O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?

O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem por finalidade propor uma discussão teórico/prática acerca do ensino da cultura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Cidade de Caicó/RN. Tendo por finalidade investigar como o professor do 2º Ano vem trabalhando da cultura afro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Janúncio Roberto de Paiva
Outros Autores: Garcia, Maria de Fátima
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44303
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44303
record_format dspace
spelling ri-123456789-443032023-04-20T15:19:15Z O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial? Silva, Janúncio Roberto de Paiva Garcia, Maria de Fátima Freitas, Idalina Maria Almeida de Andrade, Joel Carlos de Souza Educação Étnico-racial Cultura afro-brasileira Racismo Educação Educação O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem por finalidade propor uma discussão teórico/prática acerca do ensino da cultura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Cidade de Caicó/RN. Tendo por finalidade investigar como o professor do 2º Ano vem trabalhando da cultura afro-brasileira na sala de aula a partir da educação étnico-racial e como este vem combatendo a problemática do racismo no ambiente escolar. A construção deste trabalho deu-se a partir de observações e aplicação questionário para entrevista, além de pesquisa bibliográfica no campo de estudo da cultura afro-brasileira e nos estudos étnico-racial, como: GOMES (2016), MUNANGA (2005), FREIRE (1996) bem como, outros teóricos do campo da educação, essenciais ao desenvolvimento do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que o professor tentava desenvolver um trabalho educativo direcionado para uma educação étnico-racial e de combate ao racismo presente nas relações escolares estabelecidas entre os alunos, porém, observou-se que fatores externos à instituição escolar, também influenciavam no trabalho educativo do professor e no combate ao racismo. 2016-06-16T03:48:11Z 2021-10-13T13:00:57Z 2016-06-16T03:48:11Z 2021-10-13T13:00:57Z 2016-05-21 postGraduateThesis 20142222612 SILVA, Janúncio Roberto de Paiva. O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial? 2016. 36f. Artigo (Especialização) - Curso de Especialização em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, Departamento de Pós-Graduação, UFRN, Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44303 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Étnico-racial
Cultura afro-brasileira
Racismo
Educação
Educação
spellingShingle Educação Étnico-racial
Cultura afro-brasileira
Racismo
Educação
Educação
Silva, Janúncio Roberto de Paiva
O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
description O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem por finalidade propor uma discussão teórico/prática acerca do ensino da cultura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Cidade de Caicó/RN. Tendo por finalidade investigar como o professor do 2º Ano vem trabalhando da cultura afro-brasileira na sala de aula a partir da educação étnico-racial e como este vem combatendo a problemática do racismo no ambiente escolar. A construção deste trabalho deu-se a partir de observações e aplicação questionário para entrevista, além de pesquisa bibliográfica no campo de estudo da cultura afro-brasileira e nos estudos étnico-racial, como: GOMES (2016), MUNANGA (2005), FREIRE (1996) bem como, outros teóricos do campo da educação, essenciais ao desenvolvimento do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que o professor tentava desenvolver um trabalho educativo direcionado para uma educação étnico-racial e de combate ao racismo presente nas relações escolares estabelecidas entre os alunos, porém, observou-se que fatores externos à instituição escolar, também influenciavam no trabalho educativo do professor e no combate ao racismo.
author2 Garcia, Maria de Fátima
author_facet Garcia, Maria de Fátima
Silva, Janúncio Roberto de Paiva
format postGraduateThesis
author Silva, Janúncio Roberto de Paiva
author_sort Silva, Janúncio Roberto de Paiva
title O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
title_short O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
title_full O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
title_fullStr O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
title_full_unstemmed O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
title_sort o ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44303
work_keys_str_mv AT silvajanunciorobertodepaiva oensinodaculturaafrobrasileiranosanosiniciaiscomooprofessordo2oanodesenvolveasuapraticadesaladeaulaapartirdaeducacaoetnicoracial
_version_ 1773958127915368448