula Prática pedagógica Tráfico negreiro História Lopes, Thiago Stevenny o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
description |
A prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-brasileira são de fundamental importância para o trabalho das temáticas em sala de aula, haja vista que o cuidado e a complexidade dos assuntos requerem uma abordagem adequada para que os alunos realmente compreendam como se deu e se dá a herança africana na nossa cultura e história. No primeiro momento buscamos trabalhar a discussão sobre a captura, o transporte e a chegada dos cativos africanos ao território tupiniquim, e logo em seguida, objetivamos realizar um trabalho didático e interdisciplinar através de diferentes esferas pedagógicas, como o uso do livro didático, debates, seminários, vídeos e com a contribuição de colegas professores e das turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas. |
author2 |
Santos, Rosenilson da Silva |
author_facet |
Santos, Rosenilson da Silva Lopes, Thiago Stevenny |
format |
postGraduateThesis |
author |
Lopes, Thiago Stevenny |
author_sort |
Lopes, Thiago Stevenny |
title |
o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
title_short |
o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
title_full |
o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
title_fullStr |
o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
title_sort |
o tráfico atlântico e a africanização do brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44334 |
work_keys_str_mv |
AT lopesthiagostevenny otraficoatlanticoeaafricanizacaodobrasilumaabordagemhistoricaeumapraticapedagogica |
_version_ |
1773966307062972416 |